Que o amor de Deus nos liberte de buscar aprovação e nos ajude a amar o próximo

Por Marcus Vinicius Matos*

No século 4 depois de Cristo, um jovem buscou a sabedoria de Abba Macarius, líder cristão das primeiras comunidades monásticas no deserto de Scetis (Egito), que era respeitado por jovens e anciãos. Como é comum nas narrativas dessa época, o diálogo ocorreu mais ou menos assim:

– Abba Macarius, me dê uma palavra de sua sabedoria, para que eu possa ser salvo.

– Filho, vá até o cemitério e vilipendie os mortos.

O jovem, incrédulo, pergunta mais uma vez se é pra fazer isso mesmo e, diante da afirmativa do ancião, vai até o cemitério. Retorna, e conta:

– Zombei dos mortos, taquei pedras nos seus túmulos e os xinguei.

– E algum deles te respondeu? – perguntou Macarius.

– Não.

– Então volte até lá, e louve os mortos dessa vez.

O jovem novamente vai até o cemitério, e dessa vez retorna mais leve. Conta para o ancião:

– Fui até o cemitério e louvei cada um dos mortos. Disse a eles que tinham sido pessoas incríveis, que suas vidas tiveram importância, que fizeram diferença, e o quanto nos abençoaram.

– E algum deles o respondeu?

– Não…

– Pois bem, filho. Se quiser ser salvo, você precisa morrer para os homens. Faça como os mortos e não se deixe abalar por aqueles que o ofenderão, nem acredite nas palavras daqueles que o louvarão por seus feitos ou características.

Que essa liberdade da dependência do louvor ou da rejeição das pessoas atinja definitivamente nossos corações em 2023, e nos impulsione para o amor do Pai e para amar ao próximo. Amém.

_______________________________________________________________________________________

*Marcus Vinicius Matos é professor efetivo (Lecturer) de Direito Público em Brunel University, no Reino Unido. É doutor em Direito pelo Birkbeck College, mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e colaborador de Paz e Esperança, uma organização cristã de defesa dos Direitos Humanos na América Latina. É membro da  Diretoria Nacional da Aliança Bílbica Universitária do Brasil (ABUB), e membro fundador da Rede Cristã de Advocacia Popular, a RECAP. É casado com Priscila Vieira, com quem é autor do premiado livro Imagens da América Latina: Mídia, Cultura e Direitos Humanos, e pai de Aurora. Torcedor do Flamengo. Siga no Instagram e Twitter: @mvdematos.  Siga também a página do Blog Dignidade, no Facebook. As opiniões expressas nesse texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

_________________________________________________________________________________________

Leia também:

A Lectio Divina me fez encontrar a história da Igreja

A idolatria do(de) mercado: o homem todo para o dinheiro (todo)

Orgulho, pecado e amor ao próximo

Referências:

Ward, Benedicta. The Desert Fathers: Sayings of the Early Christian Monks (Revised ed.). Penguin Classics: Oxford, 1975.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *