Ocasiões em que Jesus esteve à mesa, ou envolvido com comida (parte 9)


• Jesus condena a gula (e o desperdício)

João 6:12 – Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”.

• À mesa com Jesus – Um jantar exageradamente perfumado

João 12:1-3 – Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.

Foi num jantar em Betânia, na casa dos 3 irmãos, que Jesus teve seus pés banhados com perfume por Maria “e toda a casa ficou perfumada” (v.3)

• Jesus e a mulher samaritana

João 4.6-8 – E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (…)Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

– Jesus pede água à mulher (v.7)

– Jesus oferece a água da vida (v.14)

– Os discípulos pedem que Jesus coma algo (v.31)

– Jesus afirma: “A minha comida é fazer a vontade de meu Pai que me enviou” (v.34)

• É à mesa que Jesus lava os pés dos discípulos

João 13:1-5 – Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

• É à mesa que Jesus anuncia o traidor

Lucas 22:21 – Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa.

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)