Coloque uma cruz vazada em sua cidade


Em maio de 1994, o Mineiro com Cara de Matuto encontrou uma cruz diferente de todas as cruzes que ele vira até então. Ela estava fincada no gramado da Universidade Gwynedd-Mercy, católica, nos arredores de Filadélfia, EUA. O Mineiro ficou apaixonado por essa cruz, porque ela aponta não só para a morte de Jesus mas também, com igual ênfase, para a ressurreição do Senhor.

O artista que desenhou a cruz chamava-se Jay J. Dugan e devia ser um cristão muito piedoso. Para ele, nestes 2 mil anos de cristianismo, a cruz tem revelado só o sofrimento e a morte de Jesus. Ela não tem simbolizado também a sua ressurreição, o que é uma lástima. Com essa preocupação, Jay Dugan projetou a cruz vazada: “Eu removi todo vestígio de seu sangue e agonia ao remover o seu débil corpo. A cruz é literal o suficiente para retratar sua crucificação. No lugar de seu corpo apliquei uma silhueta abstrata, uma declaração poderosa de que Ele deixou a cruz e este mundo para preparar e aguardar o nosso reencontro com Ele no céu.”

Pouco depois, a Editora Ultimato conseguiu com a direção da Universidade americana uma cópia do desenho da cruz vazada e autorização para construir uma cruz igual a essa no gramado do Centro Evangélico de Missões (CEM), em Viçosa, MG, a qual foi inaugurada em agosto de 1996.

A Editora Ultimato usou a foto da cruz vazada da Universidade Gwynedd-Mercy na capa do livro “Não Perca Jesus de Vista”.

Agora, a revista Ultimato tem o prazer de colocar à disposição de todos os seus leitores a planta da cruz vazada do escultor Jay Dugan. Sugerimos que ela seja erguida nas entradas das cidades, em jardins públicos, em escolas, hospitais, igrejas etc. A cruz vazada anuncia o mais puro evangelho: o sucesso da morte vicária de Jesus, a ressurreição de Jesus, o sacerdócio de Jesus, o segundo advento de Jesus, a ressurreição dos mortos, os novos céus e a nova terra.

Há duas pequenas diferenças entre a cruz vazada da Universidade americana e a cruz vazada do CEM. Nesta, a expressão “Ele vive” está no pedestal e, não, no alto da cruz. A outra diferença é que na cruz do CEM colocou-se um círculo de ferro para amarrar melhor os braços.

O projeto pode ser solicitado à: Editora Ultimato, caixa postal 43, 36570-000 Viçosa, MG. E-mail: ultimato@ultimato.com.br

  1. #1 por Samuel de Barros, Rev. em 2 de novembro de 2010 - 12:39

    Gostaria de receber o projeto da cruz vazada realizado pela Editora Ultimato. Rev. Samuel

  2. #3 por Ap Gildo Andrade em 27 de fevereiro de 2012 - 15:01

    Por gentileza, se possível for, eu gostaria de receber o projeto “CRUZ VAZADA”

(não será publicado)