Arquivo | novembro, 2016

Amigos leais… nem sempre legais

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 363

Deus nos criou para vivermos em comunidade. Nós precisamos uns dos outros e não há espaço para a existência de cristãos do tipo “você S. A.”. Precisamos sempre nos perguntar se temos valorizado a riqueza de fazermos parte de uma comunidade que busca a mesma direção.
Temos nos colocado à disposição de outros, e ao mesmo tempo procurado companheiros de caminhada que nos ajudem a avaliar o nosso crescimento cristão? Enxergamos nossa necessidade de mentores ou “diretores espirituais” a quem podemos recorrer para nos ajudar a avaliar nossos pensamentos e sentimentos?

Continue lendo

Igreja: com os pés sujos e o coração limpo

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 363

A experiência missionária da igreja, ou o testemunho público do evangelho, não pode ficar circunscrito a determinados “eventos evangelísticos”, muitas vezes ocasionais, que acabam substituindo o que a igreja deve ser e fazer todo o tempo e o tempo todo. É imperiosa a necessidade de integração entre o que a igreja é e o que a igreja faz. A sua comunidade cristã conta com a simpatia das pessoas do seu bairro, ou da sua cidade? As pessoas sentiriam falta da sua igreja caso ela se mudasse para outro lugar?

Continue lendo

Uma dependência bem vinda

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 363

O sentimento de impotência, que pode parecer desesperador, logo poderá apontar uma nova possibilidade – a dependência de Alguém maior que minhas necessidades e problemas.
Neste estudo vamos refletir sobre o encontro de Jesus com uma mulher que buscou exercitar sua dependência diante de uma situação totalmente fora de seu controle. O que será que esta mulher, quem nem pertencia ao povo de Israel, pode nos ensinar sobre renúncia, humildade, confiança e, finalmente, dependência de Deus?

Continue lendo

A morte também tem prazo de validade

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 363

O plano original de Deus não incluía a morte. Por isso custamos tanto para aceitá-la, se é que a aceitamos em algum momento. E até falar sobre a morte e o sofrimento é sempre algo incomodo. No entanto, em Jesus o poder da morte foi subjugado. Esse novo panorama elimina a dor da saudade dos que partiram? Torna ilegítimo o processo de luto?

Continue lendo

O objetivo da vida cristã

Esta é a definição popular de uma pessoa fanática: “Um fanático é alguém que, tendo perdido a visão de seu objetivo, redobra seus esforços para alcançá-lo”. O cristão deve ter uma ideia clara de qual é seu objetivo. No texto do estudo, Jesus disse o que devemos buscar em primeiro lugar. Essa deve ser nossa prioridade. Buscar o reino e a justiça. Essas são as prioridades da vida cristã. Mas o que significa isso?

Continue lendo