Como ler a Bíblia?

SÉRIE |
Conversando Sobre a Fé Cristã  |  Estudo 7

Texto básico
2 Timóteo 3.14-17

Introdução

Já dissemos que não é fácil ser cristão, viver cristãmente, praticar as boas obras. Por nós mesmos não conseguimos. Precisamos da ajuda do Espírito Santo, de estudo bíblico, de oração e de uma boa igreja. No estudo anterior, vimos como o Espírito Santo nos ajuda. Neste estudo, vamos ver como podemos ler a Bíblia com proveito. A leitura da Bíblia, a oração e a igreja também são imprescindíveis para o nosso crescimento espiritual.

Para entender o que a Bíblia fala

1. As pessoas, mesmo as que se dizem religiosas, não leem a Bíblia regularmente. Alegam que a Bíblia é um livro difícil de se entender, que já leram umas passagens e não acham necessário ler mais, que não têm tempo etc. Ao contrário disso, os que amam a Deus e creem verdadeiramente em Cristo leem e estudam a Bíblia regularmente. Não o fazem constrangidos, por imposição da igreja, mas espontaneamente, por interesse, por amor; não para serem salvas, mas porque já estão salvas. Querem saber mais acerca de Deus e de Jesus, querem descobrir a vontade de Deus para sua vida, querem aprender as doutrinas de Cristo e seus apóstolos, querem crescer na fé, na prática do amor e das boas obras. Amam a Bíblia, também chamada Palavra de Deus e Palavra de Cristo. Veja o que disse o salmista no Salmo 119. 97-105.

2. O que foi que Deus disse a Josué quando este sucedeu a Moisés na liderança de Israel? Josué 1.5-7. Há outras passagens que também relacionam o verdadeiro sucesso à leitura constante e cuidadosa da Lei (a parte da Bíblia que já estava escrita na época). Veja o Salmo 1.1 a 3. Note a opção: conselho dos ímpios ou Bíblia.

3. Cerca de mil anos antes de Cristo, um salmista fez esta pergunta a Deus: “Como pode o jovem se manter puro?” (Salmo 119.9). Em linguagem mais atual e contextualizada, podemos dizer: “Como é que os jovens de hoje ainda podem ser decentes e puros quando se divertem, vão ao cinema, veem televisão, alugam filmes, saem com os amigos, namoram?” O próprio salmista responde no v.11: O que ele disse?

(É claro que isto se aplica aos adultos também!)

4. Leia 2 Timóteo 3.16-17 e veja o que Paulo escreveu sobre a Escritura Sagrada. Você crê que a Bíblia é inspirada, ou seja, que suas histórias, revelações, mandamentos, conceitos e ensinos são verdadeiros e foram dados por Deus aos que os escreveram? Entende o quanto nos podem ser úteis, como dito neste versículo?

 5. Que fizeram os crentes de Bereia para merecerem um elogio especial do apóstolo Paulo? Atos 17.11.

 

Não será que os fiéis de cada época da história do cristianismo poderiam ter evitado o surgimento de tantas heresias e o desvio da fé, conferindo o ensino dos pregadores, padres e pastores com o que dizem, de fato, as Escrituras?

 

6. Nesta página, você tem algumas orientações simples e práticas para uma leitura da Bíblia proveitosa. Antes, porém, quero frisar que o segredo está no desejo sincero de fazê-lo por amor a Deus, a Cristo e à própria Palavra de Deus, e cônscio de sua própria necessidade.

Tenha em mente as divisões da Bíblia e seus respectivos livros, conforme aparecem na introdução.

 

Figuras bíblicas que descrevem a utilidade da própria Bíblia:

Lâmpada e Luz
Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Sl 119.105). A Palavra de Deus ilumina a nossa mentes e os nossos caminhos.

Fogo e martelo
Acaso minha palavra não arde como fogo?, diz o Senhor. Não é como martelo que despedaça a rocha?” (Jr 23.29). Como fogo, a Palavra de Deus aquece e purifica; como martelo, quebra corações endurecidos ou resistentes pela incredulidade ou pecado.

Espada
Vistam toda a armadura de Deus… Empunhem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6.13,17). A Bíblia é arma defensiva e ofensiva, servindo para a defesa da fé ou para combate às heresias.

Ouro e Mel
As instruções do Senhor são verdadeiras… São mais desejáveis que ouro… mais doces do que o mel… ” (Sl 19.8-10). A Palavra de Deus enriquece e adocica a vida.

Leite
Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que por meio dele, cresçam…” (1 Pe 2.2. Ver Hb 5.11-14).

 

» Leia a Bíblia diariamente
Escolha uma hora específica para fazê-lo: cedo, antes de começar o trabalho; à noite, antes de deitar-se; na hora que lhe for mais conveniente. Será mais fácil cultivar o hábito se você o fizer à mesma hora, todos os dias.

 

» Leia a Bíblia seguidamente
No começo, é melhor não ler a Bíblia toda, do Gênesis ao Apocalipse. Escolha livros mais fáceis. No Velho Testamento: Gênesis, Rute, Ester, Salmos, por exemplo; no Novo Testamento: Evangelho de João, carta de Paulo aos Filipenses, Carta de Tiago etc. Leia o livro ou carta do começo ao fim, uma vez, duas vezes. Depois, leia o Novo Testamento inteiro. Não tenha pressa. A qualidade da leitura é mais importante que a quantidade.

 

» Leia a Bíblia cuidadosamente
Ore ao iniciar a leitura. Peça a Deus que o(a) ilumine, que o(a) ajude a entender sua Palavra (Salmo 119.18). Leia um capítulo ou uma pequena seção de cada vez. Releia, se necessário. Grife os versículos que mais lhe falarem ao coração. Usando uma agenda ou um caderno, anote o que encontrar. Por exemplo: (a) Uma revelação ou informação importante acerca de Deus, de Cristo, do Espírito Santo, da igreja ou do futuro; (b) Um fato da história bíblica; (c) Uma promessa em que confiar; (d) Uma ordem a obedecer; (e) Um erro ou pecado a confessar e corrigir etc.

 

» Leia a Bíblia para praticá-la
Alguém já disse: “As Escrituras não foram dadas para ampliar nossos conhe- cimentos, mas para mudar nossas vidas.” Veja o que Jesus disse em Mateus 7.24-27, na conclusão do seu Sermão do Monte. E também o que escreveu o apóstolo Tiago em Tg 1.22-25. O grande evangelista D. Moody escreveu na contra capa de sua Bíblia: “Ou este livro me fará abandonar o pecado, ou o pecado me fará abandonar este livro.”

 

» Aprofunde seus conhecimentos
Hoje em dia há uma variedade de Bíblias de Estudo, Bíblias com muitas referências marginais e notas de rodapé. Uma das melhores é a chamada Bíblia de Genebra, da Sociedade Bíblica do Brasil. Adquira um exemplar e aproveite suas anotações e comentários, tire suas dúvidas. Frequente os cultos de uma igreja bíblica onde se prega a Palavra de Deus com fidelidade e clareza. A maioria das igrejas têm, além dos cultos, a chamada Escola Bíblica Dominical. Se a sua igreja a tem, matricule-se.

 

Autor: Éber Lenz César

PARA SABER MAIS

> A Vida em Cristo, John Stott
> Cristianismo Básico, John Stott
> Como Ser Cristão, John Stott
> Por Que Sou Cristão, John Stott

Print Friendly, PDF & Email

Tags: ,

Um comentário para “Como ler a Bíblia?”

    Error thrown

    Call to undefined function ereg()