Compromisso: amar a Deus e ao próximo – as regras de um povo santo

SÉRIE ÊXODO  |  Estudo 7

Não é possível separar a vida religiosa (ritual, cerimonial) da atenção às questões sociais (civis) e morais. Isso ficará muito claro nesses capítulos, pois todo esse conjunto de leis fazem parte da aliança que Deus faz com o seu povo e elas estão justapostas sem clara categorização, pois todas fazem parte da aliança, ou “Livro da Aliança” (24.7), por meio da qual Deus sela sua promessa com os israelitas.

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O tabernáculo: lembrança diária da presença de Deus

SÉRIE ÊXODO  |  Estudo 8

O ponto chave de toda a instrução é a declaração do 25.8: “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles”. É preciso lembrarmos disso. Todo esse detalhamento visa justamente enfatizar que o tabernáculo não serviria apenas de lugar onde ofereciam sacrifícios, mas era o lugar da habitação de Deus. Os sacrifícios só se justificam por causa da presença de Deus.

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A paciência de Deus com um povo impaciente

SÉRIE ÊXODO  |  Estudo 9

Enquanto Deus instrui Moisés sobre o seu plano de ir habitar no meio do povo, isto é, descer do monte e caminhar junto com o povo pelo deserto em uma tenda, o povo se torna impaciente e resolve agir fazendo o seu próprio Deus. O grande drama do povo é a ausência desse “homem que nos tirou do Egito” (32.1) e a necessidade de deuses ou um deus que os conduzisse.

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Deus entre nós: uma expectativa que se transforma em presença

SÉRIE ÊXODO  |  Estudo 10

Assim como Moisés, muitas vezes temos o desejo de ver a glória de Deus, isto é, ver algum sinal concreto e extraordinário da presença e poder de Deus. Mas também como Moisés, devemos aprender a confiar em seu nome, misericórdia e compaixão.

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Encontrando a Cristo ou sendo encontrado?

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 383

“De fato, encontra-se a identidade humana não num mergulho solitário para dentro de si mesmo, mas na relação com Deus e uns com os outros. A descoberta de si mesmo, da identidade real, só é possível numa relação autêntica com o Outro e com os outros (eu-Tu-eles)” Christian Gillis

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