Sem sangue ou com sangue? Um estudo de caso do perdão

Sem sangue ou com sangue?

Um estudo de caso do perdão

Texto Básico: 1 Pedro 1.18-19

Leituras Diárias:
S – Lv 16.21
T – Cl 2.13-14
Q – Lm 1.14
Q – 1 Pe 1.17-21
S – 1 Jo 2.1-2
D – Sl 32.1

Introdução

É preciso lembrar daquela cerimônia do Antigo Testamento que acontecia uma vez por ano, no chamado Dia da Expiação, ou Dia do Perdão, quando a culpa do pecado era simbolicamente transferida para o bode emissário, o qual era então levado para o deserto. O momento mais solene é quando o sumo sacerdote põe as mãos na cabeça do animal e confessa todas as culpas e faltas e todos os pecados dos israelitas (Lv 16.21).

Esse cerimonial não é mais necessário porque Jesus, na cruz do Calvário, concretizou aquilo que era a esperança de todo o povo, tomando sobre si mesmo o pecado e a culpa do que estava envergado pelo peso de seu próprio pecado. Paulo explica que Deus nos perdoou todos os pecados e destruiu (ou cancelou, ou removeu, ou apagou) a lista de pecados (Lm 1.14), “pregando-a na cruz de Cristo” (Cl 2.13-14)!

Verso para memorizar
Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatadas do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1 Pedro 1.18-19).

Para pensar

Eles creem no sacrifício expiatório de Jesus

C. S. Lewis
Aprendemos que Cristo foi morto por nós, que a sua morte lavou os nossos pecados e que, morrendo, ele venceu a morte. Eis o verdadeiro cristianismo. É nisso que temos de acreditar.

J. I. Packer
Segundo os padrões do Novo Testamento, qualquer explicação do evangelho que não inclua a ideia de expiação é incompleta e enganosa. Ainda que algum ministro religioso, prelado, conferencista, professor universitário ou autor notável pregue um evangelho que não tem como centro a propiciação, o evangelho deles é outro evangelho, não é o evangelho de Jesus ou de Paulo.

N. T. Wright
A cruz é o lugar e o meio pelo qual Deus mais nos amou. Olhando para Jesus como aquele que levou sobre si o peso do pecado de Israel e do mundo, a cruz é o novo Templo, o lugar aonde vamos para nos encontrarmos com o verdadeiro Deus e conhecê-lo como Salvador e Redentor. A cruz passou a ser o local de peregrinação, onde contemplamos boquiabertos o que foi feito em favor de cada um de nós.

Para ler mais, acesse a revista Ultimato, edição 233.

Perguntas para reflexão e discussão em grupo

1. Descubra o significado do verbo expiar. O Novo Dicionario Aurélio diz que é “remir a culpa, cumprindo pena”. Veja a cerimônia do Dia da Expiação, em Lv 16.15-28.

2. Na edição revista e atualizada da tradução de Almeida, palavra expiação aparece 83 vezes e a palavra perdão apenas 6. Mas o verbo perdoar acorre 143 vezes e o verbo expiar apenas 8. O que vem primeiro: a expiação ou o perdão?

3. A Bíblia diz que Jesus tomou sobre si os nossos pecados, que o castigo (que nos traz a paz) estava sobre Ele e que Ele deu a sua alma como oferta pelo pecado (Is 53.4-12). Paulo afirma que Deus não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou (Rm 8.32). Deus poderia perdoar-nos sem o sacrifício de Cristo?

4. O perdão de que tanto necessitamos é alguma sobra, alguma coisa que Deus tenha em duplicata para dar-nos? (Veja 1 Pe 1.17-21; Jo 12.27; Mt 26.36-38, 27.46).

5. “ Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Sl 32.1). O que Davi quer dizer a expressão pecado coberto? (Veja o papel do bode emissário em Lv 16.20-22 e os textos de Sl 85.2, 103.12; Is 43.25, 44.22; Mq 7.19).

6. O pecado por ignorância precisa ser perdoado, ou não é levado em conta por Deus? (Veja Lv 4.1-3, 13.14, 22-23, 27-28; Sl 19.12 e Sl 90.8.)

7. Propiciar quer dizer tornar propício, favorável. Propiciação significa “a remoção da ira mediante a oferta de um presente” (Morris). Quem fez a propriciação pelos nossos pecados? (Veja 1Jo 2.1-2, 4.10; Hb 2.17.)

 Conclusões

Assinale as alternativas corretas:

___ Não há necessidade de expiação. Deus é soberano e perdoa independentemente de alguém sofrer por nós a culpa deixada pelo pecado.

___ O segundo bode da cerimônia do grande dia da expiação levava todas as iniquidades dos filhos de Israel para terra solitária porque o primeiro bode havia sido morto em lugar dos pecadores.

___ Assim como os soldados obrigaram Simão Cireneu a carregar a cruz de Cristo (Mc 15.21), Jesus também foi constrangido a carregar os nossos pecados. Não houve espontaneidade da parte dEle. (Ver Jo 10.11, 18, 15.13).

___ Na velha dispensação, os homens eram salvos graças ao sangue de touros e de bodes. Agora, graças ao sangue de Cristo. (Ver Hb 10.4 e seguintes).

___ Pecado coberto é aquele que o pecador consegue esconder de todos e por todo o tempo.

___ Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29).

Sugestões para oração

  1. Peça perdão se você até então pensava que Deus perdoa por perdoar, sem qualquer sacrifício.
  2. Agradeça “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
  3. Rogue ao Senhor convicção e entusiasmo para transmitir aos outros as boas novas da salvação em Cristo.

Adaptação do estudo bíblico publicado originalmente na revista Ultimato, edição 101.

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Um comentário para “Sem sangue ou com sangue? Um estudo de caso do perdão”

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