st-james2Certa vez, Jesus estava caminhando pela praia do mar da Galiléia acompanhado por uma grande multidão, quando viu dois barcos na beira do mar. Os pescadores estavam ali perto, lavando as redes. Eles tinham estado no mar durante a noite inteira, mas não tinham pego nenhum peixe. Entre eles estava um jovem chamado Tiago.

Jesus pediu licença, entrou num dos barcos e começou a ensinar a multidão, que escutava da praia. Os pescadores também ouviam com atenção as palavras de Jesus.

Ao terminar ele se dirigiu aos pescadores:

— Escutem, levem o barco para aquele lado mais profundo e joguem as redes.

— Senhor, nós já trabalhamos a noite inteira e não pescamos nada, mas vamos fazer o que o senhor está mandando—respondeu um deles.

Os pescadores lançaram as redes e pescaram uma quantidade tão grande de peixe, que parecia que as redes iam se rebentar. De longe, por sinais, chamaram os outros companheiros e pescaram até encher os dois barcos.

Tiago estava junto com Pedro, seu sócio na empresa de pesca. Eles ficaram muito admirados com tudo aquilo e perceberam o grande poder que havia nas palavras e na pessoa de Jesus.

Desde então, Tiago deixou os barcos e as redes e passou a seguir Jesus. Tornou-se um pescador de pessoas, chamando gente para entrar no barco da fé. Seu irmão mais novo, João, também o acompanhou.

st_jamesTiago foi sendo transformado dia a dia pela convivência diária com Jesus. Seu temperamento era muito forte. Tanto que Jesus deu a ele e a seu irmão o apelido de “filhos do trovão”.

Um dia, quando ele andava pelas terras de Samaria, notou que aqueles habitantes não receberam Jesus nem deram hospedagem para ele. Tiago e João ficaram indignados e perguntaram a Jesus:

— Mestre, o senhor quer que mandemos descer fogo do céu para acabar com essa gente? Podemos amaldiçoá-los já!

— Queridos, o reino do Senhor é feito de amor e de bênção, não de maldição e amargura.

Outro dia, Tiago e seu irmão foram até Jesus fazer um pedido muito especial:

— Mestre, por favor, atende um pedido nosso.

— O que é que vocês querem?—Jesus perguntou.

— Quando chegar o teu Reino glorioso, deixa eu me sentar do lado direito do teu trono e o meu irmão no lado esquerdo—disseram eles.

Jesus os repreendeu duramente:

— Vocês nem sabem o que estão pedindo nem o que vem pela frente. Por acaso vocês vão conseguir beber o cálice amargo de sofrimento que eu tenho de beber?

— Vamos sim, senhor — responderam eles.

— Tudo bem, vocês beberão o cálice. Mas as coisas do Reino de Deus, é o Pai quem decide.

Os outros discípulos ficaram muito chateados com a conversa de Tiago e João. Jesus teve que ensiná-los com muita paciência:

— Meus queridos, vocês sabem que por esse mundo afora os políticos e os governadores é que dominam o povo. Mas entre vocês não pode ser assim.

Quem quiser ser o maior tem que ser servo dos outros, e quem quiser ser o primeiro tem que ser escravo de todos. Eu estou neste mundo é para servir e ajudar as pessoas, e até mesmo para dar a vida para salvar muita gente.

st-james3

Tiago tinha muita intimidade com Jesus e esteve ao lado dele em momentos muito especiais. Certa vez ele e João subiram num alto monte e viram que o rosto de Jesus começou a brilhar intensamente como o sol e suas roupas ficaram muito brilhantes. Lá eles ouviram a voz do Pai:

— Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!

Tiago também estava com Jesus no jardim do Getsêmani. Ali Jesus chorou até lágrimas de sangue pelos pecados do mundo. Lá eles ouviram Jesus dizer:

— Pai, já que eu tenho que beber esse cálice amargo, que seja feita a tua vontade.

Tiago se dispôs com todo o coração a anunciar o Reino do Senhor Jesus. Dizem que foi assim que ele visitou a Espanha e falou a eles do amor de Deus.

st-james4Com a mesma coragem ele enfrentou a perseguição e a morte. Tornou-se uma das primeiras pessoas a ser morta por seguir a Jesus. Como o Mestre havia profetizado, ele bebeu o “cálice” amargo e veio a ser um exemplo de coragem e fé.

Não se tem certeza, mas parece que muitos anos mais tarde, os restos mortais de Tiago foram levados para a Espanha e sepultados na cidade de Compostela, junto à Igreja que ele ajudou a fundar.

Muitas pessoas queriam conhecer o túmulo desse servo de Deus e faziam longas caminhadas até aquela cidade. Até hoje, muitas pessoas do mundo inteiro vão a pé através do Caminho de Santiago da Compostela, uma longa trilha. Enquanto caminham essas pessoas fazem orações e refletem sobre o mistério da vida.

st-james5.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Conheço bem o mar da Galiléia

Na claridade e na escuridão

E cada onda sempre leva junto

Um pedacinho do meu coração.

A minha vida é minha pescaria,

Eu sou Tiago “Filho do Trovão”

Até que Deus chegou, e quem diria,

Mudou o rumo dessa embarcação.

.

Não tenho medo!

Não tenho medo da espada,

Não tenho medo da estrada,

De andar por baixo da escada.

Não tenho medo!

Não tenho medo de cometa

E nem do boi da cara preta.

Não tenho medo de careta.

.

Vem me dar coragem, por tua palavra

Sempre mais cortante que qualquer espada.

Quero andar contigo pela longa estrada

Nessa terra estranha ou perto lá de casa.

.

Não tenho medo!

Não tenho medo do escuro,

Não tenho medo do futuro,

De caminhar por sobre o muro.

Não tenho medo!

Não tenho medo de aranha,

Não tenho medo da montanha

E nem dos touros de Espanha.

.

Feito um passarinho pelo céu aberto,

Vôo solto e livre pois estás bem perto.

Bebo as palavras do teu pensamento,

Pouso entre as linhas do teu mandamento.

filho do trovao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *