O Espírito Santo traz unidade

sábado
sábado

João 16.7-15

O caminho é o caminho da Habitação. As leis de Deus estão escritas em nós: “O Reino de Deus está dentro de vocês” (Lc 17.21, NTLH). É assim sem precisar de nosso consentimento. Porém, a Habitação precisa da nossa anuência. Na Habitação, nossa personalidade é preservada, purificada, permeada e aperfeiçoada. Nos primeiros versículos de Atos, encontramos uma declaração da fé cristã em sete partes. A fé cristã é:

A vida de Jesus – “Jesus começou a fazer” (1.1); o ensino de Jesus – “Jesus começou […] a ensinar” (1.1); a morte de Jesus – “Depois do seu sofrimento” (1.3); a ressurreição de Jesus – “deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo” (1.3); a vinda de Jesus para dentro deles no Espírito Santo – “dado instruções por meio do Espírito Santo” (1.2); o reino de Deus como o programa total – “falando-lhes acerca do Reino de Deus” (1.3); a ascensão de Jesus à destra de Deus – “foi levado aos céus” (1.2).

Aqui estava um movimento fundado na vida, no ensino, na morte, na ressurreição e na vinda de Jesus pelo Espírito Santo, o programa do reino para a redenção individual e coletiva, um movimento cujo Autor está à destra de Deus e tem “toda a autoridade”. Esse movimento operou, trazendo uma unidade séptupla à vida. Com a vinda do Espírito Santo, tais unidades se cumpriram:

Unidade com Deus – “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (2.4); unidade interior – “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas” (2.4); unidade dentro do grupo imediato – “Então Pedro levantou-se com os Onze” (2.14); unidade com todos que criam – “Os que criam mantinham-se unidos” (2.44); unidade com outras raças – “Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” (2.11); unidade nos bens materiais – “distribuíam a cada um conforme a sua necessidade” (2.45); unidade com todas as pessoas em um amor completamente inclusivo, incluindo inimigos – “Pois a promessa é […] para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar” (2.39).

Quando nos entregamos e respondemos ao Espírito Santo, somos um com Deus, com nós mesmos, com nosso grupo imediato, com todos que creem, com todas as raças, nos bens materiais e com todas as pessoas, incluindo os inimigos, em um amor completamente inclusivo. Essa é “a unidade do Espírito”.

Ó Espírito vivo, venho a ti em busca desta unidade viva. Estou cansado de estar fora de harmonia. Eu gostaria de ser completo, ser completo na unidade. Pois eu gostaria de conhecer a unidade contigo e com todos os outros. Amém. 

Afirmação do dia: “Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gl 5.16).

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário