“Radical” é o que ultrapassa a aparência e chega à essência. Logo, uma oração radical acerca de nós mesmos não se limita a tratar de comportamentos, mas vai à fonte deles. Ao orar por você, ore com radicalidade; vá à raiz do problema. Sinta a miséria da carne; lamente, chore, padeça pela incômoda presença residual do pecado nos membros do corpo. Gema, suplique, implore, grite pelo livramento.
A parceria na criação de filhos
A criação de filhos é responsabilidade da parceria de pai e mãe, sob a orientação imprescindível do Senhor. Há esposos crentes que não oram com a esposa, não oram pelos filhos e acham que a tarefa de criar os filhos é da mulher. Há homens que se omitem! Tantas vezes é a mãe que ora sozinha, buscando a sabedoria do Senhor. Tantas vezes, hoje em dia, os pais crentes se preocupam apenas com o desenvolvimento físico e intelectual dos filhos e negligenciam o desenvolvimento espiritual.
Contaminação, nem pensar: o Cativeiro da Babilônia
Convivendo com pagãos na Babilônia, o povo eleito teve de aprender a separar a verdade de Deus dos ensinamentos e exigências pagãs, sem fugir (o que não podiam fazer), mas sem se contaminar. Os pagãos pensavam que sabiam como todos deviam proceder, nas refeições e em todas as áreas, e pressionavam os crentes daquele tempo. Hoje a realidade não é outra. Os problemas para o crente se agravam quando “campos seculares deixam de ser seculares, presumindo propor, em vez disso, noções que são essencialmente religiosas, mas que na verdade são frequentemente pagãs”. É hora de lembrar-se do cativeiro e de tomar a mesma decisão de Daniel: contaminação, nem pensar.
Últimos comentários