Fórum

"Em todas as estações precisamos de alimento sólido para não nos sentirmos miseráveis nem soberbos." 

Apesar de ser o livro mais vendido do mundo, a Bíblia é pouco lida e, menos ainda, colocada em prática. Por que isso acontece?

 

Participe e ganhe* 4 exemplares do livro Devocionais Para Todas as Estações.

* Sorteio de devocionários entre os participantes deste fórum. Resultado: dia 16 de novembro.

RESULTADO DA PROMOÇÃO
Sorteamos hoje (16 de novembro) no café da manhã da equipe Ultimato os 4 (quatro) participantes deste fórum que serão premiados com o lançamento Devocionais Para Todas as Estações (formato bolso). Confira:
– Estêvão
– Katia
– Ana Valéria
– Alexandre dos Santos Priess

Parabéns!

  1. #1 por Davi Campos em 03/11/2009 - 09:59

    Creio que não há motivos algum para a pessoa deixar de ler ou simplesmente só ler quando está participando de algum culto. As pessoas tem que adaptar a correria e atividades do dia-a-dia juntamente com o hábito de ler e compreender a bíblia e jamais a bíblia ter que adaptar as pessoas.

  2. #2 por Daniel De Luca em 03/11/2009 - 10:08

    Pela ineficiência dos cristãos atuais em colocar e viver o que está escrito. A fragmentação que o pecado trouxe ao homem atingiu de certo modo o Evangelho, e a maioria se dá por satisfeita por teram “a vida eterna”, esquecendo-se de manifestar o Reino nas outras esferas de sua vida, e consequentemente, na sociedade.
    Daím muitos “fariseus modernos” se preocupam mais em seguir a “religiao”do que a Palavra, evitando o confronto que Ela nos traz.
    Como já afirmado por Jesus, “estreita é a porta que conduz ao Reino, e poucos há que com ela se acertam…”

  3. #3 por Max Medeiros em 03/11/2009 - 10:52

    Reforço um único motivo dentre tantos. A Bíblia é um livro chato de ler se feito com a conotação mística que ajudamos a construir adornada com tantas interpretações doutrinárias dos defensores da fé. Um retorno seria encarar a Bíblia como esse registro do relacionamento de Deus conosco sensibilizando a perpeção dos valores que esse relacionamento gera na vida prática. A Bíblia transformou-se num recurso discursivo e deixou de ser um guia para um relacionamento prático e diário.

  4. #4 por Alberto Oliveira em 03/11/2009 - 12:04

    Começa com o problema cultural da falta de incentivo a leitura. Ainda mais um livro “tão grosso e sem figurinhas”. Em segundo lugar uma acomodação, já que os papas contemporâneos já dão por cd, dvd, livros de 40 pg e pela tv “todas” as “corretas” interpretações, além de sempre ter “algo novo” que não está escrito. Talvez por fim, o abismo entre os pseudo leitores e sua prática, afastando qualquer empolgação de um neófito.
    Devemos voltar a incentivar a leitura sadia e a normatização da vida cristã pelo primeiro e segundo testamentos.

  5. #5 por Yasmin Borba em 03/11/2009 - 14:16

    Existe um distanciamento ao olharmos para a bíblia, encaramos como um livro que merece nossa devoção de forma superficial e meramente religiosa. O que distancia de nossa vida diaria e pratica. Deveriamos aprender a meditar na bíblia, a orar a bíblia e a coloca-la em prática!

  6. #6 por Ivanildo Fernandes em 04/11/2009 - 10:02

    A resposta básica que um crente dará à pergunta acima , será a ausência de tempo, ou que vive na correria, levanta cedo de mais, etc. São apenas frases de auto engano, porque para todas as outras coisas damos um jeito. A falta de disciplina no compromisso com a leitura da Palavra de Deus é nocivo e gera uma igreja sem qualidades de vida religiosa, podendo até ser levada por qualquer vento de doutrinas. Por falta de conhecimento o povo perece.

  7. #7 por Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo em 11/11/2009 - 16:05

    Acho que a palavra de ordem seja Prioridade. Em função da correria do dia a dia, das inúmeras opções de lazer a que estamos expostos, a leitura deixa de ser prioridade e passa a ser colocada em segundo plano sempre com as mesmas frases: quando eu tiver tempo eu leio ou, hoje estou muito cansado, amanhã eu leio, a gente sempre deixa para amanhã. Mas como alimento diário, não podemos deixar de nos alimentar da Palavra de Deus, precisamos sentir o desejo, a necessidade, e não apenas por “obrigação” de cristão. Precisamos realmente ter sede da Palavra e deixar que esse hábito se torne rotina. Fico imaginando se fosse assim com Deus, se só nos ouvirsse quando tivesse um tempinho. Graças a Deus nossa vida é prioridade para Deus.

  8. #8 por Arieuston Gomes em 12/11/2009 - 08:40

    Por que a Bíblia é pouco lida e colocada em prática? Bem, em primeiro lugar, não lemos a Bíblia por que não queremos ser confrontados com o que ela diz (prática) . E em segundo lugar, não lemos a Bíblia por que NÃO ACREDITAMOS NELA.
    Simples e real.
    Abraços.

  9. #9 por Dalva Santos da Cruz em 12/11/2009 - 08:43

    Creio ser questão de “estabelecer as prioridades”. A correria em que vivemos, a falta de incentivo de professores de E.B.D. e líderes em ensinar que a leitura da Biblia é essencial para o crescimento de nossa vida cristã. O pior é que se lemos pouco a Bíblia, oramos menos ainda. Daí, vem as divisões , etc.

  10. #10 por Fernando em 12/11/2009 - 08:48

    Acredito que por todos os motivos, o que acontece é que as pessoas entendem a Biblia como um livro Santo (E é) a acreditam que basta te-la (como aqueles que tem uma biblia aberta no Salmo 91 em suas casas, mas sequer leram aquele Salmo) …

    Para multidões a biblia (objeto) é de extrema importancia, mas o que está dentro dela, a essencia não

    Deus abençoe

  11. #11 por Ana Valéria em 12/11/2009 - 08:56

    Uns dizem que não a leem porque a letra é pequena, outros se queixam do seu volume enorme, mas creio que a pouca leitura se dá por preconceito e desconhecimento de que ali há palavras não tanto relacionadas a catecismo ou devoção cega, mas à saúde e à vida, que é o que Deus deseja para seus filhos. Culpa nossa, que em nossa prática a usamos mais para reprimir do que para vivê-la em plenitude de vida.

  12. #12 por Max Medeiros em 12/11/2009 - 09:11

    Um livro que só é entendido se tomamos emprestado o olhar etno-cultural de diferentes civilizações ao longo do tempo precisa de muita dedicação no seu estudo. Dedicação é igual à tempo de qualidade e isso conflita com nossas prioridades.

  13. #13 por Luciano Alves em 12/11/2009 - 09:46

    Penso que por algumas razões. Em se tratando de Brasil, a gente não tem a “cultura da leitura” que existe na Europa e na própria América do Norte (EUA, Canadá). Sendo um povo miscigenado (europeus, africanos e índios) somos mais voltados ao misticismo e às coisas práticas (que dão certo), então temos a Bíblia como uma espécie de amuleto, e isto entre protestante e não protestantes. O outro problema colocado na pergunta sobre o não praticar o que a Bíblia ensina, tem a ver com o fato de não a lermos como deveria ser lida (sugestão: evangelhos, cartas, atos, salmos, livros históricos, plano de leitura anual etc.). Logo, desta leitura pessoal, naturalmente, advém uma hermenêutica (interpretação) própria de cada indivíduo. A gente lê apenas os textos que nos agrada, de modo aleatório, quando não, fazemos da Bíblia um “livro de sortes” (abrindo-a ao deus dará). E outro fator complicador é que, neste momento da proliferação dos tele-evangelistas da prosperidade, os textos preferidos das massas que os assistem se tornam os pré-exílicos, quando estava tudo bem com Israel e Deus lhes prometia muitas bênçãos. Portanto, o que a gente pensa praticar da Bíblia não são doutrinas bíblicas, antes, é aquilo que vai “dar certo”, e que não tem nada a ver com o que a Bíblia, de fato, ensina. Acho que é isso.

  14. #14 por Alexandre dos Santos Priess em 12/11/2009 - 09:54

    Por ser a Verdade Eterna conduz o ser humano a um confronto e, como em um espelho, nossas fraquezas e mazelas são evidenciadas.

  15. #15 por Igor Miguel em 12/11/2009 - 09:55

    Isso acontece, porque o mundo moderno segregou a fé à dimensão da Igreja. Os cristãos em geral aceitaram essa imposição. Ao fazerem isso, restringiram a Bíblia a este aspecto e esqueceram, que este livro fascinante é um fonte de sabedoria para a vida concreta. A vida é uma sacramento, a vida é litúrgica e a Bíblia ilumina nosso caminho e nossos passos, para transformarmos a vida em uma expressão de Cristo. Não lemos a Bíblia, porque nos esquecemos que a “Palavra Encarnou”, e que Cristo é o verbo entre o sujeito e o predicado.

  16. #16 por Jairo Ajala Mielnik em 12/11/2009 - 10:45

    A leitura da Bíblia tem que tonar-se mais interessante. Uma boa tradução ajuda a tomat gosto pela leitura. Muitos tem a Bíblia como um livro chato, difícil de entender, é preciso quebrar os preconceitos, e fazer “propaganda da Escritura”!

  17. #17 por Mazinho Kampke em 12/11/2009 - 11:04

    A bíblia não é lida pq é tida por muitos com um livro de “história”, e a fofoca e a violência que vivenciamos na atualidade é mais importante. Sem contar, nas interpretações de pastores e líderes evangélicos que vemos por aí! Totalmente sem sentido, mas para não termos que pensar é melhor deixar alguém ler e interpretar para mim!

  18. #18 por Juliana em 12/11/2009 - 11:15

    As pessoas não leem a Bíblia por medo.
    Medo de conhecer o desconhecido e encarar a verdade. Medo de confrontarem suas próprias idéias e pensamentos e mudar de opinião, fazer escolhas… As pessoas não querem sair da sua “zona de conforto” porque pra elas é muito fácil viver em seu próprio mundo, cercado pelas mesmas coisas, a buscar algo novo e diferente, que pode ser duvidoso. Uma das verdades que falei é o amar ao próximo como a si mesmo. Como uma pessoa que lê sobre isso e afirma seguir a Cristo, amando como ele amou, não pratica, não exerce e não demonstra esse amor? Essas pessoas agem assim por não terem fé. Porque é a fé que nos lança para o desconhecido e nos faz deixar o medo de seguir em frente…é a fé que nos impulsiona para as coisas impossíveis.
    As pessoas compram, não lêem por comodismo e conformismo próprio. Com um mundo cada vez mais globalizado, com informações a todo instante, as pessoas passaram a conviver menos, a viver menos, a explorar menos, elas se auto titulam e exigem coisas de si mesmas, mas não se importam com o outro, às vezes ou quase sempre, exigem demais do outro mas não o respeita. o fato de as pessoas não quererem encarar a si próprias também as impede de tentar algo novo…as impedem de buscar no outro, a verdadeira essência que cristo nos deixou.

  19. #19 por Estêvão em 12/11/2009 - 14:18

    Acho que isso ocorre principalmente porque, como muitos símbolos religiosos, a Bíblia é muitas vezes usada quase como um amuleto. É só deixar ela aberta na sala no Salmo 91 que sua vida será próspera e feliz.

  20. #20 por Katia em 13/11/2009 - 11:39

    Bom, quanto a leitura, não é em todo lugar que isso acontece. Existem países em que, quando a pessoa conhece a Cristo, devoram as escrituras, a ponto de decorá-las. Mas no Brasil, sabemos que é da cultura “não gostar de ler” isso é explícito na vida de milhões de brasileiros, causando danos até para o sistema da educação, quanto mais para Cristãos, que não usam o manual da Vida porque não gostam de ler. Como praticar o que não conhece? Outra questão é o confronto que ela causa, no caráter, na forma de olhar e amar o próximo. A Palavra nos desestrutura totalmente antes de nos dar uma nova estrutura firmada na Rocha, onde seguiremos caminhos a partir de princípios divinos. Vivemos em uma época terrívelmente hedonísta, narcizista e imediatista. Abrir mão do “sentir” para “obedecer” é totalmente contrária a nossa vontade, e nossos instintos corrompidos que precisam ser saciado aqui e agora.

  21. #21 por Mario Gonçalves em 13/11/2009 - 12:27

    Nossos sentidos são explorados e abusados constantemente pela mídia visual. É preciso disciplina e vontade para fugir de todas essas vozes e ruídos e ficar meditando na Palavra de Deus.

    Precisamos de pessoas que se refugiem NEle:

    “Aquele que…descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao SENHOR: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza.”

    Salmo 91.1

  22. #22 por gabi em 13/11/2009 - 19:33

    acho que porque as pessoas querem as coisas mastigadas. ler a Bíblia requer pensar, meditar, contextualizar, orar, meditar de novo… É mais fácil ler alguém que já fez isso, por isso acho q as pessoas substituem… O que elas não sabem, é que correm um sério risco….

  23. #23 por Renato Moretti Uchida em 14/11/2009 - 20:29

    Creio que isso acontece porque o ser humano somente recorre à Deus em seus momentos de aflição. Neste período se tornam bastante espirituais. Alguns são tocados pelo Espírito Santo e experimentam a verdadeira conversão à Cristo, mas são poucos. A maioria ainda acaba “relaxando” nos cuidados da vida espiritual e voltam à vida antiga. Essa minha visão não é única e de uma certa forma creio que é isso que está escrito na Bíblia. No dia do SENHOR, poucos conhecerão a Nova Jerusalém, justamente por não obedecerem aos mandamentos da Bíblia, ou por super valorizarem os prazeres terrenos.
    As igrejas precisam voltar seus esforços para que seus membros conheçam e se firmem na Verdade. Um “rally de leitura bíblica” é um grande instrumento. Eu faço e tenho sido ricamente abençoado.

  24. #24 por Katia em 17/11/2009 - 00:38

    Obrigada!!! :-DDDD

  25. #25 por João Magalhães em 14/04/2010 - 14:16

    Todos somos herdeiros de uma natureza pecaminosa, isso quer dizer que somos pecadores, que não temos nada de bom em nós, ou seja, somos todos mau caráter, isso mesmo temos o caráter da serpente, mortos em nossos delitos e pecados,  condenados a perdição eterna, sem Deus……….Mas Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho  unigênito, para todo aquele que nEle crer,não pereça, mas tenha a vida eterna Jo 3.16……a parti do momento que confessamos, cremos e recebemos a Jesus Cristo como o nosso Senhor e Salvador, nós passamos a ter uma natureza divina, isso quer dizer que passamos a ser santos, que passamos a ter algo de bom dentro de nós, Jesus Cristo em nós,esperança da glória"  eterna com o Senhor…o nosso coração agora passa ter um desejo muito profundo de torna-se cada dia mais semelhante ao Senhor Jesus,se este desejo não tiver em nós é por que ainda não somos salvos., porque se somos salvos agora, precisamos da Palavra de Deus, meditar de dia e de noite, tendo o cuidado de praticar tudo aquilo que nela está escrito para que só então possamos prosperar em nosso viver  (ter o caráter do Senhor seja forjado em nós……. eis aí a nossa verdadeira prosperidade) e sem contato diário com a Palavra de Deus não tem como ser transformado…arrependimento é um estilo de vida…….só a verdade contida na Bíblia nos liberta dos males futuro…ira vindoura…inferno….A Biblia é a nossa unica  regra de fé e prática,porque só Deus sabe como cada um de nós funciona. Sem contato com a Biblia, não temos como obter fé e sem fé não há esperança da vida eterna.   A fé é aquilo que dar conteúdo para as coisa pelas quais esperamos.. 

(não será publicado)