Não se esqueça da cabeça erguida
Depois de tomar conhecimento, de entender bem e de se apropriar de alguma verdade bíblica, você tem mesmo de levantar a cabeça.
No caminho beberá água da torrente e prosseguirá de cabeça erguida. (Salmos 110.7)
Há pessoas incapazes de dobrar o pescoço para baixo – elas têm a cerviz dura como o ferro ou o bronze (Is 48.4). No tempo do profeta Isaías, as mulheres de Jerusalém andavam com o nariz para cima, chamando a atenção de todos para os seus enfeites, que faziam barulho quando elas andavam, sempre com passos curtos (Is 3.16).
Cabeça empinada, no entanto, nem sempre significa futilidade e orgulho. Depois de uma confissão de pecado bem feita, você pode levantar a cabeça por causa do completo perdão recebido. Depois de tomar conhecimento, de entender bem e de se apropriar de alguma verdade bíblica, você tem mesmo de levantar a cabeça. Se você descobre que de fato é filho do meu Pai e herdeiro dele tanto quanto eu (Rm 8.17), é impossível que permaneça de cabeça baixa. Na verdade, é o Senhor que levanta sua cabeça e o encoraja a caminhar com a cabeça erguida (Sl 3.3). Todas as vezes que você se aproxima do manancial de águas vivas e dele bebe, sua cabeça se levanta.
No sermão profético, dei uma ordem aos meus discípulos: quando a parúsia estiver próxima, “fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos” (Lc 21.28, NTLH).
– Com o coração humilde, posso caminhar de cabeça erguida.
Texto originalmente publicado no livro Refeições Diárias com Jesus.