Interceda!

O livro A Missão de Interceder nos inspira a orar, a buscar de Deus a sua vontade sobre questões específicas, principalmente sobre o tema missão e proclamação do evangelho. Com a ajuda da Interserve Brasil listamos alguns motivos de oração por países onde a proclamação do evangelho é proibida. Vamos interceder!

Brasil

O maior povo não alcançado no Brasil são os Ciganos. Só há 10 anos as primeiras igrejas começaram a se interessar em sua evangelização e pouco a pouco esse ministério tem crescido.
China

A China é o grande país comunista – o que a recente mudança de liderança significa para a igreja? Em longo prazo, os líderes não esperam grandes mudanças: “Enquanto nós nos comunicamos com o governo, eles nos deixam em paz”, expressou um líder de uma Igreja não registrada. “Por enquanto, a igreja chinesa espera poder continuar crescendo em tamanho e em profundidade. O governo deve manter tudo sob controle, isso é certo, mas a opressão severa é algo do passado. Eu gosto de dizer que o governo está melhorando. Por outro lado, ainda há alguns cristãos na prisão por causa de sua fé e muitos ainda sendo perseguidos pela sociedade e, por vezes, pelo próprio governo.”

  • Ore pelos novos governantes da China, para que sejam justos e promovam a paz.
  • Ore pela igreja, para que continue sendo fortalecida e fiel no seu testemunho, custe o que custar.
  • Ore pelo desejo da igreja chinesa de ser uma comunidade missionária, a partir da China até o mundo árabe (Movimento Back to Jerusalem).

 

Coreia do Norte

A Constituição prevê “liberdade religiosa”, mas, na prática, o governo restringe severamente qualquer atividade religiosa, exceto o que é supervisionado rigorosamente por grupos reconhecidos oficialmente, ligados ao governo. As igrejas que existem na cidade hoje são basicamente “de fachada”, servindo à propaganda política sobre a liberdade religiosa no país. Quase todos os cristãos pertencem a igrejas não-registradas e clandestinas.

  • Louve pelas vidas que vêm sendo alcançadas e rogue ao Senhor que os ajude a ser fortes e perseverantes, e que sejam encorajados a pregar o evangelho aos amigos e familiares.
  • Ore pelos missionários que atuam secretamente nesta nação.
  • Louve a Deus por todos os materiais evangelísticos que têm chegado à Coreia do Norte.
  • Ore pelos governantes, clamando a Deus que crie neles um coração sensível à sua voz.

 

Egito

Embora os cristãos tenham liberdade religiosa, estão sujeitos a discriminação por parte da sociedade e de representantes do governo. Um cidadão egípcio tem em seu documento principal (como o nosso RG ou identidade) o seu status religioso. Imagine que complicação mudar de religião!

A Igreja no Egito está em uma encruzilhada. No último fim de semana, foi escolhido o novo líder copta (um tipo de cristianismo bem antigo da região), Bispo Tawadros. No entanto, ele já sinalizou que não seguirá a mesma direção política de seu antecessor. As pessoas estão se perguntando: “Este homem é o representante dos cristãos egípcios. Se ele não falar sobre a perseguição, se ele não falar sobre a liberdade religiosa, quem o fará?”

  • Ore pelo novo líder copta, para que realmente fale em nome dos cristãos.
  • Ore por encorajamento dos cristãos egípcios para perseverarem na fé e continuarem a testemunhar ousadamente.
  • Louve a Deus pelo reavivamento: “O que está acontecendo no Egito neste mês [outubro] é impressionante! Em meio ao aumento da perseguição, turbulência e incerteza, os cristãos estão alcançando outros e orando fervorosamente.”
  • Ore pela elaboração da nova Constituição do país.

Ore pelos governantes, para que sejam justos com as minorias.

 

Índia

A tensão entre hindus, siques, muçulmanos e cristãos é grande. Há muitos relatos de ataques a igrejas, raptos, detenção e intimidação feitos por extremistas hindus. Essas ações são particularmente dirigidas aos líderes das igrejas. Oito estados têm leis anticonversão, que impedem a conversão de hindus ao cristianismo.

  • Ore por muitos dalits pobres que têm se convertido, mesmo com a lei anticonversão.
  • Ore pelos pastores e líderes, que são os que sofrem maior perseguição.
  • Ore pelo fim da violência e, ao mesmo tempo, por ousadia para os cristãos perseguidos.

 

Nepal

O Nepal é de maioria hinduísta, com 2,8% de cristãos. Uma Constituição provisória escrita em 2007 ainda governa o país. A Assembleia Constituinte não conseguiu cumprir o prazo para escrever a nova Constituição. Assim, novas eleições serão realizadas em 22 de novembro. Um dos principais obstáculos tem sido divergências sobre se os estados que serão criados vão se basear na etnia. O cristianismo ainda é considerado uma religião estrangeira pela maioria dos hindus e budistas. Se algum membro da família se torna cristão, ele ou ela tem a certeza de enfrentar forte oposição da família, e até mesmo ser completamente desprezado por eles.

  • Ore pelas eleições em 22 de novembro.
  • Ore pela elaboração da nova Constituição e por estabilidade política.
  • Ore por diversos projetos missionários no país, especialmente entre os mais pobres e as crianças (projetos de educação, saúde e outros).

Ore pelos cristãos locais, para que sejam testemunhas poderosas entre os seus compatriotas, mesmo sofrendo desprezo e discriminação.

 

Nigéria

Constitucionalmente, a Nigéria é um Estado laico com liberdade religiosa. Embora exista liberdade para evangelizar, há uma forte oposição dos muçulmanos contra os cristãos que procuram praticar este ministério. A oposição islâmica já foi responsável pela morte de muitos mártires, especialmente na região norte.

  • Ore pelo norte da Nigéria, que tem sido atingido por uma onda de ataques brutais contra Igrejas, em sua maioria, atribuídos ao grupo militante islâmico extremista Boko Haram.
  • Ore pelo fim da violência e, ao mesmo tempo, por ousadia para os cristãos perseguidos.
  • Ore para que os governos intervenham na situação da Nigéria (Por isso, cristãos em todo o país vão se unir em uma semana de oração e jejum a partir de 12 de novembro).
  • Abraão Yisa, líder cristão local declarou: “As Igrejas estão sendo bombardeadas todos os domingos, especialmente no norte. Por causa disso, as pessoas estão se recusando a ir aos cultos ou, quando vão, não sabem se voltarão para casa. Reuniões de oração durante a semana foram interrompidas, as pessoas estão com medo de adorar”.

Paquistão

A Constituição estabelece o islamismo como a religião do Estado e que as minorias religiosas devem ter condições de professar e praticar sua religião em segurança. Apesar disso, o governo limita a liberdade religiosa. Uma forma de limitação é a lei da blasfêmia, que pode sentenciar à morte ou prisão. Esta lei tem sido bastante usada por indivíduos que querem resolver questões pessoais, uma vez que, para acusar alguém de ter blasfemado, não é necessário ter provas. Precisa-se apenas da acusação formal. Lá a palavra de um muçulmano vale pela palavra de dois cristãos, o que dificulta o processo de defesa.

  • Ore por Rimsha Masih, uma menina de 14 anos, que em 17 de setembro foi presa por blasfêmia. Este caso tem atraído atenção internacional por causa de sua pouca idade, as questões sobre sua capacidade mental e as alegações de que ela tenha sido vítima de um esquema montado por um ímã local (ímã é o líder da mesquita). Ore pela nova audiência que ela terá em 14 de novembro (ao passo que o imã que supostamente colocou páginas queimadas do Alcorão em sua bolsa foi libertado sob fiança).
  • Ore por coragem, perseverança e fé para todos os cristãos paquistaneses.
  • Ore por um testemunho poderoso em meio a perseguição.

Tunísia

Depois da Primavera Árabe, que iniciou no sul da Tunísia e se espalhou por todo o mundo árabe, o país vive intensa transição política. Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas a nova Constituição está sendo redigida. “A transição de um regime laico, mas autocrático, para uma democracia, liderada por um partido islâmico, tem deixado a Tunísia muito agitada nos últimos meses. Os setores mais laicos e os mais religiosos radicais têm feito ouvir suas vozes.”

  • Ore pela nova Constituição e os possíveis protestos que surgirão disso. Que haja paz no país, mesmo em meio a mudanças (que não são bem-vindas pelos radicais islâmicos).
  • Ore por encorajamento dos cristãos tunisianos para perseverarem na fé e continuarem a testemunhar ousadamente.
  • Ore pelos governantes, para que sejam justos com as minorias.

Ore pelos missionários que atuam em diversos projetos no país.

 

>> Leia também De todos os continentes, Deus ouve! Texto de Liz Valente.

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)