Um universo aberto

sábado
sábado

Marcos 11.23-24; 2 Timóteo 1.12-14

Fé não é lutar nem tentar, mas, sim, deixar acontecer e confiar. Alguém sugere que o ditado frequentemente repetido “Vá e deixe para Deus” deveria ser colocado desta forma: “Vá, deixe para Deus e vá”. O “vá”, no fim, é a atitude mais correta. Pedro diz: “Empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude” (2Pe 1.5). Observe que “fé” vem primeiro e “virtude”, em seguida. Nosso evangelho não é primariamente uma virtude – uma renúncia da vontade. É, sobretudo, fé – uma entrega da vontade pessoal à vontade de Deus. Unido aos recursos onipotentes, você agora pode acrescentar a virtude, pois ela agora não é uma aflição que traz ansiedade – uma tentativa com as próprias forças e capacidade –, mas uma virtude relaxada e confiante para obter recursos infinitos.

Este é um universo aberto, aberto à fé. Porém, há uma condição legítima nas palavras de Jesus: “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mt 21.22). Ao dizer que tudo é possível para os que creem, a condição está no fato de que você não pode ter fé se não estiver comprometido com Deus; nesse caso, você apenas pedirá a coisa certa se tiver fé. Trata-se de algo que se corrige.

Além disso, a fé se desenvolve por si mesma. Jesus disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou” (Lc 18.42). Suponha que ele tivesse dito: “O meu poder o curou” – isso não deixaria incentivo algum na pessoa que foi curada, pois outro alguém havia feito tudo. Contudo, a afirmação – “a sua fé o curou” – deixou o homem com um senso de respeito próprio. Jesus desenvolve as pessoas à medida que lhes dá algo. “A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver” (At 3.16). Ele inspirou a fé e depois respondeu a ela. Jesus “inspirou fé” em quem não tinha fé.

Muitas vezes dizemos: “Ver é crer”, mas aqui, “crer é ver”, ver as coisas acontecerem. Jesus disse: “Que se faça com vocês conforme a fé que vocês têm” (Mt 9.29, NAA). Estas duas palavras, que e conforme, são pequenas e, ao mesmo tempo, as maiores palavras da vida: “Que” – fé; “conforme” – resultado.

Ó Deus, venho a ti com a pequenez de minha fé – ela é como um grão de mostarda. Todavia, é uma semente e nela está tudo, tudo o que quero ser e fazer. Rega-a com a tua fé, e sei que ela brotará e será adequada para qualquer coisa. Em nome de Jesus. Amém. 

Afirmação do dia: “Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais” (Sl 71.14). 

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário