Fórum

Gostaríamos de aproveitar este espaço para ouvir a sua opinião: 

Devocionários "ajudam" na sua vida devocional? Ou não fazem diferença?

  

Dê seu depoimento e ganhe* 4 exemplares do livro Um Ano com C. S. Lewis.

* Sorteio de devocionários entre os participantes deste fórum. Resultado: dia 16 de novembro.

RESULTADO DA PROMOÇÃO
Sorteamos hoje (16 de novembro) no café da manhã da equipe Ultimato os 4 (quatro) participantes deste fórum que serão premiados com o lançamento Um Ano com C. S. Lewis (formato bolso). Confira:
– Thiago Rogel
– Édipo Maciel
– Elianderson
– Nathanael Baldez

Parabéns!

  1. #1 por Sara Grünhagen em 05/11/2009 - 09:02

    Faz tempo que não acho um devocionário realmente útil, edificante, que me leve a pensar em vez de trazer respostas prontas e ensinos meramente moralistas.
    Além disso, já tendo uma boa caminhada na fé, muitos líderes recomendam que se estude a Bíblia por si mesmo, até porque a maioria dos devocionários são pouco ou nada profícuos no sentido de aprofundar conteúdos, restringindo-se àquele “leite” em detrimento do “alimento sólido” de Hebreus 5.
    Dificilmente, portanto, procuro devocionários para comprar, mas não ignoro e nem desmereço o papel que alguns têm de abençoar quem os lê. Pela internet, por exemplo, eventualmente acompanho as meditações diárias do site hermeneutica.com, que, a meu ver, reflete uma teologia coerente.

  2. #2 por Ayres Filho em 05/11/2009 - 11:12

    Devocionários são bastante úteis para direcionar o estudo de assuntos variados da Bíblia. Nem sempre os devocionários são ‘fracos’ ou restringem-se somente ao ‘leite’ espiritual. Atualmente utilizo um devocionário que é um manual de discipulado em profundidade (Auto-confrontação), o qual tem sido ‘alimento sólido’ bastante útil para que eu possa crescer na fé e no conhecimento da Palavra de Deus.

  3. #3 por Melissa em 05/11/2009 - 11:45

    Ajudam muito sim pq ficamos todos oss dias comprometidos em ler e meditar na palavra de Deus.
    Também oramos logo após a leitura…
    Pelo menos para mim me ajuda muito.
    Se eu ñ tiver um livro de devocional eu fico mais afastada.
    Pq muitas vezes ler um capítulo todo da bíblia ñ nos ajuda tanto como ler trechos em devocionais.

  4. #4 por Daniel em 10/11/2009 - 11:38

    O devocionário, embora não esteja na essência da devoção, é útil para fornecer conteúdo para meditação e conversas com Deus, e também para a formação de hábitos devocionais,

  5. #5 por Thiago Rogel em 10/11/2009 - 11:39

    Sim, faz muita diferença no devocional diário. No último ano, acordava e antes de tomar café lia o devocional e orava. Muitas palavras foram respostas para situações momentâneas que precisava ouvir, relembrar. Deus me edificou muito por meio de devocionais. Hoje indico para irmãos na igreja, principalmente para os que ainda não têm o hábito da leitura diária da Bíblia. É um começo muito bom para tomar gosto por devocional, leitura e tempo com Deus.

  6. #6 por Felipe Stresser em 10/11/2009 - 11:40

    Eu uso os devocionais mto mais com o intuito de usar a base bíblica, do que usar o texto de seja lá quem tenha escrito. As vezes acontece, por jesuscidência, do texto do devocional ser justamente o que eu preciso naquele dia… Mas depende mto do dia. E com certeza, depende mais da minha disposição de me calar e buscar ouvir a voz de Deus.

  7. #7 por elianderson em 10/11/2009 - 11:40

    Acredito que a palavra correta é essa: ajudar. Não podem e não substituem a minha devocional bíblica, mas complementam.

  8. #8 por Thalles Puget em 10/11/2009 - 11:40

    Depende do Devocionário. Hoje em dia existe para todos os gostos. Eu porém ainda prefiro aqueles em que o autor não se distancia tanto da nossa realidade. C.S. Lewis faz com que nós nos sintamos realmente Humanos e nos coloca a Verdade e simplicidade do evangelho de forma clara, objetiva, simples e Prática.
    Não adianta um Livro de devocional ser extremamente “crente” e não te ajudar realmente a enteder e o que fazer na prática. No mais, sou muito a favor dos Devocionários, pois nos dão ânimo.

  9. #9 por Glória em 10/11/2009 - 11:43

    Devocionais são muito úteis – apesar de nem todos serem recomendáveis, provalmente.

    CS Lewis é altamente recomendável. Não vai decepcionar.

  10. #10 por Daniele Furstenau em 10/11/2009 - 11:43

    Acredito que produzir devocionários para muitos virou apenas questão de $$, pois encontra-se muitas coisas ruins no mercado. Como eu gosto muito e eles realmente fazem a diferença, tenho feito diversas pesquisas para achar um guia devocional relevante que me auxilie e apoie no dia a dia com Deus. Eu realmente acho eles muito úteis e sempre recomendo para que as pessoas que eu discipulo use como ferramentas.

  11. #11 por Gustavo em 10/11/2009 - 11:44

    Penso que devocionário são instrumentos que enriquecem o período de oração e de louvor pessoal a Deus. Já fui muito abençoado com devocionários como Um ano com John Stott, os devocionários da IECLB, inclusive já os utilizei em vigilias, cultos e como ilustração de sermão.
    Eles fazem muita diferença sim, especialmente quando a mente e a alma estão cansadas, e precisam de “auxilio”, de uma palavra de ânimo, conforto e esperança.

  12. #12 por Nathanael Baldez em 10/11/2009 - 11:49

    Considero o uso de devocionais útil, mas como complemento. Não creio que a leitura de um livro possa expressar toda a beleza que a vida devocional pode produzir, ainda que se utilizado em conjunto com a expontaniedade do buscador e adorador de Deus, tende a produzir bons frutos.
    Outro ponto a ser levado em conta é a auto-disciplina, de nada vale possuir todo o material devocional se aquele que deveria o utilizar não ver a devoção diária como importante, afinal o livro não levantará ninguém cedo da cama, não tirará da frente da Tv e nem desligará o PC.
    Resumindo, a literatura devocional é boa, útil e frutifera, mas deve estar acompanhada de uma sincera busca a Deus e senso de prioridade.

    Fiquem com Deus.

    Att.

    Nathanael Baldez

  13. #13 por Bruno Siqueira em 10/11/2009 - 11:49

    O devocionário proporciona um estimulo a mais à constância dessa prática. Em meio a correria do dia a dia as vezes nos ocupamos commuitas coisas que, se pararmos pra pensar, não são prioridades. O devocionário resgata o foco na busca da presença de Deus e no alimento do espírito que é a palavra de Deus. Além é claro de auxiliar na disciplina.

  14. #14 por Raquel de Souza em 10/11/2009 - 11:52

    A maioria dos devocionais vem mensagens simples. Mas nem por isso devemos descartá-los.
    Mesmo aqueles que jás estão a muito tempo na caminhada cristã, acredito que devam conhecer devocionais, tanto para conhecer alguma abordagem nova sobre algum assunto (mesmo sendo simples, mas é sempre possível se aprofundar estudando), como também para saber indicar e presentear aqueles que estão começando no evangelho

  15. #15 por LUCIANA em 10/11/2009 - 11:53

    Sim, os devocionários são bons sim para a edificação espiritual, contanto que estes não substituam o contato direto, íntimo e pessoal com a revelação bíblica diária, promovida entre você e o próprio Criador…

  16. #16 por Audrey Coelho em 10/11/2009 - 12:06

    Devocionários ajudam sim.
    Eu acho sempre muito proveitoso conhecer os pensamentos de outras pessoas. Mesmo que você não concorde com todos eles, te fazem meditar sobre o que você acredita, sobre o que você fala, sobre o que você faz ou até deixa de fazer.
    Podem ajudar a olhar para Deus com um olhar mais “completo”, um olhar de irmão, de comunidade.

  17. #17 por Édipo Maciel em 10/11/2009 - 12:08

    Eles ajudam direcionando a leitura e referenciando seus contextos.
    Devocionários são fundamentais no dia-a-dia para um certo direcionamento ao estudar a Bíblia. É ótimo para se compreender melhor, certos aspectos de interpretações bíblicas, não eliminando a leitura desta, e colaborando para uma interpretação homogênea.

  18. #18 por Josué Bratfich em 10/11/2009 - 12:09

    Com certeza! No meu caso ajudam em dois sentidos, primeiro na questão do conteúdo, encontramos informações novas, pontos de vista diferentes, entre outros ‘prêmios’ na leitura de textos bíblicos que já conhecíamos. Além de ser um incentivo a mais, aumenta o prazer dos momentos que passamos a sós com Deus.
    Passei um ótimo ano com a leitura de ‘A Bíblia toda o Ano todo’ de John Stott.

  19. #19 por Stéphanie Parker em 10/11/2009 - 12:19

    Não sobrevivemos sem as refeições diárias, sem a companhia de amigos, sem um propósito de vida, e da mesma forma, a devocional é o nosso alimento de cada dia, uma maneira de nos afastarmos da correria dos nossos compromissos e tirarmos alguns minutos para lermos a palavra de Deus, meditarmos nos textos do devocionário e levarmos em oração aquilo que o Espírito Santo tocou em nossos corações durante essas leituras. A meditação cristã não se baseia em si mesmo, na própria força interior, mas nesses preciosos momentos, importantes e necessários, de comunhão e edificação com o Pai.

  20. #20 por Jairo Ajala Mielnik em 10/11/2009 - 12:37

    Na real, os devocionários pra mim são uma “pitada de devoção cristã”.
    Mesmo que você acompanhe um devocionário, não há nada tão perfeito como a palavra revelada de Deus nas Escrituras!
    Às vezes, o devocionário pode atrapalhar, pois vicia os cristãos em uma prática devocional instântanea, que não busca a produndidade da Palavra.

    Quero o do C.S.Lewis! Pra reflexão e meditação cristã.

    ¬^^

  21. #21 por Daniela Bianchin Betti em 10/11/2009 - 12:48

    Na verdade, todos os devocionários que eu conheci até hoje falavam de uma forma meio superficial comigo, mas no começo da minha caminhada foi bastante importante, pois eu não sabia como ler a bíblia, eles me davam uma direção…
    Já o C.S Lewis… não só faz toda a diferença, mas as palavras dele tem o poder de me mostrar quem eu sou.

  22. #22 por Estêvão em 10/11/2009 - 13:48

    Entendo que os devocionários são sempre úteis. Basta que você escolha um bom autor para o seu devocionário. Mas, é evidente que ele não substituiu a leitura de outros livros e da Bíblia pura e simples. Até porque, independentemente daquilo que você lê, quem realmente fala contigo é o Espírito Santo!

  23. #23 por Mazinho Kampke em 10/11/2009 - 14:05

    Há devocionários e devocionários, todos eles tem mensagens boas que te ajudam na caminhada, outros não te ajudam tanto, ou em alguns casos até pioram a situação já que são “horóscopos evangélicos de auto-ajuda”. O difícil mesmo é saber dosar a leitura do devocionário de sua preferência e conseguir tirar o maior proveito possível. Se for para fazer uma devocional mal-feita acredito que é melhor ler diretamente a bíblia e gastar um tempo maior de oração.

  24. #24 por Deborah Knapik em 10/11/2009 - 20:28

    Os devocionários em si não transmitem um ponto de vista de um determinado autor, mas sim, Quando se trata de um devocionário Cristão, da maturidade espiritual e que parte diretamente do Coração de Deus. Pode não conter uma capa de luxo, ou um nome famoso na capa, Porém quando feito com sinceridade e dedicação os devocionários se tornam uma maneira divertida e encorajadora a mudar de vida. Englobar os fatos que te fizeram refletir, parar pra ter realmente um momento dedicado a leitura, enfim, todos os aspectos contribuem para Um devocionário, eu leio todos os dias pelo menos uma citação a fim de refletir sobre: o que a pessoa quis dizer com isso? O que eu entendi? será que eu faria isso?

    O mais exemplo de devocionário que possímos é a própria bíblia, ler cada versiculo e contextualizar aquilo se torna algo prático.
    Ter o devocionário do C.S Lewis ajudaria em todos os aspectos da minha caminhada cristã, já que tenho aprendido muito com diversos livros dele.

    Deus abençoe.

  25. #25 por Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo em 11/11/2009 - 16:18

    Acho bastante proveitosa a leitura dos Devocionários, como direcionamento de nossa leitura diária da Bíblia e que nos ajudam a compreender alguns assuntos. Infelizmente vejo algumas pessoas fazendo as leituras diárias de forma errônea, usando os devocionários como se estivessem lendo o horóscopo, precisam ler antes de sair de casa e acham que o conteúdo tem uma mensagem para sua vida. Isso lá é verdade, mas não do jeito que acreditam. Tive experiências de dar de presente alguns devocionários para amigos não cristãos que gostaram muito dizendo que a linguagem é mais simples, mais fácil de ser compreendida e apresentam profundas mensagens que podem alertar e mexer no coração daqueles que ainda não são Cristãos.

  26. #26 por Rodrigo Donaire em 11/11/2009 - 19:14

    Costumo dizer que as coisas podem influenciar mas não determinar aspectos da nossa vida.
    Dentro desse pressuposto, o devocionário influencia mas não determina a minha vida devocional, pois entendo que a minha vida é integralmente uma devoção a Deus, não só o momento que separo para dedicar toda minha concentração a Ele.
    E é aí que o devocionário entra. Em muitas ocasiões ele ajuda a direcionar esses momentos de concentração total em Deus.

  27. #27 por Junia Bragança em 12/11/2009 - 12:42

    Devocionários são muito bons quando têm conteúdo e te fazem pensar. Gosto daqueles que jogam uma nova luz ou fazem considerações importantes sobre uma passagem bíblica ou mesmo um assunto da vida cristã. Aquilo me faz ficar pensando sobre a passagem que li e muitas vezes abro a Bíblia para ler mais do texto que foi mencionado. Infelizmente são poucos os que conseguem fugir do formato de auto-ajuda.

  28. #28 por Mario Gonçalves em 13/11/2009 - 12:30

    Quando é produzido (escrito) por um coração cheio de Deus, realmente é uma fonte para os famintos da Palavra…

    Do contrário, é perca de tempo…

  29. #29 por Léa Valentim Bandeira em 14/11/2009 - 11:49

    Tenho muita dificuldade de seguir dia a dia um devocionário , assim como fazer diários.Já li muitos devocionários sem me prender a datas ,apesar disso , acho a proposta super interessante, pois sempre se tem uma leitura rápida e edificante ao alcance .O lançamento do devocional de bolso com pensamentos de C.S.Lewis é fantástica e se ganhá-lo tentarei experimentar algo novo: acompanhá-lo diariamente, pois ler C.S.Lewis é começar muito bem o dia que o Senhor criou ,principalmente no formato de bolso ,não terei desculpa para esquecê-lo.

(não será publicado)