Lampejos da graça

sábado
sábado

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”[…] O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.  (Gênesis 3.8-9, 21)

A situação é agora terrível, e a perspectiva sombria. Adão e Eva haviam se rebelado contra a autoridade de Deus, e agora só lhes restava ter que suportar as consequências do seu próprio erro. Porém, é nesse cenário de pecado, culpa e juízo que alguns lampejos de graça começam a surgir.

O Senhor Deus “andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia”. O trabalho do dia havia chegado ao fim, e o Senhor, como de costume, estava dando uma volta pelo jardim, no final da tarde. Podemos supor que Adão e Eva geralmente o acompanhavam nesse passeio. Dessa vez, todavia, eles haviam se escondido. Entretanto, Deus continuou sua caminhada, procurando e buscando pelo casal que havia desaparecido.

Em seguida, “o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: ‘Onde está você?’”. Hoje em dia, a situação tende a se inverter – falamos da busca do homem por Deus. A realidade, contudo, é que Deus está buscando o homem. Enquanto Adão e Eva estavam escondidos entre as árvores, o Senhor Deus deu pela falta deles, buscou-os e chamou por eles.

Por fim, embora a consciência da nudez fosse culpa de Adão e Eva, sendo consequência de sua desobediência, o Senhor Deus se apiedou de sua ver­gonha e quis fazer algo para aliviá-la. Assim, ele “fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher” (v.21). Devemos observar que a pele só estaria disponível depois que um animal fosse morto. Seria este um sinal – tendo isso sido ensinado abertamente mais tarde – de que o perdão para a culpa humana só pode ser obtido através do sangue derramado em sacrifício, prenunciando a salvação através do sangue de Cristo? Talvez. Mas o que está explícito aqui é que Deus quis dar a Adão e a Eva uma cobertura muito melhor do que eles poderiam providenciar para si, fornecendo-lhes vestes de pele feitas sob medida, em lugar de frágeis aventais de folhas de figueira. Em ambos os casos, Deus tomou a iniciativa, e o nome apropriado para esta iniciativa divina imerecida é graça.

Para saber mais: Salmos 32.1-7 

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário