Resolvemos, as filhas, fazermos este comunicado de forma mais pessoal sobre a saúde do nosso pai. Desde o Comunicado de 8 de setembro, informando a sua queda, temos recebido inúmeras manifestações de carinho e orações. Passados 16 dias, as pessoas têm buscado notícias. Elas querem saber como está o “Reve”, como estão os familiares e como está a Ultimato.

 

Como está o “Reve” [Pastor Elben]?

Ele continua internado na UTI do Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte, fisicamente estável. Respira com ajuda de um aparelho portátil. Neurologicamente não houve alteração do quadro. Ele continua em coma, mesmo com a retirada da sedação há alguns dias. Os médicos nos informaram que o hemisfério direito do cérebro sofreu isquemia. Do ponto de vista da medicina, as possibilidades de retorno à consciência são mínimas. E a cada dia que passa, humanamente falando, diminuem as perspectivas. Os médicos nos avisaram que no início da próxima semana ele deverá ser transferido para o quarto.

O Elben recebe visitas diárias de membros da família e amigos em dois horários. Ao lado do seu leito na UTI, colocamos uma cruz vazada pequena e, na parede, colocamos fotos, versículos e sua identificação: “Elben, casado há 60 anos com Djanira, pai de cinco filhas, avô de sete netos e três netas, bisavô de um bisneto e três bisnetas. Muito amado!”. Durante as visitas, cantamos, atualizamos notícias, relembramos fatos, lemos a devocional do dia do mesmo devocionário que ele estava usando, oramos, massageamos os pés. Entre outras coisas, pedimos que o “Divino Companheiro” esteja ao lado dele neste leito de sono.

Um dos versículos colados no quarto de Elben: "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti". (Isaías 26.3)

Um dos versículos colados no quarto de Elben: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti”. (Isaías 26.3)

É triste para nós vê-lo assim, ele que é tão cheio de vida, cheio de planos, mesmo com os seus 86 anos. Temos clamado a Deus, pedindo que o traga de volta à vida plena.

 

Como está a família?

Orando, esperando, orando. As filhas, os genros e os netos se alternam em Belo Horizonte. Djanira, esposa, está firme como uma rocha. Ela conta especialmente com o apoio da filha mais velha que reside com ela, mas também das outras filhas. Djanira teve a oportunidade de visitar o Elben duas vezes. Quase todos os dias, perto do meio-dia e à tardinha, nos juntamos às duas para ouvir ao telefone o relato das visitas feitas. E acabamos de instalar internet na casa delas para podermos trabalhar lá e estarmos mais próximas.

Em uma de nossas visitas, um plantonista da UTI, talvez por nos ver cantar, perguntou: “Vocês estão cientes da gravidade do quadro?”. Sim, estamos cientes. Por isso mesmo, oramos insistentemente para Deus operar um milagre, se esta for a sua vontade. Sabemos que Deus está no controle e que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28).

Temos sido grandemente apoiadas pela igreja de Viçosa, por muitos amigos em Belo Horizonte e outros lugares, e nos sentimos fortalecidas pelas orações de tantos intercessores.

 

Como está a Ultimato?

A despeito do abatimento com esta situação, cada um continua o seu trabalho. Duas vezes por dia, duplas de oração intercedem pelo “Reve”. As rotinas não se alteraram e a Editora segue em fluxo normal.

 

Olhe para o Alto!

Uma de nós recuperou um livreto publicado em 2004, escrito pelo pai, cujo título é “Olhe para o Alto”. São frases curtas que apelam para o leitor não olhar para as circunstâncias, não olhar para baixo, mas para o Alto, para Deus e receber dele o alento, a força, a bênção diária, o milagre.

Perguntas sem resposta, acontecimentos sem lógica, dores sem diagnóstico, medos sem definição — são problemas incômodos, passageiros ou não. ‘Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá’ (1Co 13.10).
— Elben César, em Olhe para o Alto, 2004 (p. 18).

 

Agradecidas, pedimos aos irmãos que estão intercedendo que continuem orando e olhando para o Alto, enquanto aguardamos a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

 

As filhas Júnia, Lênia, Klênia, Délnia e Gínia

[com Djanira]

 

  1. Antonia Leonora van der Meer

    Queridas filhas, tia Deja e todos os demais familiares, equipe da Ultimato e IPV,. Sinto muito com vocês por essa situação tão grave e inesperada. Que Deus continue lhes dando forca e paz vê esperança é a certeza que a cada instante o Senhor esta com ele e o guarda com muito amor. Eh continuo orando,. Tonica

  2. ELISANGELA DE FATIMA SILVA DE OLIVEIRA

    Obrigada a família por compartilhar conosco que amamos o “Reve” e estamos em constante intercessão esses momentos que são preciosos para a família, por que estar com o “Reve” sempre foram momentos singulares.

  3. O testemunho de fé, paz e confiança de todos vocês é um referencial para todos nós que conhecemos toda família! Aqui em Aracaju, continuamos orando por todo esse quadro, na certeza de que o Senhor está no controle e que os ama verdadeiramente. Reve é amado de todos nós! Exemplo de vida! Abraço carinhoso.

  4. Sou grato a Deus pelo Revão. Agradeço o seu pastoreio e as suas realizações abençoadas. Que Deus, em seus santos desígnios, fortaleça e dê tranquilidade à ele, à família e aos amigos nestes momentos difíceis.
    Fábio Lanna.

  5. Permanecemos firmes em oração. Continuamos aprendendo com o Reve sobre a maravilhosa graça do Pai, mesmo com ele na UTI! Q esta doce graça sustente a família neste tempo de aprendizagens em meio a dor e a espera. Obrigada pelas notícias!

  6. Carolina Duarte Ferreira Coelho

    Boa noite família amada. Eu Carol ex aluna da escola CEM, da 8IPBH, estou morando em uma outra cidade no estado do PR. A casa de minha mãe em BH esta a dispocisao para hospedar -los caso necessário para algum familiar do amado Rev.
    Sigo orando. Carol

  7. Deus sempre esteve no controle da vida do nosso querido Elben e hoje ainda mais. Por isso estamos orando… eu, minha família, a igreja no lar e a Igreja Batista da Redenção. “Deus, “entra em cena” e restaura totalmente a saude do nosso querido irmão Elben. Deixa ele ficar aqui conosco, em plena saúde e vigor, um tempo mais. Amém!

  8. Também estou orando juntamente com minha esposa, Darcília, e pedindo que nossas Igrejas no campo missionário em Sta. Maria do Suaçuí/MG, I.P.Sitio da Luz…orem também.. “EU, EU SOU SOU AQUELE QUE VOS CONSOLA…” (Isaías 51:12) ; abração a toda a família!

  9. Eu, Eu Sou Aqule q vos consola (Isaías 51:12); abração a toda família : Rev Esdras C. Eller e Darcília, e campo missionário em Sta. Maria do Suaçuí /MG e região ; também estamos orando pelo Rev Elben e sua família.

  10. Estimados familiares do Rev Élben…. É um momento particularmente delicado quando somos confrontados com vontade de nosso Pai divino ….. Muitas vezes não entendemos a dimensão da Palavra presente ao interferir em nossos projetos de vida….. Mas assim como um pai ou mãe terrenas, sempre está à nossa frente para nós conduzir e orientar…. Creio que também é este o caso com o Rev Élben…. à nossa frente Deus o conduz inclusive para nossa orientação….que saibamos reconhecer e se possível aceitar sua Luz….Deus o Pai a todos conforte e ao Rev Élben conduza segundo Sua vontade…P Rubens Ruprecht.

  11. Carlos Rogério Silva

    Orando pelo querido Reve. Sou mestrando no CEM e tenho sempre gravado em meu coração as ricas oportunidades ao lado de sábio e sempre querido Rev. Élben! Em oração por esa situação e pela sempre linda família que tanto nos acolheu ali em Viçosa.
    Carlos (8IPB – BH).

  12. Primas e tia Dja bandeja, difícil, triste, e o que me vem à mente foram as várias conversas que pude ter com meu tio, sempre sorrindo e me dando tanto carinho, força e a palavra da vez. Amo vocês.

  13. Que a família seja envolvida em forças nesse momento, cientes que, independente dos rumos que a situação tome, a medida da potência de um ser humano diz respeito à dimensão dos efeitos que ele produz na vida, e o Rev Élben é um desses que produz efeitos nos lugares onde passa e também onde não passa, já que aqueles por ele afetados e transformados continuam multiplicando os frutos de sua presença. Abraço fraterno.

  14. Ursula e Hans Udo Fuchs

    Sabemos que a vontade do nosso PAI Celestial é perfeita.
    Nem sempre conseguimos entender…
    Continuamos orando por toda família Elben Cesar, pra que a vontade do Pai seja feita, e SEU nome glorificado.
    Que deus renove as forças de cada uma de vocês, essas mulheres guerreiras.
    Abraços daqui da Africa do Sul

  15. Geraldo Marcio RIBEIRO

    Tenho orado por vcs queridos, vcs q abençoaram e ajudaram tanto minha família. Meu desejo eh q DEUS dê mais uns 15 anos de vida ao “Reve” em nosso meio como fez a teu servo no passado. Abraços!

  16. Rev. J. Cássio Martins

    Amadas, amados familiares do querido Elben, Heloisa e eu estamos junto com vocês, com o coração pequeno. Grande, no entanto, é nosso Pai, Amigo e Senhor. Ele está presente, mesmo não o vendo nós; ele fala, mesmo que não consigamos ouvir. Saibam que também o amado Elben, mesmo no seu silêncio, continua a pregar e escrever, incentivar e visitar [como me visitou quando eu estava na UTI aí em Viçosa], a orar e ler com o coração silente, a sua Bíblia inseparável [suas maiores características]. Creiam, seu testemunho não será esquecido. Amém.

  17. Eunecyr Serafim de Oliveira Bragança

    “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus;” (Salmos 46:10a)

    Rogamos a Deus que continue cumprindo os seus propósitos na vida do nosso amado “Réve” e que o seu amor lhes fortaleça, a cada dia.
    Um abraço bem forte a todos vocês, famíliares, aos amigos e aos irmãos da IPV.

  18. Continuo em oração…..pode continuar orando…cantando ao lado dele….ele pode por acaso ouvir com ouvidos humanos…como tb Deus fala com ele pelo Espirito….onde as vezes nós não alcançamos…. Deus alcança

  19. Arnou Sena Lôbo - pastor jubilado - Canavieiras-BA

    As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Estamos em oração, Deus é fiel, Ele é o nosso verdadeiro pastor, para nos consolar, nos confortar, tenho certeza que Ele está agindo na vida do Rev. Elber, família e igreja. Um abraço a todos

  20. Estou triste, enquanto sobrinho, leitor do Ultimato Online e eterno admirador da garra do tio Elben, a respeito do quadro de saúde dele. Triste também pela aflição que isso causa aos familiares e amigos.
    Mas estou muito, muito feliz porque sou testemunha viva de um homem cuja vida tem sido, até o momento do tombo, ininterruptamente dedicada ao Reino de Deus com tanta base na Palavra, fé, persistência e qualidade. Sua vida tem sido um “Ide por todo o mundo”, literalmente, seja pelos sermões, artigos, livros e testemunho de vida. Soma-se a estes a esposa, filhas, genros, netos, bisnetos, ovelhas, seguidores e leitores. Um “Ide” tão consistente que permanece na Terra mesmo quando o Senhor, um dia, decidir presenteá-lo com o descanso eterno do qual todos nós ansiamos.

  21. Queridos amigos, assim como oraria pelo meu pai, oro peloRev, peço a Deus para acorda-lo,é na minha ignorância da vontade de Deus, e pelo carinho que sinto por este homem de tão grande testemunho, e de grande importância para vida de quem ainda precisa conhecer o amor de Deus.
    Um abraço a todos amigos e parentes.
    Amo vocês!

  22. Ruben de Azevedo Quaresma

    Queridas Filhas e esposa do Rev. Élben César!
    Sempre Admirei toda a família César – constituída de pessoas admiráveis, desde seu patrono, o Rev. Benjamim César e Prof. Elvira César.
    Fui aluno da Júnia durante quase toda minha infância. Rev. Benjamim César fez o meu casamento com minha querida esposa Sónia, há 52 anos. Fui um “fã” do exímio violinista Kléos e colega dos violinistas Kléber (também organista) e Eber. Eu e Sónia convivemos em muitos eventos com Marline. Ouvimos – e admiramos – muitos relatórios do Élbem sobre seu trabalho em Viçosa!…
    Há!… que belos momentos aqueles da minha infância e mocidade, n Igreja Presbiteriana de Campos!…
    Já escrevi uma página-resumo da História do Rev. Benjamim César.
    Mas, é a vida que vai passando, passando, passando… e abrindo espaços a que outros nos substituam, com maior força, ardor, energia e fé!
    Deus esteja com o Rev. Èlben César e dê o devido e necessário conforto aos seus familiares nesta hora difícil!
    Abraços,
    Ruben Quaresma e Sonia.

  23. Ginia , Delnia, Klenia, Júnia ,Lenia e tia Deja….estamos sempre com o nosso pensamento com vocês!! O Reve e toda essa familia fizeram tanta diferença em minha vida. Sempre contei com o apoio , o carinho e compreensao de todos vocês que foram e São abençoados sobremaneira!!! Deus está com o reve agora e desejo a presença reconfortante Dele com vocês todos os dias! Com amor. Selma chaves, a doidona!!

  24. Graça e Paz a todos os familiares. Conheci o Rev. Elben em Barbacena qdo aqui morava. Sinto muito pelo estado de seu pai. Mas “A vereda do justo é como a Luz da Aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia Perfeito”. Prov. 4:18 Agradeço a Deus pela vida de seu pai e o testemunho que tem dado ao longo dos anos. Que este dia perfeito seja a vontade de Deus e amparo para dos nós. Ainda resta a Esperança.

  25. Marilia Caixeta Franco Ariosa

    Reconfortante sabermos que a família está fortalecida mesmo diante de um quadro tão grave. Sabemos que Deus tem planos de salvação para muitos que estão acompanhando esta família (médicos, enfermeiros, etc). Que Deus possa agir sempre! A todos vocês fica o carinho e as orações da família Caixeta Franco, a qual foi tão bem acolhida pelo Reve, familiares e IPV.

  26. “…Aquele que começou a Boa Obra irá completá-la…” Fl. 1:6 – Essa certeza absoluta consola profundamente e anima a perseverar na intercessão, aguardando o kairós do Soberano!

  27. Entrevistei o rev. Elben em algumas ocasiões para a Rádio Trans Mundial. Uma pessoa doce, centrada e resoluta em sua fé e compaixão. Um apaixonado por Jesus. Não entendemos os caminhos de Deus, mas continuamos a crer. Orando pela família e pelo legado que vai ficando. Grande abraço a todos…

  28. Nós da primeira igreja batista de viçosa nos solidarizamos com toda a família e temos nos lembrado de orar insistentemente em favor do nosso querido reve. sergio figueira

  29. Sílvio Monteiro Barbosa

    O Rev. Wildo, Cocalzinho, GO, foi quem nos colocou em contato com vocês.
    Já oramos, que foi seu 1º pedido.
    O 2º foi visitar o link da Ultimato.
    Sou Homeopata Clássico, pertenço à IBCBH, e moro perto do Hospital Madre Teresa.
    Então, pensei em visitá-los…
    Paz, graça, força, bençãos do Senhor Jesus.

  30. Edilson Botelho e Márcis

    Queridos irmãos da Família Cesár, temos orado pelo Rev. Elben todos os dias desde que soubemos do seu acidente. Vimo-nos no Congresso da Missão Vida em 2014, fiz um convite pra pregar em nossa igreja em Macaé-RJ, mas ele disse que aquele seria seu último compromisso fora de casa – agora ele iria dedicar sua vida ao lado de D. Djanira. Temos muita esperança que Deus o levantará para a Glória do Senhor. Amamos vcs. Abraços da África do Sul

  31. Como já mencionei estive em coma por sete dias, não me lembro do que se passava à minha volta, porém foi lido o texto de Jonas 2 (capítulo inteiro), quando acordei após sete dias eu não sabia o motivo mas pedi para que lessem JONAS 2.
    Ele provavelmente está ouvindo o que se passa à sua volta, NÃO estou AFIRMANDO que ele está ouvindo mas a possibilidade é muito grande.

  32. Heriberto Reátegui

    Querido Pastor Jhony! Estou certo de que o seu sermão proferido no culto de despedida do corpo do Rev Elben foi totalmente ditado pelo Espírito Santo… até nas vírgulas.

  33. Boa Noite,
    Klenia fomos colegas no Mestrado em Extensão Rural. Frequentei a vossa casa e alguns eventos da Igreja. Tiver o prazer e a sorte de privar da companhia do Pastor Elben de vcs e de D. Djanira.
    Lembro dele brincar comigo para ir mais a igreja.
    Estive em Ponte Nova em junho e perguntei a minha tia pelo Pastor. Recordo dele e da vossa família com muito carinhoso.
    Sinto muito.
    Recebam o meu abraço carinhoso. Fiquem com Deus.

    Sueli Ventura

  34. Marister Ferreira dos Santos

    Graça e paz!
    Lendo a respeito da morte do Rev. Elben, eu senti o desejo de compartilhar da grande bênção que recebi, por ter conhecido o Rev. Elben!
    Que crente amado! Que Pastor equilibrado! Que homem humano!
    Sua fé, conduta, testemunho e bom humor, é singular.
    Eu o conheci quando criança.
    A primeira vez que entrei numa Igreja, foi na Igreja onde ele era Pastor. Eu era Batista, mas não havia Igreja Batista em Viçosa, e eu acabei “adotando” A Igreja Presbiteriana como minha Igreja do coração, e o Rev. como Pastor.
    O programa de rádio (por volta dos anos 70) na Rádio Montanhesa de Viçosa, às 13h, se abria com a melodia JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS”. A mensagem simples e direta do Rev. era ouvida todos os dias.
    Agradeço a Deus por ter “formado” o Rev. Elben, e ele, como Davi, “tendo cumprido o propósito de Deus para a sua geração, adormeceu…” (Atos 13:36)

    Que Deus conforte o coração da família e abençoe a Igreja Presbiteriana de Viçosa.

    Marister Ferreira dos Santos – São Paulo – SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *