[500 Anos da Reforma]
Por Martinho Lutero

Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas.
— 1 Coríntios 7.17

Os cristãos têm liberdade. A fé e a vida cristã não estão restritas a uma determinada fase ou contexto de vida. Antes, estão acima de todos os contextos, estão em todos os contextos e perpassam completamente, do início ao fim, todos os contextos da vida.

Portanto, não é necessário que você aceite ou desista de qualquer posição na vida para receber a salvação. Permaneça em qualquer lugar onde o evangelho o alcance. Você pode permanecer lá e ser salvo. Não é necessário que você abra mão do seu casamento e corra do seu cônjuge não cristão por amor à fé ou à salvação. Por outro lado, não é necessário que você se case por amor à fé ou à salvação. Se você é casado, seja com um cristão ou com um não cristão, seja com uma pessoa boa ou com uma pessoa ímpia, você não será salvo nem condenado por causa disso. Se você não estiver casado, você também não estará salvo nem condenado por estar solteiro. Isso tudo é livre – livre!

Como resultado, se for um cristão e permanecer assim, você será salvo e, se você continuar sendo um não cristão, será condenado. “Esta é a minha ordem para todas as igrejas”, o que significa: “Esta é a regra que ensino a todos os cristãos para os quais eu prego. Eu não os ensino a deixar suas posições na vida nem os ensino a incitar tumultos, mas sim a permanecer onde estão e viverem em paz”.

Assim, você pode ver que Paulo não distingue ou identifica posição alguma na vida como sendo abençoada, exceto esta: a de ser cristão. Quanto às outras, ele deixa as pessoas livres, visto que, em si mesmas e de si mesmas, elas não nos salvam nem nos condenam. Mas todas as posições na vida – não importa quão bem mantidas elas sejam – podem ser abençoadas por meio da fé ou amaldiçoadas por meio da falta de fé.

Em 2017, Ultimato vai relembrar e celebrar os 500 anos da Reforma Protestante. O Blog publica, sempre às segundas-feiras, uma devocional do reformador Martinho Lutero, retirado do seu Somente a Fé – Um Ano com Lutero.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.