Evangelismo através da igreja local

sábado
sábado

Nosso evangelho […] chegou a vocês […] vocês […] receberam a palavra […] partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor. (1 Ts 1.5-6, 8)

Paulo inicia sua Primeira Carta aos Tessalonicenses relembrando-os de sua visita. Ele a descreveu em três estágios:

Primeiro, nosso evangelho […] chegou a vocês” (v. 5). Ele veio com palavras (porque tem um conteúdo específico). Mas não somente com palavras, pois palavras ditas na fraqueza humana precisam ser confirmadas pelo poder divino. O evangelho também veio a eles com profunda convicção. Se o poder descreve o impacto objetivo da pregação, a convicção descreve o estado sub­jetivo dos pregadores. Além disso, a verdade da Palavra, a convicção com a qual ela foi pregada e o poder do seu impacto, tudo isso é obra do Espírito Santo. Verdade, convicção e poder continuam sendo características essenciais da pregação cristã autêntica.

Segundo, “vocês […] receberam a palavra” (v. 6). Houve muito sofrimento, pois o verdadeiro evangelho sempre desperta hostilidade, mas, quando o evangelho é recebido, há também júbilo. O mesmo Espírito Santo que deu poder àqueles que pregaram o evangelho deu alegria aos que o receberam. Ele estava agindo nas duas pontas do processo de comunicação. Os convertidos também se tornaram imitadores de Cristo e de seus apóstolos, e um modelo para os crentes, pois foram transformados.

Terceiro, “partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor” (v. 8). O verbo grego empregado aqui tem o significado de soar, tocar, descascar ou expandir. Crisóstomo considerou que Paulo estava comparando a pregação do evangelho ao som forte de uma trombeta. Seja como for, o evangelho proclamado pelos tessalonicenses fez um grande barulho que ressoou através dos montes e vales da Grécia.

Dois pontos se destacam neste primeiro capítulo de 1 Tessalonicenses. Primeiro, a igreja que recebe o evangelho deve passá-lo adiante. Nada é mais impressionante que a sequência: “nosso evangelho veio a vocês”, “vocês receberam a mensagem”, “partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor”. Esse parece ser o plano mais simples de Deus para a propagação das boas novas pelo mundo. Segundo, a igreja que transmite o evangelho deve também vivê-lo. As notícias sobre a transformação dos tessalonicenses se espa­lharam automaticamente, a ponto de os missionários se sentirem desnecessários.

Para saber mais: 1 Tessalonicenses 1.1-10

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário