Convidamos Rick Szuecs, criador da capa de Ser Evangélico Sem Deixar de Ser Brasileiro, para explicar aos leitores como a ideia surgiu e como foi o processo de preparação até o resultado final. Confira abaixo.

 

Rick Szuecs

Recebemos um trecho do livro, e uma apresentação do autor sobre os principais argumentos da sua obra. Ficou muito claro para nós que os dois pontos mais importantes eram a importância da presença de arte na igreja, e o cultivo de nossa identidade cultural nacional. Com este material, e conhecendo a obra musical do Gerson, começamos (eu e a Pri Sathler, ilustradora) a pensar em como representar isso visualmente. Queríamos algo construído, uma peça artística. Eu (Rick) pensava em cores, tipografia. A Pri começou a imaginar uma igreja brasileira – mas muito mais que uma igreja decorada com verde-amarelo, uma igreja formada com elementos brasileiros. Construída com elementos da música, flora e fauna brasileira.

A igreja também teria uma base – estaria equilibrada em cores e formas da bandeira brasileira. Essas primeiras ideias estão representadas nas imagens do caderno de processos – onde são registrados os primeiros rascunhos.

Processo_1Processo_2

Foi decidido então que essa escultura seria formada por ilustrações e recortes de papel. Assim, conseguiríamos dimensão, profundidade e uma boa diversidade de cores.  A foto abaixo mostra uma ilustração pronta, e os objetos recortados, antes da montagem.

livro

Com a escultura pronta, fomos para um estúdio e fotografamos.

BlogUlt_01_06_16_fazendo_a_capa4

O passo seguinte foi criar o design de capa, acrescentando os elementos de texto. O título está composto de uma fonte formada por listras, sobre barras coloridas. Esse complemento não tirou a atenção da imagem, e adicionou cores extras para deixar a capa ainda mais rica e brasileira. Para terminar, mudamos o fundo natural da fotografia, um branco sóbrio, e adicionamos digitalmente uma estampa formada de pontos bem discretos.

Gostamos muito do resultado, e ficamos ainda mais contentes de saber que o Gerson gostou. Quer dizer que conseguimos, pelo menos um pouco, representar na capa o conceito original do livro.

BlogUlt_01_06_16_Capa_alta21 imagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.