Semana do Meio Ambiente | Estudo 3: Libertados e libertadores do espírito

Estudo 3:

Libertados e libertadores do espírito

Engajamento redentor

Especial: Série Meio Ambiente

Texto básico: Romanos 8.19-25

Leituras semanais
Segunda-feira: Gn 3.13-19
Terça-feira: Ef 4.24
Quarta-feira: Hb 4.1-11
Quinta-feira: Jó 5.23
Sexta-feira: Gn 8:15-17
Sábado: Êx 23.4-5
Domingo: Jn 4.10 e 11

Reflexão

Romanos 8 diz que aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (v.14). Como filhos, somos herdeiros de Deus e coherdeiros com Cristo (v.17). Que herança é essa? Logo pensamos em salvação, um lugar no céu e por aí vai. Mas o texto bíblico responde de modo diferente. Fala de uma herança “gloriosa”, sim (v.18), mas imediatamente vincula a nossa glória eterna, em contraste com o sofrimento atual, com a sorte da criação toda (v.19-25)! A “liberdade” e a “glória” futuras dos cristãos estão vinculadas àquelas da criação. Por quê? Talvez porque o cuidado da criação é incumbência humana desde o início e, por isso, é inseparável também do destino dos cristãos. Por enquanto, participamos da sorte da criação, porque simplesmente fazemos parte dela. Mas não é uma relação fatal, que não podemos mudar. Por um lado, podemos ser instrumento de corrupção. E, de fato, pela introdução do pecado, os seres humanos se tornaram a principal causa dos problemas ambientais: desperdício, super-exploração dos recursos naturais, não buscar soluções já existentes etc. Por outro lado, a raça humana ainda tem o papel de mordomo cuidadoso da criação. E a igreja – os “filhos de Deus” (Rm 8) – em particular tem a incumbência especial de desencadear o processo de “libertação” da criação (“criação”, e não “criatura”, é a mesma palavra usada em 2 Coríntios 5.17 para descrever o novo estado daqueles que estão em Cristo).

Perguntas para discussão

1. Faça uma lista das diferentes maneiras como a criação está hoje sujeita à vaidade, cativa à corrupção, e geme e suporta angústias (prepare-se para uma longa lista!). 2. Quais são as organizações governamentais e não-governamentais, cristãs ou não cristãs, preocupadas com o problema? (Inclua endereços e sites).  3. Como você e sua igreja podem contribuir para a libertação da criação?

Ação

Prepare o esboço de um projeto da sua igreja local para “libertar” a criação. Quais são os passos necessários para executá-lo?

Aprofundamento

Sobre os desafios hoje e o que podemos fazer, veja: BORGES DE BRITO, Paulo Roberto, MAZZONI-VIVEIROS Solange Cristina. Org. Missão Integral: Ecologia & Sociedade. São Paulo: W4Editora, 2006. SCHAEFFER, Francis. Poluição e a morte do homem. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. p. 65-77. VAN DYKE, et al. A criação redimida. São Paulo: Cultura Cristã, 1999. Capítulo 10. Discovery Brasil Ecoterra Brasil Envolverde Cronologia sobre o aquecimento global Céus e terra

Leia Mais:

Jesus e a Terra – a ética ambiental nos evangelhos; James Jones. Editora Ultimato.
Assim na Terra como no Céu – experiências socioambientais na
igreja local
; Gínia César Bontempo. Editora Ultimato.
Surpreendido pela Esperança; N. T. Wright. Editora Ultimato.
Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos; John Stott. Editora Ultimato.
A Rocha; Peter Harris. ABU Editora.

SUGESTÕES PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Despertando o interesse

1. Leve duas malas com roupas e calçados em quantidades iguais. Escolha dois alunos para sair do seu lugar, ir até onde está a mala e vestir a roupa que está nela. Quem fizer a tarefa em menos tempo vence a brincadeira. 2. Em seguida converse com a turma sobre como ficamos diferentes de acordo com a roupa que vestimos e diga que hoje conheceremos uma “roupa nova” para vestir no dia-a-dia da nossa caminhada com Deus.

Refletindo juntos

1. Narre a queda do homem (Gn 3) usando o visual disponível ou fazendo os desenhos de palito conforme a ilustração ao final da lição. 2. Enfatize que a entrada do pecado no mundo mudou a relação do homem com Deus, com ele mesmo e com a natureza. Antes, toda a terra era sujeita ao homem, sem problema algum, mas depois do pecado tudo mudou. Monte o “quebra-cabeça” mostrando algumas das consequências de o homem ter pecado e não cuidar da criação conforme a ordem recebida de Deus. Enfatize que nós também sofremos por não cuidarmos de forma correta do meio ambiente, pois somos parte dele. Aponte o meio pelo qual temos a salvação – Jesus (colar o coração com a palavra Jesus sobre o coração com a palavra pecado). Fale que o fato de termos o Senhor Jesus em nossa vida não transforma de uma hora para outra os problemas que vemos nos desenhos, mas com a ajuda do Espírito Santo podemos lutar contra essas conseqüências com atitudes práticas. 3. Discuta com os alunos atitudes práticas para minimizar os problemas mencionados no quebra-cabeça.

Um passo a mais

1. Leia com os alunos Efésios 4.24. A idéia central desse texto é tirar a roupa velha, desgastada, e vestir algo novo. 2. Faça a comparação da nossa vida sem Deus com uma roupa velha e da vida nova com uma nova roupa. Enfatize que, com o Senhor Jesus, podemos fazer o que é agradável a ele para a glória dele!

Atividades

1. Elabore com os alunos um projeto em que vocês possam colocar em prática a nossa tarefa de jardineiros de Deus. 2. Veja o programa de educação ambiental da Igreja Metodista Livre, no Rio de Janeiro, “REAÇÃO – Reconciliação com a criação”, no blog arochabrasil.blogspot.com 3. Veja também: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/158_dez02/html/caderno_esp3 1948 (com espaço) 4. Bonecos de palito: homem e mulher com sorriso; serpente; homem e mulher tristes. 5. Quebra-cabeça: Em uma cartolina branca, recorte um coração no centro e depois divida as bordas em quatro partes conforme a sugestão abaixo. Cole em cada uma das partes fotografias de revistas ou jornais com imagens de queimada, lixão, rio poluído e tráfico de animais silvestres.

Esse quebra-cabeça será montado sobre outra cartolina branca, que terá no centro a palavra “pecado” escrita com giz de cera branco. A palavra será revelada quando você passar, com um pincel, anilina (cor escura) diluída em álcool. No final da lição, o coração recortado da primeira cartolina (com a palavra “Jesus” escrita no centro) será colado sobre o coração em que se lê a palavra “pecado”.

Conheça e baixe grátis o e-book Teologia da Criação

Autor: Timóteo Carriker
Estudos publicados originalmente pela revista Ultimato, no Caderno Educação Ambiental e Mobilização Social nas Igrejas Evangélicas Brasileiras, produzido pela A Rocha Brasil, em parceria com a Editora Ultimato.
Adaptação para professores de crianças e adolescentes: Márcia Barbutti
Para mais informações acesse A Rocha Brasil

 

Print Friendly, PDF & Email

Tags:

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário