Baixou, de novo, o espiritismo na Rede Globo, com "O Profeta"

A história é velha e o folhetim, surrado. Mas a força da Rede Globo repete à exaustão os supostos poderes, premonições, entre outros efeitos do gênero, para mexer com as emoções do respeitável público. O circo está armado e começa hoje mais uma novela “espiritualista”. Na verdade, Walcyr Carrasco, supervisor, Duca Rachid e Thelma Guedes adaptam o texto original de Ivani Ribeiro. Trata-se de mais um remake da Globo. Como sempre, a pretensão é apresentar uma religiosidade “católico-espírita”, “espírita-cristã” e até “protestante-espírita”. Tal salada mística alavanca a audiência e enche os cofres da grande Rede. A massa parece não saber se gosta mais da brincadeira de adivinhação, dos “fluidos” e “dons” do “profeta” ou do consolo de uma vida em evolução, em que nos livramos das responsabilidades e a vida gira como uma roda-gigante fatalista. E, claro, tudo acaba bem… Nada mais anticristão. Aliás, quem é espírita não é cristão. Não há a menor possibilidade de alguém professar o cristianismo e ao mesmo tempo professar o espiritismo. É uma coisa ou outra. O Brasil não é apenas o país mais católico do mundo, mas também o país mais espírita do mundo. E a Rede Globo sabe disso. Dizer que a novela é um espaço para o debate sobre o espiritismo é bobagem. A Globo alimenta o sincretismo e regurgita o espiritismo. O novelista Walcyr Carrasco já disse a que veio em “Alma Gêmea”: “Não poderia fazer um trabalho se eu não acreditasse no tema”. A inspiração do ator Thiago Fragoso, o “profeta”, vem do budismo e das biografias de Chico Xavier. Ou seja, tirem as crianças da sala porque vem aí mais um campeão de audiência… Acesse a edição especial sobre espiritismo da revista Ultimato. Para ler sobre predestinação, eleição e livre-arbítrio, acesse Confissão de Um Peregrino, de Francisco Leonardo Schalkwijk. Para ler sobre escatologia, acesse O Tempo de Deus — a Bíblia e o futuro.

  1. meu amigo, gostaria de advertir a você sobre seu comentário, quando disse que quem é espírita não é cristão.
    Primeiro pra falar de um determinado assunto é preciso deixar de lado nossas tendencias e pesquisar, procurar saber do que está falando para não falar blablabla. Aprenda a deixar seu fanatismo de lado e conheça a doutrina espírita primeiro antes de falar que espírita não é cristão e o espíritismo não é uma religião cristã. Só pra você ter uma idéia, no livro dos espíritos, kardec pergunta aos espíritos quem seria o guia e modelo da humanidade e eles respondem, Jesus.
    isso é só um pequeno exemplo. Somos cristãos sim, seguimos o ensinamento de Jesus e o espíritismo é pautado no ensinamento cristão. Não seja orgulhoso e egoísta ao ponto de achar que sua religião é a certa é a escolhida e só vocês seguem Jesus.
    Jesus veio para nos dar o exemplo do perdão e de amor e não veio em nome de religião e nem criar religião alguma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.