A generosidade do parente rico. Boaz e Rute
SÉRIE | RUTE | Estudo 5
Texto básico: Rute 2.8-23
Textos de apoio
– Deuteronômio 25.5-10
– Romanos 12.9-16
– Levítico 25.18-28
– Salmos 116
– 1Timóteo 5.3-10
– Atos 6.1-7
– Lucas 6.32-39
Introdução
O encontro de Boaz com Rute é marcado por benevolência e generosidade. Boaz vai além da obrigação de deixar a viúva estrangeira rebuscar em seus campos. Ele se preocupa com a segurança de Rute e permite que ela fique entre os trabalhadores. Rute estranha a bondade de Boaz, sendo ela estrangeira (v. 10, 13). No entanto, Boaz expressa o quanto ele admirou a generosidade e benevolência de Rute para com sua sogra Noemi, de como ela também fez mais do que a obrigação: deixou sua terra e seus familiares para estar com sua sogra Noemi (v. 11). A bondade e generosidade de ambos se destacam e são responsáveis pelo desencadeamento de outras ações e atitudes.
Quando Rute entra no campo de Boaz e o encontra não tinha ideia da relação dele com seu falecido sogro (v. 1). Ao saber onde Rute estava colhendo as espigas, Noemi revela o parentesco dele e diz que ele é um “resgatador” (heb. goel), isto é, aquele parente próximo que tinha a obrigação de proteger a viúva da família. Dentre suas funções, ele tinha a responsabilidade de resgatar a propriedade da família e prover a continuidade do nome daquele que morreu sem deixar descendentes.
Para entender o que a Bíblia fala
1) Liste os versículos que expressam ações e/ou atitudes de benevolência e generosidade. Qual é o efeito dessas ações e atitudes na vida das pessoas, particularmente Rute e Noemi?
2) Identifique por meio de uma tabela de pesos e medidas bíblicas o quanto representa um “efa” de cevada que Rute colheu (v. 17). O que isso quer dizer?
3) Liste quantas vezes ocorre o termo “bendito” e a quem se refere?
4) Compare a reação de Noemi dos v. 19, 20 e a sua reação quando chegou em Belém (1.20,21). O que isso diz sobre o sentimento de esperança e confiança de Noemi?
5) Quais são alguns fatores que contribuíram para o desfecho positivo da colheita de Rute?
Hora de avançar
No início do capítulo as coisas parecem estar acontecendo ao acaso. Rute não sabia do parentesco de Boaz com a família, e foi rebuscar espigas num campo e causalmente entrou no campo de Boaz (v. 3). Mesmo depois de encontrar-se com Boaz, não tinha ideia de quem ele era e se surpreendeu com sua bondade (v. 10). Ao final do capitulo, depois de contar à Noemi os acontecimentos do dia, Noemi bendiz o Senhor por Boaz e pela expectativa de que ele pudesse cumprir o seu papel de goel. Aos poucos aquilo que parecia incidental, é visto como providência de Deus.
Era muito importante preservar a descendência ou o nome das famílias em Israel. Por isso, a lei previa que se o homem morresse sem deixar filhos o seu irmão deveria se casar com a viúva para prover-lhe descendência. Esse indivíduo era chamado de goel, “resgatador”. Mas ele tinha também outro papel que era resgatar alguém vendido à escravidão ou resgatar (comprar de volta) a terra do parente que teve de deixar a terra por causa de dívidas ou outro motivo. Essa lei pode parecer estranha para nossa sociedade moderna, contudo, tinha um valor muito grande para evitar que os mais abastados se aproveitassem da fraqueza ou circunstâncias de alguns para se apoderar de grande quantidade de terra. Dessa maneira, era possível sempre manter a terra na família. Mas para isso, era preciso também que houvesse descendentes para ocupar a terra. Em síntese, essa lei contribuía para evitar a desigualdade e não permitir que alguém se apoderasse de terras dos outros.
Para terminar
1) Quais são algumas atitudes e ações de generosidade que podem ser colocadas em prática por sua igreja ou organização?
2) Liste algumas maneiras de se colocar em prática o princípio da rebusca em nossa sociedade urbana contemporânea. Pense em modos como a igreja pode atuar nessa área.
3) No contexto em que você se encontra, quais são algumas situações ou grupos de pessoas que precisam de “encontrar favor” diante da comunidade? Pense em alguma maneira de você, sua igreja ou comunidade agir em favor dessas pessoas.
>> Autor do Estudo: Willian Lane
>> Publicado originalmente pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social