cbm1Nesse mês de outubro aconteceu o 7º Congresso Brasileiro de Missões (7CBM), em Águas de Lindóia, SP. Foi, como sempre, um congresso maravilhoso de atualização sobre o trabalho missionário no mundo. Deus falou bastante ali, por meio dos testemunhos, mensagens, conversas nos corredores, elaboração de estratégias e parcerias e muito mais.

Tive o privilégio de conduzir os momentos de louvor congregacional desse evento, o que consiste numa grande honra para mim. Fui acompanhado da banda que trabalha comigo. Antes do congresso pensei em compor uma canção que pudesse servir de ânimo para os congressistas. Confesso que não consegui completá-la a tempo. Mas, durante o congresso Deus foi me dando inspiração para terminá-la. Seria uma música bem brasileira, feita na viola caipira, que contasse a história das missões no correr dos anos, desde os primeiros apóstolos, até os dias de hoje. Como se pode perceber, uma música que seria bastante extensa. Para isso, lancei mão dos livros de história das missões (Ruth Tucker, Stephen Neill entre outros) e de muitas anotações que tenho arquivadas.

Como eu queria trabalhar a idéia de levar a Palavra de Deus aos quatro cantos do planeta, utilizei uma idéia encontrada no galope à beira-mar, um estilo musical nordestino, onde a última frase de cada estrofe se repete, reforçando a idéia da canção. Assim “Levando a Palavra em todo lugar” é um pagode de viola inspirado no galope à beira-mar.

Como havia dito aos congressistas, essa música seria disponibilidade para que servisse às igrejas, seminários e todos aqueles interessados em contar a história dos avanços missionários no correr dos anos. É claro que na canção foi impossível relatar tudo o que contam os livros. Mas, quem sabe sirva de inspiração aos estudiosos de missões a se aprofundarem nessa maravilhosa e gloriosa narrativa. Que Deus seja sempre louvado.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *