Correndo a corrida cristã

domingo
domingo

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus. (Hebreus 12.1-2)

Todos no mundo antigo já tinham ouvido falar sobre os jogos gregos. À medida que a cultura grega permeava o Império Romano, os jogos a acompanhavam. Toda cidade tinha seu anfiteatro, no qual os atletas exi­biam suas proezas diante de multidões imensas e entusiasmadas, disputando corridas, lutas, lançamento de dardos e corridas de carruagens. No Novo Testamento, a vida cristã é comparada muitas vezes a uma corrida atlética, não porque estejamos competindo uns com os outros, mas pela demanda de autodisciplina. A preocupação do nosso autor é a de que “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (v. 1). Ele parece estabelecer três requisitos para que tenhamos resistência durante a corrida.

Primeiro, lembre-se dos espectadores! “Estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas”, ele escreve (v. 1), referindo-se certamente aos heróis da fé no Antigo Testamento, citados no capítulo 11, e provavelmente aos seus equivalentes no Novo Testamento. Mas em que sentido eles são “teste­munhas”? Isso certamente significa que eles foram testemunhas na terra. Mas será que as “testemunhas” também incluem os cristãos mortos que estão nos assistindo agora do céu? Em minhas especulações, penso que sim, porque lemos que estamos “rodeados” por elas, o que sugere que deveríamos visua­lizar fileiras e mais fileiras de espectadores empolgados no anfiteatro local. A lembrança dos espectadores nos inspira a maiores esforços.

Segundo, treine! Todos os atletas sérios se sujeitam a uma árdua disciplina que inclui o controle de alimentos, bebidas, exercícios e sono. E para obter um bom desempenho durante a corrida é preciso eliminar o excesso de peso e as roupas inadequadas. Na corrida cristã isso significa abandonar o “peso” do pecado e outros “pesos” que podem não ser pecaminosos em si, mas que atrapalham o desempenho na corrida.

Terceiro, mantenha os olhos na linha de chegada! Os atletas cristãos devem evitar todo tipo de distração e manter os olhos fixos em Jesus, imaginando-o em pé ao lado da linha de chegada. “Pensem bem naquele que suportou a cruz e a oposição dos pecadores contra si mesmo” (12.3), escreve o autor. Assim, cercados por testemunhas, desfrutando dos benefícios do treinamento árduo e fixando os olhos em Jesus, correremos nossa prova com perseverança, sem sequer cogitar da possibilidade de abandoná-la.

Para saber mais: Hebreus 12.1-3 

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário