Por Lissânder Dias

Uma das metodologias mais agradáveis aqui no CLADE V (Congresso Latino-americano de Evangelização) é o estudo bíblico ao redor de mesas. São grupos de cinco a dez pessoas que, primeiramente, ouvem exposição bíblica vinda da plenária por cerca de 15 minutos e, depois, respondem perguntas baseadas no mesmo texto bíblico exposto.

A riqueza da Palavra de Deus, por si só, já é uma beleza. Mas o momento se torna ainda mais profundo porque os participantes do “banquete” ao redor da mesa formam um grupo bem diversificado. No meu caso, me juntei a nove pessoas, entre elas: o experiente teólogo René Padilla, uma mulher com deficiência visual, dois ou três pastores, um jovem e uma jovem. Apenas eu sou do Brasil. O texto bíblico exposto em plenária ontem (Jo 20. 21-25) foi feito por uma jovem historiadora mexicana de 25 anos. Alejandra Ortiz Chacón faz parte da Fraternidade Teológica Latino-americana de seu país e entendeu o texto bíblico com clareza e qualidade. A partir do encontro de Jesus ressurreto com seus discípulos, o comissionamento, a capacitação do Espírito Santo e a dúvida de Tomé, Alejandra disse que a “paz que Jesus ofereceu aos discípulos teve um custo, e este custo poderia ser visto em suas feridas”. Ela também chamou a atenção para o momento de dúvida de Tomé. “Jesus comissionou seus discípulos em meio à dúvida, temores e o mistério. Somos enviados ao mundo da mesma maneira que Jesus foi enviado pelo Pai. Caminhar com ele é um convite constante de Jesus”.

Cardápio
O evangelho de João, especificamente o relato após a ressurreição, é o menu bíblico do CLADE V. Este momento de estudo bíblico em grupos pequenos acontece toda manhã e é a primeira atividade oficial do dia. O texto bíblico do evangelho de João completo foi impresso a parte e entregue a todos os participantes.

As plenárias não são centradas em grandes nomes e em longas exposições, mas sim em pessoas pouco conhecidas, mas que estão diretamente envolvidas com a reflexão teológica em seus países. Cada exposição faz parte de um momento maior que inclui a reflexão em grupo.

Toda esta metodologia de estudo bíblico é semelhante a utilizada no Congresso Lausanne 3, ocorrido em outubro de 2010 na Cidade do Cabo, África do Sul. Dá um sentido mais horizontal e menos individualista ao estudo. Também permite que haja interação pessoal e proveito da rica diversidade entre os cristãos da América Latina.

Cerca de 800 pessoas participam do CLADE V, que começou na segunda-feira, dia 9, e vai até amanhã, dia 13, aqui em São José, Costa Rica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.