Lewis começou a escrever os livros nessa ordem: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas (LFG), Príncipe Caspian (PC), A Viagem do Peregrino da Alvorada (VPA), O Cavalo e seu Menino (CM), Cadeira de Prata (CP), O Sobrinho do Mago (SM), A Última Batalha (UB). Para visualizar melhor, temos a seguinte ordem original de publicação:

Ano Livro
1950 O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
1951 Príncipe Caspian
1952 A Viagem do Peregrino da Alvorada
1953 A Cadeira de Prata
1954 O Cavalo e seu Menino
1955 O Sobrinho do Mago
1956 A Última Batalha

Então, as editoras britâncias resolveram publicá-los nessa mesma ordem: LFG, PC, VPA, CP, CM, SM, UB. Mais recentemente, os livros foram publicados na seguinte ordem pelas editoras americanas: SM, LFG, CM, PC, VPA, CP, UB.

Ano Livro
1955 O Sobrinho do Mago
1950 O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
1954 O Cavalo e seu Menino (porque os acontecimentos dessa crônica são mencionados em LFG)
1951 Príncipe Caspian
1952 A Viagem do Peregrino da Alvorada
1953 A Cadeira de Prata
1956 A Última Batalha

A Martins Fontes seguiu essa última ordem.
Recomendo, em todos os casos, como é praticamente uma unanimidade entre os conhecedores de Lewis, ao contrário dos seus editores, que aquele que não conhece nada de Lewis ou das Crônicas, comece pelo O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, o primeiro a sair também na versão de cinema, e que nos dá uma melhor idéia da complexidade (geografia, história, contexto político-social, etc.) do mundo de Nárnia e da mente do seu autor. Depois, O Sobrinho do Mago pode ser entendido como flash-back.  A ordem daí para frente, desde que se deixe A Última Batalha para o final, é, a meu ver, indiferente. O que recomendo é que se procure ler o(s) livro(s) antes de ver o filme, para evitar pré-julgamentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.