O amor inabalável de Deus

sábado
sábado

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios […] nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8.38-39)

Romanos 8 é, sem dúvida, um dos capítulos mais conhecidos da Bíblia, especialmente os doze versículos finais. Neles, o apóstolo alcança as mais sublimes alturas. Depois de descrever os principais privilégios dos cristãos justificados – paz com Deus, união com Cristo, liberdade da lei e vida no Espírito – guiada pelo Espírito, a grande mente de Paulo agora percorre todo o plano e propósito de Deus, da eternidade passada à eternidade ainda por vir.

Ele começa citando cinco convicções inabaláveis (v. 28): Deus age em nossas vidas; ele age para o bem do seu povo; ele age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam e foram chamados de acordo com o seu propósito. Sabemos dessas coisas – Paulo escreve – apesar de nem sempre entendê-las. A seguir, vêm cinco afirmações inegáveis (v. 29-30), que aprofundam aquilo que Paulo quis dizer com “propósito” de Deus. Elas se referem ao povo de Deus, a quem Deus conheceu de antemão (isto é, que ele decidiu amar) e predestinou para ser conforme a imagem de seu Filho; a quem também chamou para si através do evangelho, justificou e, por fim, glorificou. Nossa glorificação é expressa como algo que aconteceu no passado, pois ela já está garantida, apesar de ainda estar por vir. Assim, Paulo percorre progressivamente cada estágio, até chegar a cinco perguntas irrespondíveis:

  1. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (v. 31).
  2. “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (v. 32).
  3. “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” (v. 33).
  4. “Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressus­citou e está à direita de Deus, e também intercede por nós” (v. 34).
  5. “Quem nos separará do amor de Cristo?” (v. 35).

Assim, aqui estão cinco convicções sobre a providência de Deus, cinco afir­mações sobre seu propósito e cinco perguntas sobre seu amor. Todas juntas nos dão quinze certezas a seu respeito. Necessitamos urgentemente dessas certezas hoje em dia, pois não há mais nada que ainda pareça estável em nosso mundo.

Para saber mais: Romanos 8.28-39

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário