Semana 48: Lucas 12.1-31

12.2-3 Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente.

12.4-5, 7b Jesus continuou: — Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus….Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!

12.8-9 Jesus disse ainda: — Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele.

12.15 E continuou, dizendo a todos: — Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.

12.22 Então Jesus disse aos seus discípulos: — É por isso que eu digo a vocês: não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir.

12.31 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas.

Neste capítulo, como réplica para o tipo de espiritualidade que os fariseus e mestres da lei estavam provomendo, Jesus começou a delinear a sua proposta de espiritualidade. Ela não é nada fácil, mas estabelece um novo conceito de prioridades para a vida pública e privada. Só alguns exemplos desta proposta incluem:

  1. Viva como se todas as suas decisões e motivações fossem públicas porque para quem realmente importa, Deus, são públicas mesmo! Assim, provavelmente muitas das suas ações teriam que ser repensadas. (Lucas 12.2-3)
  2. O seu comportamento pessoal e público não deve ser regido pela pressão social. Não se preocupe com o que os outros pensam. Preocupam-se com a avaliação que o próprio Deus dá para as suas ações. (Lucas 12.4-7)
  3. Se você almeja viver por estes valores que Jesus propunha, então, assuma isto publicamente. Diga com todas as letras de onde vem as suas lealdades. Divulgue-as sem se-intimidar. (Lucas 12.8-9)
  4. A vida de consumismo NÃO É para você! Não se iluda com os seus apelos tão baixos. Os prazeres que o consumismo oferece são momentâneos e passageiros. Deleite-se em coisas não fútis. (Lucas 12.15)
  5. O outro lado da moeda é este: Deus vai prover as coisas que você realmente precisa. (Lucas 12.22)
  6. Desde a vinda de Jesus, Deus está instalando o seu governo entre nós. Como todo fermento, a sua ação é lenta e quase invisível, mas é real. Aqui que se deve investir todos os seus esforços. E assim Deus cuidará de você. (Lucas 12.31)

Oração

Estranho, ó Pai, que muitos reconhecem a ética de Jesus mas não a sua posição. Talvez não tenham percebido o que foi a sua proposta. Capacite-nos de abraçar corpo e alma o Seu projeto para o nosso mundo. Em nome de Jesus. Amém.

  1. Olá Timóteo!
    Como sempre, suas meditações me fazem refletir muito!!! Agradeço a Deus por sua vida, você é um instrumento nas mãos do Senhor! Obrigada por compartilhar conosco o que Ele lhe tem revelado.
    A Deus toda glória!
    Abraços e um abençoado 2013 a você e sua família!
    Vânia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *