Por Lênia M. César Almeida

Anseio seguir os passos de nossos antepassados cristãos na história que Deus ainda está escrevendo

Há muitas formas de ler a Bíblia toda com o alvo de compreendê-la aproveitando seu precioso ensino e sabedoria para a vida. Existem várias estratégias e sugestões incentivando esta prática com proveito a fim de lembrar, reviver e celebrar a história divina que pode nos conduzir a uma fé genuína.

Particularmente, minha experiência marcante com o Antigo Testamento aconteceu por meio de uma disciplina intensiva oferecida pelo Centro Evangélico de Missões (CEM), ministrada pelo professor André Buxton, em 1997. Este mestre conquistou toda a atenção e o interesse dos alunos separando episódios bíblicos que marcaram historicamente cada um dos nove períodos, denominados por ele como “cabides e macetes”!

Os alunos vislumbraram os conteúdos de uma forma leve, profunda e sublime, perpassando por lugares e percebendo os acontecimentos, os costumes e as ideias em cada contexto (literário, histórico, geográfico, cultural e religioso).

Posteriormente, usufruir dos desafios do Novo Testamento na mesma escola. Um professor mais moderno cativou os alunos na área da pesquisa individual com exercícios inovadores aprofundando, assim, uma esplêndida visão panorâmica conectada ao Antigo Testamento!

No início de 2023, visitando uma Igreja Presbiteriana em Montes Claros, me surpreendi com o livro texto usado na Escola Dominical: A Bíblia Toda o Ano Todo – meditações diárias de Gênesis a Apocalipse, da autoria de John Stott, um teólogo inglês considerado como uma das cem personalidades mais influentes do mundo. A partir de então, adotei-o como meu devocionário.

Com Stott percorri os diversos panoramas dos três períodos do ano eclesiástico: Do Natal ao Pentecostes, Do Pentecostes à Parusia e Da Criação a Cristo, representando o Deus Todo Poderoso tendo se revelado em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo!

Dia a dia, em 2023, de maneira prazerosa e impactante me juntei ao passado e ao povo de Deus desde o Jardim do Éden até à prisão na Ilha de Patmos. Cresci na fé ao lado deles e na confiança no único Senhor da história. Anseio seguir os passos de nossos antepassados cristãos na história que Deus ainda está escrevendo.

Se você é novo na caminhada cristã, se tem dúvidas do enredo cristão, se sente falta do conhecimento bíblico ou se se sente confuso e perdido diante dos desafios da vida, as Escrituras o podem trazer paz e nortear seu caminho com Cristo.

“Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.” (Ap 2.5b e 6)

 

  • Lênia M. César Almeida

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.