Foram mais de 24 horas de viagem e três mudanças de ônibus até chegarmos ao nosso destino, na base da MEIB em São Félix do Xingu, sul do Pará. Estávamos exaustos por conta dos quilômetros de buracos ao longo da rodovia. Pareciam quilômetros intermináveis gerando um certo grau de ansiedade em nós, um desejo intenso para chegar na base MEIB. Nossa equipe nos aguardava: Jozenia, Thelma, Antonia, Samuel, Diône, Marleide e Joelma. A jovem Marcela do mi-nistério TIM, subiu comigo para ajudar no trabalho com as crianças. Chegaram 30 mulheres de 16 aldeias Kayapó e quase o mesmo número de crianças. Que oportunidade tremenda de transmitir a Palavra de Deus a corações tão sedentos.

Ao chegar, observamos que no encontro com outras mulheres de outras aldeias e até mesmo parentes, uma demonstração de carinho diferente do que estamos acostumados a ouvir, mescladas com lágrimas e um som típico da cultura kayapó era balbuciado freneticamente.

Preparei estudos sobre mulheres que tiveram contato com Jesus e o impacto desse encontro. Jozenia enquanto traduzia, Deus dava a ela sabedoria de verter as minhas palavras à cultura indígena. O que eu falava numa linguagem abstrata, Jozenia por seu conhecimento da cultura e língua, contextualizava a mensagem e podíamos ver o resultado através dos testemunhos daquelas mulheres.
Messias Santos, Diône e Jozenia, também ensinaram na língua, e à parte, Jozenia, nos encorajava compartilhando de sua alegria em ver Deus agindo e sua Palavra sendo pregada, produzindo transformação na vida dessas mulheres.

Foram dias preciosos que acontecem uma vez ao ano, onde as nossas irmãs Kayapó tem o privilégio de serem edificadas, retornando as suas aldeias desejosas de compartilhar aquilo que ouviram.

Retornamos de São Félix convictos de formos instrumentos nas mãos de Deus para edificar a Igreja do Povo de Deus entre os Kayapó.

Messias Dias é casado com Evanilde e pai de Marcus e Gabrielle, pastor da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB), é secretário executivo da Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB). Ele mora em Ananindeua, PA

Foto: MEIB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *