Fracasso para o mundo… Sucesso para Deus

Fracasso para o mundo… Sucesso para Deus

Instrução básica: Mateus 5.3-12

Roteiro da semana
Domingo: Gl 5.22-24
Segunda: Mt 26.31-35
Terça: Mt 26.69-75
Quarta: 1Pe 3.13-17
Quinta: 1Jo 2.15-17
Sexta: 1Jo 3.7-10
Sábado: 1Jo 4.7-12

Mente e coração

“Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” 3 João 11

Deus conhece aqueles a quem chamou e sabe o que esperar de cada um. Assumir a fragilidade e ter senso de fracasso permite crescimento, mostrando sinceridade e discernimento.

Partida
Que utilidade posso ter para Deus?

Você já se pegou pensando nisso? Já se sentiu incapaz de realmente fazer diferença no reino de Deus? Quando surgem esses tipos de pensamento, é bom lembrar de Pedro, quando negou Jesus três vezes… e sentiu-se um fracasso por causa disso. Contudo se arrependeu, foi restaurado e usado por Deus para a sua obra. O Senhor perdoa os fracassos do passado e nos capacita para começar de novo.

Leia Mateus 26.31-35,69-75.

Sucesso para o mundo (mas fracasso para Deus)

O mundo tem os seus padrões de sucesso e, para atingi-los, em geral é necessário determinado conjunto de características. No mundo, normalmente (mas não exclusivamente) alcança sucesso quem é autoconfiante e agressivo, saindo sempre por cima nos conflitos, destruindo a reputação do oponente e fazendo o que for preciso para ganhar. Já ouviu a frase “os fins justificam os meios”? Bem, muita gente pensa assim quando se trata de alcançar sucesso.

Isso não quer dizer que você não pode querer ser um sucesso no mundo. Mas este sucesso deve ser conseguido dentro dos padrões de Deus, ou seja:

  • Sem mentira;
  • Sem bajulação;
  • Sem fofoca;
  • Sem violência verbal;
  • Sem agressividade;
  • Sem falsidade;
  • Sem abrir mão da família, da igreja e de Deus.

Sucesso para Deus (mas fracasso para o mundo)

O evangelho estabelece um estilo de vida muito diferente. Grande ênfase é dada à compaixão pelos outros e o cuidado com eles, especialmente com os fracos. O amor desinteressado e verdadeiro deve ser o que define um cristão.
O evangelho desafia os valores do mundo. Quer um exemplo melhor de falta de sucesso aos olhos do mundo do que Jesus? Ele era o Filho de Deus, mas não tinha sua própria casa, propriedade, servos ou dinheiro. Dependia dos outros. Andava com doentes e rejeitados. E morreu em uma cruz, sendo este o ápice de sua vida terrena. Jesus deixou uma lista de características que os cristãos devem ter. Podemos aplicá-las em nossa vida na busca do sucesso.

O caráter cristão para o sucesso do reino:
Leia a instrução básica.

As bem-aventuranças descrevem o caráter equilibrado do povo cristão. São nove qualidades que todos os cristãos precisam ter e desenvolver em suas vidas, aplicando-as no dia a dia. Esse é o padrão de Deus para o cristão. Qualquer sucesso de um cristão no mundo não pode desviar-se desses preceitos ou deturpar o caráter que Jesus estabeleceu como modelo.

Pit stop

Você já pensou que conseguiria lidar com as pressões de determinadas situações relacionadas ao trabalho de Deus ou ser um cristão no mundo e, depois, descobriu que não era capaz? E sentiu que desapontou o Senhor? Pense nisso à luz do exemplo de Pedro.

Chegada

Não fique ansioso caso se sinta fraco ou despreparado como cristão. O problema real começa se você pensa que é um sucesso ou que não precisa de Deus, ou se quer ser um sucesso nos moldes do mundo, dentro e fora da igreja. Se formos sinceros, perceberemos que, quanto à vida cristã, somos todos fracassados. Por isso é tão maravilhoso saber que Deus nos ama, nos perdoa e que é capaz de agir por meio de nós, apesar de nossas falhas.

Bíblia e família

Neste tópico, na lição passada, você identificou, com a sua família, os dons. Nesta semana, você deve pensar em um modo de colocar os dons em prática na igreja. Converse com seus pais e amigos a respeito e leve, para a próxima aula, pelo menos uma ideia para colocar o dom em prática.

Para você

Digite no buscador do site www.youtube.com – topo pixar e assista a um vídeo muito legal. Veja as relações que você consegue fazer entre ele e esta lição. Indicamos também o filme “Um homem de família”, com o ator Nicolas Cage.

> Autor do Estudo: Bruna Perrela Brito
>> Estudo publicado originalmente na revista Território Teen – Posso perguntar? Usado com permissão.

Print Friendly, PDF & Email

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário