Estar junto não significa necessariamente estar unido. Podemos estar reunidos numa assembleia, mas “divorciados” nas ideias e nos propósitos comuns. Sabemos que a unidade doutrinária é um dos elementos que contribuem para a unidade da Igreja. Porém não basta mantermos a unidade doutrinária nos pontos vitais da fé, sem, contudo, estar dispostos a buscar o consenso, declinando quando necessário, de nossas preferências e opiniões pessoais, em favor da harmonia entre nós.
Um Exemplo Para Não Ser Seguido
Na igreja de Corinto havia partidarismo e divisões. Estes problemas surgiam basicamente por falta dos indivíduos, daquela comunidade, não terem captado o verdadeiro significado da unidade do Espírito. Será que o mesmo ocorre hoje? De que forma a sua igreja local se assemelha igreja de Corinto?
A Unidade do Espírito
Quando não vivemos a unidade indicada por Jesus em João 17, negamos a verdade que afirmamos crer; o poder da obra redentora de Jesus, a natureza da comunhão do Pai, Filho e Espírito Santo, o amor de Deus pelos homens, a prioridade da missão evangelizadora da Igreja e o caráter glorioso de Deus.
Fundamentos da Unidade Cristã
O Apóstolo Paulo faz um apelo à unidade, ele mostra a unidade divina e a unidade cristã. Mas a unidade cristã não implica necessariamente em uniformidade, ação que só tem uma forma, falta de variedade. O ensino das Escrituras é que vivenciemos a unidade na diversidade e na pluralidade de dons e chamados. As nossas diferentes habilidades e capacidades cooperam para um melhor serviço. Elas somam e não dividem quando há unidade espiritual.
Efeitos perniciosos da Queda na cultura
Você consegue identificar elementos positivos na cultura em que você vive e que podem ser aproveitados na vida cristã? Consegue também identificar elementos culturais que prejudicam sua comunhão com o Senhor? Este é o primeiro passo para você glorificar a Deus com sua cultura e, ao mesmo tempo, com sua santidade.
Últimos comentários