Dos “Dez Mandamentos”, o quarto, parece o mais polêmico. Quando o assunto é a guarda do Dia do Senhor, o entendimento comum desaparece. Na verdade, o assunto envolve prioridades. Como exigir das famílias oprimidas pela agenda a presença aos cultos dominicais de uma igreja?
Dize-me com quem andas…
Os discípulos se tornaram “parecidos” com Jesus porque passaram muito tempo com Ele. Bem, se a companhia dos discípulos fosse outra, poderia acontecer o que Paulo afirma: “As más companhias estragam os bons costumes” (1Co 15.33 NTLH). O que evitar, quais os perigos e como podemos escolher nossos amigos? Com quem nós somos “parecidos”?
As aparências enganam
Jesus alertou à sua igreja para que testasse aqueles que se levantam como profetas, líderes e mestres no seu meio. As aparências enganam. E também o discurso. Como identificar os “falsos profetas”? E o que fazer com os sinais milagrosos?
Grupos pequenos e evangelização
A casa foi um cenário muito usado por Jesus e Seus discípulos e pelas igrejas do Novo Testamento para a evangelização. Bem, mas o que é um grupo pequeno? Existe uma base bíblica para os grupos pequenos? Como devem funcionar, quem deve liderar o grupo e que relação deve existir entre esses grupos e a igreja local?
Confiança e desconfiança. Qual a medida certa?
Gente crente é gente que confia, que acredita. Entretanto, se Deus é fiel, nem sempre nós também somos. E a “desconfiança” pode contaminar gerações. O amor “ tudo crê, tudo espera” (1 Co 13.7), mas a Palavra de Deus também manda acautelar-se. Qual a medida certa?
Últimos comentários