Glória revelada

domingo
domingo

Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele. (2 tessalonicenses 1.12)

As duas cartas de Paulo aos tessalonicenses contêm muitas referências à parusia, ou seja, à volta pessoal, visível e gloriosa de Cristo. Na verdade, em cada um de seus oito capítulos há uma menção a esse evento. As repetidas referências à glória de Cristo no primeiro capítulo da Segunda Carta aos Tessalonicenses são particularmente impressionantes.

Primeiro, o Senhor Jesus será revelado em sua glória (v. 7). Na verdade, a palavra glória não aparece nesse versículo, mas está implícita. A parusia não será um acontecimento insignificante, ao contrário, será um evento de esplendor cósmico impressionante.

Segundo, o Senhor Jesus será glorificado em seu povo (v. 10). Ou seja, a revelação de sua glória não estará confinada à realidade objetiva (para que possamos vê-la), mas estará também entre o seu povo (para que possamos compartilhá-la). As duas glorificações (a de Cristo e a nossa) acontecerão simultaneamente, embora a ênfase do apóstolo não esteja tanto na glorificação dos salvos, mas na glorificação do Salvador nos salvos.

Terceiro, aqueles que deliberadamente rejeitarem a Cristo serão excluídos de sua glória (v. 8-9). Esse destino terrível é descrito tanto como destruição quanto como exclusão. A tragédia implícita é que seres humanos, criados por Deus, à imagem de Deus e para Deus, passarão a eternidade sem Deus, irrevoga­velmente banidos de sua presença. Em vez de brilharem com a luz de Cristo, sua luz se extinguirá na escuridão exterior. O apóstolo coloca uma solene alternativa diante de nós: podemos participar ou ser excluídos da glória de Jesus Cristo.

Quarto, enquanto isso, Jesus Cristo deve começar a ser glorificado em nós (v. 12). A glorificação de Jesus no meio do seu povo e a consequente glorificação do povo de Deus não é uma transformação reservada para o último dia. O pro­cesso começa agora. Na verdade, ele precisa começar agora para chegar de maneira apropriada ao fim quando Cristo voltar. Naquele dia, o processo que está em andamento agora não será repentinamente revertido; antes, ele será confirmado e completado.

Para saber mais: 2 Tessalonicenses 1.1-12 

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

 

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário