annunciation1Leia: Lucas 1.26-38

 

Um grande susto, foi o que experimentou Maria ao receber a visita do Anjo Gabriel. Anjos são figuras muito discretas, gentis e cordiais, mas não aparecem todo dia nem a todo mundo. Por esse motivo o susto da jovem e a insistência do anjo em acrescentar um “Não tenha medo” ao já dito “Paz seja com você”. Mesmo assim, o estranhamento da jovem Maria foi grande. Afinal, ela não prestava culto a anjos nem os procurava por meios de velas, invocações e rituais.

O anjo fez uma saudação que já é em si impressionante. Maria deve ter ficado pensativa ao ouvir o “Você é muito abençoada” e “O Senhor está com você”. A saudação do Anjo faz unir três graças fundamentais na vida de uma pessoa e presentes em Maria: paz, bênção e presença do Senhor. Contra todas as estatísticas, contra todas as probabilidades, Maria era uma mulher feliz, não por ter muitas propriedades, por estar prometida a José ou por ser muito inteligente, mas porque em sua vida se confirmava a vida de Alguém.

A reação de Maria foi de estranhamento, como compreender aquela aparição e aquelas palavras? O Anjo entrou em detalhes, anunciou uma gravidez sobrenatural, como seria o processo de fecundação e quais seriam o gênero e o nome da criança: “Jesus”. E o estranhamento não se deu por falta de inteligência ou por ignorância, pelo contrário, a jovem sabia muito bem que certas coisas eram impossíveis.

A resposta do Anjo enfatiza o poder do Senhor de transcender as possibilidades e extrapolar as expectativas humanas: “Para Deus não haverá impossíveis”. E a atitude final da jovem Maria foi de consentimento humilde e sincero: “Sou serva de Deus. Cumpra-se em mim o que tu dizes”.

Essa jovem inteligente, sensível à fé e disposta a servir ensina muita coisa a nós que vivemos muitas vezes estagnados em nossas esperanças e expectativas em relação à vida e à história, a nós que ficamos travados diante das impossibilidades e das fobias tantas que nos cercam e sufocam. Ela se abriu corajosamente à mensagem do Anjo e se preparou para transcender os limites de sua vida bastante limitada.

Dentre as várias canções da cantata Luz, compartilho “Favorecida”, escrita por Guilherme Kerr & Jorge Rehder e interpretada por Nelson Bomilcar. Ouça. Medite. Ore. http://www.youtube.com/watch?v=-25GFPTc9g0

Gladir Cabral

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *