O refúgio secreto

segunda-feira
segunda-feira

Tu, ó Deus, és o meu alto refúgio. (Sl 59.9)

O refúgio não é o porão ou o sótão de uma casa, não é aquele quarto sem porta e sem janela escondido atrás de uma estante, não é uma redoma de vidro inquebrável, não é uma caverna à beira do mar, não é o cume da montanha mais alta nem o mais profundo abismo, não é o abrigo subter­râneo em tempos de guerra.

Para o salmista, o refúgio é o Senhor: “Ó Deus, és o meu alto refúgio” (Sl 59.9). Chama-se de refúgio secreto porque não é um lugar físico. É um refúgio baseado no relacionamento da criação com o Criador, do visível com o Invisível, do pecador com o Santo, do perdoado com o Perdoador. Um refúgio subjetivo, pessoal e intransferível.

“Como é feliz o homem que nele se refugia!”, exclama o salmista, para depois acrescentar: “Ninguém que nele se refugia será condenado” (Sl 34.8, 22).

A vida vitoriosa, sem altos e baixos em demasia, sem desvios e escân­dalos, sem legalismo e permissividade, depende do refúgio secreto. É ali que a alma bebe da água viva e se alimenta do pão do céu, é ali que ela se reabastece numa sequência perfeita depois de qualquer esforço e de qualquer diminuição, é ali que ela aprende a não ter medo.

 

>> Retirado de Um Ano com os Salmos [Elben César]. Editora Ultimato. 

 

O livro dos Salmos é o fio condutor desta preciosa coletânea de leituras e meditações diárias, do conhecido pastor e escritor Elben César. Para o autor, não se lê as Escrituras apenas para tomar conhecimento da verdade. A Bíblia é também alimento para fazer crescer, é lenha para atear fogo, e combustível para pôr em movimento os bons propósitos do coração.

Um Ano com os Salmos ajuda o leitor a caminhar pelas Escrituras acompanhado de palavras de consolo e desafio, em uma leitura prática e rica em aplicação das verdades bíblicas e da espiritualidade cristã ao longo dos 365 dias do ano.

 

>> Conheça a playlist especial de Um Ano com os Salmos:

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário