O que faz um grupo de oitenta pessoas, entre jovens, adultos e algumas crianças, acordarem muito cedo, em meio a um frio de 15 graus, para participarem de uma reunião de oração no “meio do mato”?

A Igreja Presbiteriana de Viçosa cultiva este hábito que já dura 47 anos. Pelo menos duas vezes por ano, seus membros e congregados são convocados a participar da Semana de Oração no Pinheiral, às 6 horas da manhã.

Este local, na área da Universidade Federal de Viçosa, é arborizado, às margens de uma antiga represa. Alguns vão de bicicleta, outros de carro e outros a pé, para orar com unanimidade por temas propostos pelas lideranças da igreja.

O Pinheiral tem um grande valor afetivo para a igreja, pois antes mesmo de ser oficialmente organizada, um grupo de estudantes universitários se reunia ali para orar a Deus, nas mediações do nome de Jesus, em busca da orientação e do poder do Espírito Santo. Eram tempos de perseguição aos evangélicos em Viçosa e o verso colocado na parede do templo era: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”.

Muita intercessão, muita gratidão, muitos desabafos, muita entrega foi feita nesse lugar ao longo dos anos.

Na semana que passou (5 a 10 de maio) os temas de oração foram os ministérios paralelos dos quais a igreja participa e apoia, como a Rebusca (entidade de ação social fundada por membros da igreja há 27 anos), o Centro Evangélico de Missões (também fundado por membros da igreja há 25 anos) e a Ultimato.

Embora Ultimato não tenha vinculação institucional com a Igreja Presbiteriana de Viçosa, recebeu desta apoio decisivo desde a sua fundação. Todas as despesas gráficas da 1ª edição há exatos 40 anos foram pagas pela igreja. A IPV manteve o salário integral de Elben César como pastor da igreja por cerca de 20 anos, ainda que ele dividisse seu tempo com a revista.

Um dos motivos pelos quais se orou nesta semana foi o Encontro de Amigos que se realizará de 31 de julho a 02 de agosto para comemorar os 40 anos de Ultimato. Este Encontro será aqui em Viçosa e as reuniões acontecerão na Igreja Presbiteriana no centro da cidade.

Vocês estão convidados para o Encontro, inclusive para orar às 6 horas da manhã no Pinheiral!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.