I. Voltados para educadores, estudantes e líderes comunitários ou executivos

1.1 Filosofando a partir da literatura, rumo a uma nova paidéia

Ementa: Depois de estabelecer o referencial teórico sobre literatura, imaginação e educação ética, criamos critérios de seleção de textos e elaboramos uma antologia, com sugestões metodológicas para professores em sala de aula.

1.2 Monteiro Lobato em Dom Quixote das Crianças: Imaginação, Ética e Cultura Urbana

Ementa: Qual o papel da imaginação, particularmente da literatura imaginativa, como a de Monteiro Lobato, para a formação de valores? Este estudo analisa a questão a partir da vida e uma obra específica do autor, intitulada Dom Quixote das Crianças. Ela é especialmente importante, dado que se trata de um clássico, que descobriu o potencial transformador e formativo de valores da literatura imaginativa, falando sobre outro clássico, que criou um personagem, que permeia o imaginário de todo o mundo até os dias de hoje.

1.3 A árvore e a folha: A ética dos contos menores de J.R.R.Tolkien

Ementa: Estudo de alguns contos menores de J.R.R. Tolkien, particularmente, no que diz respeito à sua ética, teologia e filosofia moral.

1.4 O Problema do mal: Anatomia da dor

Ementa: Análise mais aprofundada e debate de duas obras de C.S. Lewis que tocam diretamente o tema e autores que se inspiraram nele.

1.5 Era uma vez… Didática criativa para Educação a Distância

Ementa: Que cuidados o professor de cursos a distância deve ter com a sua didática? Deverá ele usar a mesma que em cursos presenciais? Existe algum papel diferente dado à imaginação nessa modalidade de ensino-aprendizagem? Essas são algumas das questões tratadas nesse curso.

1.6 Jornalismo e Educação: um diálogo cibernético

Ementa: Identificação e comparação dos desafios trazidos pela era cibernética para jornalistas e educadores e como eles podem cooperar para se tornarem cada vez mais significativos para uma sociedade crítico-reflexiva, além de bem informada.

1.7 Seja assertivo!

Ementa:Conceito e benefícios do ser assertivo na vida pessoal e no trabalho no contexto da sociedade do conhecimento. Técnicas para desenvolvimento da assertividade.

II. Voltados para crianças, adolescentes e jovens estudantes:

2.1 Sobrevoando Nárnia, um mergulho no mundo da imaginação”.

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

2.2 O Senhor dos Anéis: da fantasia à ética

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

2.3 O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: mergulhando no mundo de Nárnia

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

2.4 Príncipe Caspian: a figura ‘narniana’ do herói.

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

Ou qualquer tema relacionado, sob medida para a necessidade de sua comunidade/empresa e/ou família.


Carga horária:

Oficinas: aprox. 12 horas aula

Palestras: aprox. 50 min.

  1. Deise de Jesus Marques

    Olá, professora, parabéns por seu lindo trabalho!!! Eu estava pesquisando sobre o livro A Imagem Descartada, que um professor (de história da igreja) indicou-me e acabei mergulhando neste site. Por acaso, para minha alegria, vi um curso que tem tudo a ver com outro assunto que estou pesquisando: Jornalismo e Educação.
    Por favor, quando acontecerá? (Jornalismo e Educação: um diálogo cibernético. Ementa: Identificação e comparação dos desafios trazidos pela era cibernética para jornalistas e educadores e como eles podem cooperar para se tornarem cada vez mais significativos para uma sociedade crítico-reflexiva, além de bem informada). E qual o custo?
    Obrigada,
    Abs.,
    Deise Marques

    • Gabriele Greggersen

      Oi Denise,

      Bom dia!
      Desculpe a demora em responder. Estive muito ocupada ultimamente. E que bom saber de seu interesse pela Imagem Descartada. Reparou na tradutora? Bem, o curso ainda não se concretizou. O primeiro curso que funcionou e voltará a funcionar, se Deus quiser, no segundo semestre é C.S. Lewis para Iniciantes. Mas obrigada por perguntar. Fique ligada no site que divulgarei os cursos nele.

      Abração

      Gabriele

    • Oi Deise,

      Que bom saber de seu interesse por jornalismo. Na verdade eu fiz essa ementa quando estava fazendo uma matéria no departamento de jornalismo do CEE da UFSC e me interessei muito. Mas não houve procura, então nem comecei. Mas se surgirem mais interessados, quem sabe possamos viabilizar o curso?

      Grande abraço e tudo de bom!

    • Oi Jair,

      Boa tarde!!

      Tenho boas notícias. Em janeiro de 2018 estarei gravando um novo curso online de C.S. Lewis. Vou divulgá-lo por esse site e pelas redes sociais.

      Abraço

      Gabriele

    • Gabriele Greggersen

      Oi TAtiane,

      Provavelmente os vídeos já estão com link antigo. Mas, se eles estiverem disponíveis ainda, é só entrar com o nome do vídeo o site do youtubbe.

      Em breve, farei uma atualização.

      Abraço leonino

      Gabriele

    • Gabriele Greggersen

      Oi Tati,

      Boa tarde!
      Eu acho que os vídeos já estão com link desatualizado. Mas você pode ver lá no youtube, se os acha.

      Abraço

      Gabriele

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.