Como lidar com a dúvida? Você no mundo

Como lidar com a dúvida? Você no mundo

Instrução básica: Marcos 4.1-20

Roteiro da semana
Domingo: Hb 10.19-23
Segunda: At 4.1-4; 5.17-18;
Terça: At 7.54-60; 8.1-3
Quarta: Rm 15.1-7
Quinta: 1Co 3.18-23
Sexta: Gl 6.6-10

Mente e coração

“Meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1Coríntios 15.58

A dúvida é uma experiência de todos os cristãos, adolescentes e idosos. Nesta lição, veremos algumas estratégias gerais para lidar com a dúvida durante toda a caminhada cristã.

Partida
Não se preocupe com as dúvidas

O primeiro ponto a ser enfatizado é: não deixe que as dúvidas rejam a sua vida. Elas impedem que você confie em Deus e tiram você do caminho. Não estamos dizendo para você fingir que as dúvidas não existem, mas para não fazer das dúvidas o centro de sua vida. Então, para isso não acontecer, é preciso:

1) Colocar as dúvidas no devido lugar;
2) Não deixá-las tomar conta da sua vida;
3) Tentar resolvê-las assim que aparecerem;
4) Não deixar que elas façam você parar de orar e buscar a Deus.

Saiba que a cultura secular é hostil

Como acreditar no evangelho e se manter firme no caminho do Senhor quando isso provoca tanta reação contrária? Vamos apontar três pontos que podem ajudar:

1) A reação contra uma ideia às vezes não tem relação com o fato de ela ser verdadeira ou falsa. As pessoas podem ridicularizar a sua fé em Deus, mas isso não significa que você está errado.
2) Você não é o único a ser perseguido. Desde que existe o cristianismo, os cristãos são perseguidos.
Leia Atos 4.1.4; 5.17-18; 7.54-60; 8.1-3.
3) Reconheça a importância dos grupos de apoio. Você não está sozinho. Por isso, as pessoas precisam da igreja e dos irmãos para se sustentarem e se ajudarem em meio a problemas e pressões sociais. A dúvida pode ser um sintoma de solidão cristã.
Leia Romanos 15.1-7.

Os solos e a semente: entendendo a dúvida.

Leia o texto da instrução básica.
A semente é a mesma, porém se ela for plantada em solo inadequado, não cresce. Nós, pela recepção que damos à semente, podemos dificultar que ela cresça e crie raízes. Dúvida é sintoma de solo que precisa ser tratado.

Solo rochoso

Este é um solo com uma fina camada de terra sobre rocha sólida. A semente germina, mas, quando tenta criar raízes, não encontra espaço. Para mudar essa situação é preciso uma substituição. Aí vão algumas sugestões:

1) Leia a Bíblia todos os dias;
2) Leia livros que incentivem você a pensar sobre a sua fé e que estimulem sua vida de oração e devoção;
3) Faça um diário espiritual. Anote versículos ou citações de livros que o ajudem em suas necessidades.
Ops! Deu para perceber que o fortalecimento da fé tem a ver com leitura. Se você não é chegado a ler, peça a Deus para mudar essa situação.

Solo espinhoso

Algumas sementes caíram em lugar onde havia outras plantas – espinhos. Houve muita competição por água, luz e espaço, então a planta morreu também. A parábola identifica vários tipos de obstáculo, que talvez possam ser os seus também: preocupação com as dificuldades da vida, atração pela riqueza ou desejo de possuir outras coisas. Se seu coração está nessas coisas, sua semente tem grandes chances de ser sufocada. A dúvida pode ser, então, sintoma de fé negligenciada, que não foi tratada nem cuidada. Este tipo de negligência pode ser revertido, basta colocar o alvo no lugar certo: Jesus Cristo.

Pit stop

Como anda o seu solo? Rochoso? Espinhoso? Ou é boa terra? É importante identificar o tipo do solo em que está a sua semente do evangelho para que você possa tomar as providências necessárias caso precise melhorar a qualidade do solo ou retirar os espinhos.

Chegada

Dúvidas fazem parte da vida cristã. Tenha isso sempre em mente. Mas esta afirmação não significa que você deva se acostumar com a dúvida. É nosso dever detectar as causas da dúvida e trabalhar, com empenho, para resolvê-la. Não é muito difícil, no entanto exige dedicação da parte do cristão. Significa mudar a vida, ir mais à igreja, separar tempo para leitura e oração.

Bíblia e família

Sua família e você devem plantar e cuidar de uma plantinha. Pode ser desde um feijão no algodão até uma plantinha mais sofisticada. Façam um diário da planta, tirando fotos. No final do trimestre, cada um deve contar a sua experiência e trazer a planta para a sala ver.

Para você

A coleção Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, apresenta ideias importantes do cristianismo em forma de história. É um bom ponto de partida para você começar a afinar seu conhecimento teológico e, ao mesmo tempo, se divertir.

> Autor do Estudo: Bruna Perrela Brito
>> Estudo publicado originalmente na revista Território Teen – Posso perguntar? Usado com permissão.

Leia também Como Lidar com a Dúvida, Alister McGrath

Print Friendly

Tags: , , ,

2 Comentários para “Como lidar com a dúvida? Você no mundo”

  1. Erisvaldo Antonio Ribeiro 17 de fevereiro de 2017 at 19:49 #

    oi tudo bem ,sou um novo na leitura bíblica gostaria de saber por onde começar ler a bíblia que mudasse a minha vida, quero ter um relacionamento forte com Deus. muito o brigado

Deixe um comentário