Arquivo | maio, 2013

Vencendo a solidão: “Irei ter com meu Pai”

A sociedade em que vivemos nos fornece todas as condições para uma vida isolada. No momento em que precisarmos de ajuda, dos outros, já nem saberemos como pedir, como chegar a eles. Foi o caso do Chorão. Preferiu morrer sozinho.

O estudo bíblico de hoje foi preparado por Rubem Amorese, com base em seu artigo “Chorão chorava sozinho”, publicado na edição 342 da revista Ultimato.

Continue lendo

A criança, a igreja e a sociedade

SÉRIE REVISTA ULTIMATO

Amamos nossas crianças, levamos nossas crianças à igreja e compramos todos os ‘tipos’ de Bíblia para elas. Os judeus faziam o mesmo (Dt 6.1-9).

Ainda assim, foram os discípulos de Jesus que “impediram” as crianças. Quais barreiras impedem as crianças de desenvolverem sua fé em Jesus Cristo? Como trabalhar as capacidades e qualidades das crianças em família e na igreja?

Continue lendo

Mais do que ouvir (e falar), é preciso praticar

Falar é mais fácil do que fazer. E é o próprio Jesus quem avisa: “Quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato…” (Mt 26.7). É exatamente sobre essa “insensatez” o estudo bíblico “Mais do que ouvir, é preciso praticar”. É importante ouvirmos a Palavra de Deus. No entanto, só ouvir não é o suficiente.

Continue lendo

Como orar e o que pedir?

As nossas orações revelam muito daquilo que somos e o que queremos. Ao mesmo tempo, na oração do “Pai-Nosso”, a prioridade é orar pela vinda do Reino de Deus e pela realização da sua justiça, confiando que as nossas necessidades serão supridas. O que realmente faz com que orações não sejam atendidas pelo Senhor?

Continue lendo

Reconciliação: quem deve tomar a iniciativa?

Deus tomou a iniciativa de reconciliar consigo o mundo. Ele fez o Filho morrer em nosso lugar; pagou, com o sangue de Jesus, a nossa dívida; entregou o inocente para declarar paz aos culpados. Dessa maneira, em Cristo, Deus oferece o perdão dos pecados a todo homem. Como devemos viver em resposta a esse perdão?

Continue lendo