heber_mateus2

 

Por Héber Negrão

#ELJ2016 – Um dos objetivos do Encontro de Líderes Jovens de Lausanne é promover os encontros e as conexões em prol da missão de Deus. Michael Oh, presidente do Movimento Lausanne disse no primeiro dia do encontro que “queremos conectar, contar os feitos de uma geração à outra”.

Dentre as várias conexões que fiz durante estes dias, tive a grata surpresa de reencontrar um amigo de adolescência. O Matheus Parker morou no Pará por muitos anos, seus pais eram obreiros do Instituto Missionário Palavra da Vida onde eu sempre participava de acampamentos e eventos para jovens. Matheus e eu tínhamos uma convivência preciosa naquela época.

Quando ele completou 14 anos, seus pais deixaram o ministério no IMPV e se mudaram para o Amazonas com o objetivo de inicar a Missao SEARA que trabalha no alcance dos povos ribeirinhos que vivem às margens do Rio Abacaxis. Obviamente que Matheus os acompanhou e ficou envolvido neste trabalho até sua ida para a faculdade.

Durante aqueles anos lá ele percebeu a necessidade de uma ferramenta que pudesse alcançar os ribeirinhos nas épocas do ano em que os missionários não estavam nas comunidades. Matheus então passou a se envolver com radiodifusão durante seus estudos nos Estados Unidos, tornou-se membro da HCJB e passou a morar em Quito no Equador onde atua como responsável pelo departamento de Novas Mídias desta rádio.

Mesmo morando em outro país, Matheus continua dando apoio ao ministério da Missao SEARA. Depois que terminou seus estudos, ele planejou conseguir uma estação de rádio para que os ribeirinhos pudessem ter bons programas. Infelizmente o governo brasileiro dificultou a aquisição de uma estação própria e, por isso, foi necessário mudar de estratégia: ele passou a oferecer aos ribeirinhos um rádio alimentado por energia solar contendo cerca de 2 mil programas gravados em mp3. Esses programas são gravados pela Rádio Transmundial e pela HCJB e têm estudos bíblicos, cânticos e leitura das Escrituras. A cada três meses o Matheus vem ao Brasil substituir os programas já ouvidos por novos programas. Segundo ele, esses rádios mp3 têm tido um alcance ainda maior do que o rádio tradicional. Além disso, ele tem dado um treinamento para que os próprios missionários da SEARA saibam gravar novos programas para as suas comunidades.

No Encontro de Líderes Jovens (ELJ) o Matheus conseguiu fazer novas conexões. Ele foi convidado por irmãos da Libéria para implementar este projeto de rádios mp3 naquele país. E pela facilidade de falar português ele pode se envolver com brasileiros que trabalham com estudantes universitários para auxiliá-los no alcance de seus ministérios através das redes sociais.

• Héber Negrão é paraense, tem 33 anos, mestre em Etnomusicologia. Héber integrou a equipe brasileira no ELJ2016.

  1. Antonia Leonora van der Meer

    Que lindo testemunho! O ELJ foi mesmo esse encontro maravilhoso de pessoas jovens de muitas tribos, línguas, e nações, desenvolvendo já muitos ministérios criativos e buscando aprender mais e servir uns aos outros, sem barreiras denominacionais, raciais ou de línguas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.