Jesus Cristo é o nome do homem que dividiu a história, que desafiou o senso comum. Nunca se viu tanto marketing sobre esse nome, nunca foi tão legal ser amigo de Jesus e dizer que o ama. É fato, Jesus Cristo é um ícone, seja ele político, religioso ou libertário.

Mas o que há de real nesse Cristo? Será que com o passar dos anos eu não construí a imagem de um Cristo que me é conveniente? Será que de repente o que conheço é o ícone "pop star" e não a pessoa?

Note que Jesus Cristo expressa a imagem de um homem livre, de mente e espírito livres, e uma das coisas que mais se tenta fazer é controlá-lo. A imagem do Cristo por mim construída é boa, pois vai sustentar a capa espiritual que visto. Isso é sempre mais fácil. É mais fácil me relacionar com a ideia que eu faço a respeito de Jesus, do que de fato me relacionar com ele, e ele é a verdade, o que faz com que cada pressuposto construído sobre ele venha a ruir.

O Cristo que convém a mim nega a minha humanidade, o Cristo que é escândalo me desnuda e revela o quão humano eu sou. O Cristo que me convém me dá o poder de julgar o que é certo ou errado, o Cristo que é loucura vai mostrar que nada sei e do quanto preciso me relacionar com a verdade. O Cristo religioso me cerca em um gueto, seja ele evangélico, batista, calvinista, marxista ou liberal, o outro Cristo vai mostrar que a vida que ele oferece é abundante e plena, que ao invés de me iludir com uma falsa espiritualidade dizendo não ter nada a ver com o mundo, impulsiona-me a desenvolver esta espiritualidade nele, envolvendo-me com pessoas ou grupos que normalmente não gostaria de me envolver.

Os judeus esperavam um Messias revolucionário, e Jesus os deu um Messias reformador. Tudo o que eles queriam era derramar seu ódio sobre os romanos, quando Jesus Cristo lhes ofereceu o amor ao próximo, o que inclui os inimigos. Para os gregos, o homem ideal deveria ser sábio e forte, mas ouviram de um Senhor que se sujeita por amor, que se calou quando podia se defender.

Quem está, de fato, erguido no altar do coração? Cristo ou eu mesmo com minha mente entrincheirada e armada? Talvez a imagem de um Cristo morto me soe melhor do que um vivo. Talvez seja melhor alimentar a ideia de um Cristo que me é conveniente do que permitir que ele se aproxime e mostre-se como realmente é.

Euro Mascarenhas Filho, 22 anos, é missionário de Jovens Com Uma Missão.

  1. Parabéns Euro…!

    Fico feliz em ler teu texto e saber que ele está disponível a para muitos outros…

    Haveremos de ver a água se transformando em vinho…
    A festa está no fim, o milagre vai acontecer…

    Graça e paz…

  2. Euro,fiquei muito feliz ao ler esse testo, porque com os evangelhos de amaciar ego que se ouve atualmente poucos têm a coragem de dizer o que você disse. Que DEUS continue te abençoando!

  3. Parabéns pelo artigo, Euro!
    Que DEUS continue a incomodar as pessoas a não colocarem Jesus em uma caixinha, mas deixar que Ele se revele como de fato Ele é!
    Um abraço.

  4. É notório que a imagem do Cristo esta totalmente corrompida em nossas mentes. Hoje em dia quando quer se falar algo sério no evangelho se remetem logo a Deus, porque Deus lembra mais o velho testamento onde o temor ao Senhor era a abolição de dores e até de morte. Passa despercebido o poder da Graça revelado por Jesus e o cumprimento da Lei. Se entendêssemos, a começar por mim, o poder da Graça e a justificação pela fé, a imagem do Cristo reformador, que primeiramente reformou este pobre pecador que vos escreve, entenderíamos e estenderíamos a mesma Graça aos nossos semelhantes.

  5. Querido Euro, fico realmente muito feliz com seu desenvolvimento espiritual e intelectual, e principalmente por enxergar o que estão fazendo com o cristo, desprezando assim o Cristo. Fico feliz de saber que de alguma forma Deus tem levantado jovens como você para enxergar isso e denunciar às próximas gerações, para quem sabe ainda poder reverter o quadro obscuro que a fé evangélica resolveu pintar. Fico mais feliz de saber que voce um dia foi minha ovelha.

  6. Posso pensar no futuro com um pouco mais de alívio por saber que jovens como você estão sendo moldados pelo Espírito com uma mente cristã para avaliar a realidade de maneira bíblica. Obrigada pelo compromisso de não sonegar a verdade, mesmo quando ela é dolorida de se admitir e obrigada por me dar esperança de uma boa herança para meu filho u minha filha num futuro próximo, por favor o lidere ou a lidere na verdade.

    Com louvor, pela mente e pela capacidade de construir suas idéias na forma de sentenças que pude ler, pensar, sentir e refletir.

    Sabe que tenho expectativas sobre você e seu futuro,
    Hellen Braga

  7. Euro, PARABÉNS!!!!
    Querido, que bom ver que um jovem com 22 anos, não está alienado, ou pegando a onda do momento, mas consegue ir além, e não só isso, escolhe remar contra a maré. Ufa!!! Isso não fácil, animo! Coragem! Seja persistente, não perca as oportunidades de influenciar esta geração com textos como este. Que este seja o primeiro de muitos outros.
    Beijinho, Guta.

  8. Euro, PARABÉNS!!!!
    Querido, que bom que um jovem com 22 anos, não está alienado, ou pegando a onda do momento, mas consegue ir além, e não só isso, escolhe remar contra a maré. Ufa!!! Isso não fácil, ânimo! Coragem! Seja persistente, não perca as oportunidades de influenciar esta geração com textos como este. Que este seja o primeiro de muitos outros.
    Beijinho, Guta.

  9. Arnald R. Souza, pastor na IPB

    Glória a Deus! Mais uma luz se descortina. É verdade, ainda há esperança! Que o Deus de toda a graça nos inspire tal qual o Euro a cantar novamente, pregar mais arduamente a cerca do Cristo da Bíblia e Reformarmos nossa idéia de Jesus Cristo. Soli Deo Glória!

  10. Que o Cristo que que te desnuda seja o mesmo que vulnerabilize os travestidos e religiosos.
    Que o Cristo que nos salva seja o mesmo que te conduza nos caminhos do pioneirismo sodalício.
    Que a fé que nos une nos torne obedientes para responder o chamado deste duro discurso.
    Um abraço!
    Leo

  11. Amado, Euro! Realmente é maravilhoso observar o que as pessoas falam de Deus e me alegro em saber que você é uma delas. Que Deus abençõe sua vida abundantemente, te estruturando cada dia mais, para que você possa continuar realizando este excelente trabalho: Anunciar o amor de Cristo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>