fórum

Como cristãos evangélicos, tendemos a dar pouca importância à arte. Consideramos os outros aspectos da vida humana mais importantes.

Então não seria melhor o cristão fixar o olhar apenas nas “coisas religiosas” e esquecer a arte e a cultura? Será que a arte é simplesmente uma forma de fazer a mundanalidade entrar pela porta dos fundos? Qual o lugar dela na vida cristã?

Sortearemos dois participantes deste fórum para ganhar 1 (um) exemplar do livro A Arte e a Bíblia e 1 (um) CD da banda Crombie.

Resultado: dia 13 de abril.*
* Alterado para o  dia 20 de abril.

Resultado:
• A Arte e a Bíblia – Weiden M. Mendes
• CD Crombie – Roberto Cachoeira
Enviamos um contato para o e-mail fornecido.

  1. #1 por Flexa em 25/03/2010 - 13:13

    A arte reflete a busca humana por beleza, seu papel na vida cristã é o transmitir de uma faceta da semelhança divina através da criatividade. Fazendo isso da maneira correta testificamos do propósito divino de nos fazer semelhantes a Jesus.

  2. #2 por Guilherme em 25/03/2010 - 14:31

    Arte é expressão, e não há nada melhor do que expressar as maravilhas do Reino ao mundo. Há uma enorme carência artítisca no meio cristão, pois não valorizamos a forma como as coisas são expressas, mas somente o seu conteúdo. Isso empobrece qualquer expressão de arte. A música tem uma letra legal, mas a melodia é absolutamente comum e sem relevância. Está na hora de pararmos para pensar em quais são as ferramentas que estamos utilizando para mostrar o amor de Cristo aos outros e se as utilizamos da maneira correta. Deus criou a arte para a Sua glória e, junto com ela, criou o homem, que tem a capacidade de pensar e de se expressar de várias maneiras.

  3. #3 por ANDREA MENEGATTE em 26/03/2010 - 21:20

    Estou licenciando em Artes pela UEPG e fiquei empolgadíssima com o lançamento. Acredito que falta poesia, música e arte na vida de alguns crentes, como também nas igrejas que só vêem a vida em preto e branco. Valorizar a arte nas nossas igrejas contribuirá para trabalhar a sensibilidade e a apreciação pelo belo. Também oferecerá um horizonte novo, lindo e diversificado àqueles que ainda vivem de forma embrutecida.

  4. #4 por Renato em 29/03/2010 - 12:00

    A arte é um dom de Deus como disseram Calvino, Kuyper, Rookmaaker e Schaeffer. Não existe algo com “isso é espiritual” ou “isso é material” na vida. Para o cristão, existe apenas uma vida inteira, onde tudo deve ser feito para a glória de Deus. Produzir arte ou contemplá-la, é tão importante quanto ir a igreja, cantar, pregar, ou orar a Deus. Em toda esfera da vida, a totalidade da cultura humana, podemos contemplar a beleza, criatividade e a glória de Deus. Se fomos criados para produzir e criar a cultura em um mundo criado belo e outrora caído, também devemos esperar que toda a cultura seja reminida no paraíso recuperado.

  5. #5 por Renato em 29/03/2010 - 16:24

    Uma questão muito importante e polêmica com relação a arte, é a justificativa para se criar ou se deleitar com alguma expressão artística. Alguns cristãos – especialmente evangélicos – acham que a única justificativa deve ser transmitir a mensagem do evangelho. Discordo completamente. A justificativa para a arte, é a própria arte. A natureza nos fornece temas e inspiração em abundância.

  6. #6 por Léo Waltrick em 30/03/2010 - 14:36

    Pela falta de conhecimento e contato, muitos na sociedade minimizam de forma extrema o real conceito de arte e no meio evangélico isso só aumenta infelizmente. Desde do início da criação da natureza e do ser humano por Deus vemos a arte se manifestar, depois na época dos os primeiros humanos primitivos, eles já se comunicavam nas cavernas por meio da arte através de desenhos, enfim a arte estará sempre inerente a cultura, ao ser humano, as relações sociais, a civilização etc, e não há como separar isso, mas é claro que as 7 artes: Música, Pintura/Desenho, Escultura, Dança, Literatura, Teatro e Cinema, são formas mais intensas e sistematizadas de arte e que devem ser experimentadas com sabedoria e sem preconceitos, para estarmos mais completos como ser humano, indivíviduo e como cristão.

  7. #7 por Tiago César de Siqueira em 31/03/2010 - 11:17

    Arte é vida! A arte é uma da inúmeras maneiras que temos para expressar e retratar a vida. Não há como separar coisas religiosas e arte, está tudo junto. Se excluirmos a arte devemos excluir a bíblia também! O que falar dos salmos? ou do livros de Provérbios e Cantares?E o rei Davi dançando e cantando? Tudo isso é arte! Deus criou o homem com toda sua capacidade e criatividade para que ele pudesse O adorar de todas as formas possíveis e saudáveis. E é isso que devemos fazer! Cada um com seu talento, seja com música, com dança, com palavras, poemas ou qualquer outra forma de se expressar, o importante é sempre expressar louvor ao nosso Senhor!

  8. #8 por Hemanuela em 31/03/2010 - 11:26

    Acredito que a arte, em suas várias expressões, nos aproxima ainda mais de Deus. Afinal, foi Ele mesmo quem nos dotou de tanta inteligência e criatividade! Deus é um artista e tanto..muitas de nossas artes são apenas rascunhos que tentam imitar e desvendar Sua criação.. tantas cores, tanta vida, tanta alegria!

  9. #9 por Gabriel em 31/03/2010 - 12:44

    Inegavelmente, a arte chama a atenção; há algo nela que atrai as pessoas, fazendo com que se identifiquem com algo expresso naquela forma artística. Por exemplo, pessoas que têm dificuldade em memorizar uma passagem bíblica conseguem muito mais facilmente memorizá-la através de uma pintura, ou mesmo através de uma música sobre a referida passagem. A arte tem seus encantos e seus mistérios, e é uma criação muito criativa de Deus.

  10. #10 por Isaias Junior (Blog do Zazá) em 31/03/2010 - 13:48

    Infelizmente esta aversão às artes, em partes, é fruto do imperio do poder e do fascínio que a igreja adquiriu ao longo de sua historia. Fato este que diverge totalmente dos ensinamentos de Cristo que quando bajulado pelo jovem rico respondeu ” Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.”

  11. #11 por Andréa Pires em 31/03/2010 - 15:10

    Arte, cultura e religião! Realmente é muito relevante pensar e discutir sobre estas questões. Sou fotógrafa, bailarina e cristã. Vejo a arte como uma extensão de nós mesmos e como reflexo de nossa cultura. Compreendo que a manifestação da arte dentro das igrejas, nada mais é do que um reflexo da grandiosidade e diversidade vinda de Deus. Também percebo que esses assuntos não se antepõem um ao outro, mas se complementam. Não estamos alheios a cultura, ao contrario estamos imerso em um universo de arte e a cultura que nos cerca. Sendo assim, acredito que esses tópicos não só podem como devem fazer parte do contexto cristão.

  12. #12 por Felipe Stresser em 31/03/2010 - 18:38

    Se tudo que existe foi criado por Deus, nada do que chamamos de arte ou criatividade é, por definição original, logo, tudo que reproduzimos a partir do que conhecemos, que são coisas que Deus criou, são coisas que homenageam esse Deus criador. Dessa forma, nossa capacidade de criar e reproduzir são resquícios e herança da nossa semelhança com o Criador. ” Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.Aí pôs uma tenda para o sol.
    (Salmos, 19: 1)

  13. #13 por Monique Bentes em 31/03/2010 - 21:49

    Deus é um artista, em provérbios 8, observamos a feitura, a obra e satisfação de Deus ao criar,
    isso mostra que as artes é uma caracteristica (das mais marcantes) de Deus. Para prazer e contemplação, elas o exaltam.

    Em efésios 5 quando Paulo nos alerta contra as obras das trevas e das “coisas do mundo” o que ele recomenda que façamos?! r: ARTE!
    “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” ef 5:19

    “Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
    Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
    Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
    Então eu estava com ele, e era seu ARQUITETO; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
    Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.” pv 8:27-31

  14. #14 por Roberto cachoeira em 01/04/2010 - 12:44

    È preciso antes de qualquer discussao no campo das artes modernas a seguinte pergunta. Como apreciá-la se não tive berço ou instrução no campo das artes? Creio que a arte e a cultura não deve ser para um grupo seletista; como no passado, deve ser difundida no meio de todos, pessoas comuns, gente simples, nas comunidades e também entre aqueles que de uma forma natural são inseridos num ambiente de reflexão e tomam gosto pelas artes automaticamente. Na era moderna os artistas tinham a finalidade que seus trabalhos fossem apreciados pelo público.Não obstante os pontos de vista diferentes quanto a missão e ao serviço da arte.

  15. #15 por Weiden de Morais Mendes em 06/04/2010 - 22:41

    A reforma protestante proporcionou uma grande depreciação à relação da arte com a religião. Em busca da negação da cultura católica, que contratava artistas para decorar suas catedrais representando com imagens a cultura cristã (como Michaelangelo), e também das coisas mundanas (a arte), os protestantes perderam grandes oportunidades de apregoar o evangelho nos meios artísticos. Hoje, com novas reflexões como essa, podemos mudar esse cenário, trazendo o conhecimento do evangelho de forma inteligente e agradável à alma humana.

  16. #16 por Renato em 09/04/2010 - 1:34

    Weiden de Morais Mendes :
    A reforma protestante proporcionou uma grande depreciação à relação da arte com a religião. Em busca da negação da cultura católica, que contratava artistas para decorar suas catedrais representando com imagens a cultura cristã (como Michaelangelo), e também das coisas mundanas (a arte), os protestantes perderam grandes oportunidades de apregoar o evangelho nos meios artísticos. Hoje, com novas reflexões como essa, podemos mudar esse cenário, trazendo o conhecimento do evangelho de forma inteligente e agradável à alma humana.

    Caro Weiden,
    os reformadores corretamente dicordaram da visão católica de mundo e espiritualidade, que só classificava como espiritual aquilo que estava debaixo da tutela da igreja. Eles simplesmente mostraram que não existem compartimentos como “isso é espiritual” por causa da mensagem cristã transmitida. Pra eles, toda a vida é cristã. Eles “secularizaram” toda a atividade cultural do homem, inclusive a arte. Por isso, nos países protestantes desenvolveu-se a pintura de gênero e de paisagens. Eles não “perderam oportunidades de pregar o evangelho nos meios artísticos”. Pelo contrário, eles resgataram a pregação genuína do evangelho, pura e simples. Por isso tiveram o impacto que tiveram. Cada coisa no seu lugar: peça no teatro, arte na galeria, filme no cinema, pregação na igreja… Esse é o verdadeiro senhorio de Cristo sobre todas as coisas.

  17. #17 por Isabella Passos em 11/04/2010 - 11:23

    Arte (estética) só é mais uma dimensão na vida humana. Cada vez que sonegamos a oportunidade de remissão em qualquer dessas áreas, dizemos a Deus que ele não é Senhor da totalidade humana. Dizemos que ele “alcança” somente determinado campo e começarmos a reproduzir as esquizofrenias que nos envergonham tanto e que de nada ajuda o Evangelho. Como não engrandecer a Deus, e ao mesmo passo nos humanizar diante de uma pintura de Rembrandt e tantos outros que fizeram boa arte? Como não perceber o salto de qualidade em músicas dessa banda (Crombie) que é alvo de presente desta enquete?

  18. #18 por Fernando Piva em 17/04/2010 - 13:08

    A arte é uma manifestação importante da cultura de uma sociedade. Porque não utilizá-la como instrumento de transmissão dos valores do Reino de Deus para todos?
    A religião cristã, em um momento da história, divinizou a arte. Hoje, ela demoniza. É preciso resgatar esse importante instrumento de comunicação que Deus nos deu.

  19. #19 por Elízia Araújo em 20/04/2010 - 8:32

    Não há melhor exemplo de arte a ser seguido do que o próprio Deus ao esculpir do barro, o homem, à sua imagem e semelhança. E todo o universo criado por ele, revela a sua glória. Jesus se utilizou do recurso literário das Parábolas, para enriquecer seus sermões, enfatizando a prática de suas exposições pela analogia.

  20. #20 por moises em 28/02/2015 - 22:39

    aproveitem e uma ótima técnica que ajuda muito quem tem dificuldade para interpretar as palavras de deus.deus abençoe a todos http://hotmart.net.br/show.html?a=D2584443m

(não será publicado)