Detalhe de mosaico bizantino com com cenas da vida de Abraão. Século VI D. C. Basílica de São Vital, Ravena, Itália.

Detalhe de mosaico bizantino com com cenas da vida de Abraão. Século VI D. C. Basílica de São Vital, Ravena, Itália.

 

Por Rosana Basile e Davi Pinto

 

E vi um homem revestido de linho, com os rins cingidos de ouro puro, seu corpo tinha a aparência do crisólito e seu rosto o aspecto do relâmpago, seus olhos como lâmpadas de fogo, seus braços e suas pernas como o fulgor do bronze polido, e o som de suas palavras como o clamor de uma multidão (Dn 10.5-6 – Bíblia de Jerusalém).

 

A beleza exerce sobre o ser humano um fascínio único. Nossos olhos procuram o que é belo, e temos prazer em apreciar cores e formas – tanto as da natureza como as que o homem elabora. O universo das imagens é infinito e toca nossa sensibilidade. Deus nos deu a capacidade de criar e apreciar. A relação entre a arte e o cristianismo deve ser explorada – como já foi ao longo da história da Igreja – de forma coerente e redentora. As artes visuais podem ser grande instrumento na evangelização, no ensino das Escrituras e, por que não, parte integrante de nossa liturgia contemporânea. Quando nos deixamos surpreender pela beleza de uma pintura ou pela perfeição de uma escultura, podemos ser conduzidos a um contato mais sensível e completo com a mensagem da Bíblia.

Infelizmente, o impulso iconoclasta da Reforma Protestante – até certo ponto justificado por excessos da religiosidade católica medieval – foi levado ao extremo e fez que eliminássemos as artes visuais dos templos evangélicos. A barreira praticamente intransponível entre uma cultura baseada na imagem, por um lado, e uma fé despida de qualquer dimensão estética, por outro, ameaça a nossa própria capacidade de comunicar o evangelho de forma relevante ao mundo que nos rodeia. É hora de assumirmos nossa natureza criativa, resgatarmos a arte de seu lugar marginal na vida da igreja e fazermos as pazes com imagens cristãs de qualidade e de conteúdo. Muitos artistas de várias épocas nos precederam nesse caminho e abrem portas e janelas que nos ajudam a conhecer a Palavra de Deus, sua relação com a cultura e seus desdobramentos na nossa vida individual e comunitária.

 

Rosana Basile, artista plástica, e Davi Pinto, diplomata, são casados e têm três filhas. Juntos criaram o Teologarte, site que busca conectar as artes e a fé cristã.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.