I. Voltados para educadores, estudantes e líderes comunitários ou executivos

1.1 Filosofando a partir da literatura, rumo a uma nova paidéia

Ementa: Depois de estabelecer o referencial teórico sobre literatura, imaginação e educação ética, criamos critérios de seleção de textos e elaboramos uma antologia, com sugestões metodológicas para professores em sala de aula.

1.2 Monteiro Lobato em Dom Quixote das Crianças: Imaginação, Ética e Cultura Urbana

Ementa: Qual o papel da imaginação, particularmente da literatura imaginativa, como a de Monteiro Lobato, para a formação de valores? Este estudo analisa a questão a partir da vida e uma obra específica do autor, intitulada Dom Quixote das Crianças. Ela é especialmente importante, dado que se trata de um clássico, que descobriu o potencial transformador e formativo de valores da literatura imaginativa, falando sobre outro clássico, que criou um personagem, que permeia o imaginário de todo o mundo até os dias de hoje.

1.3 A árvore e a folha: A ética dos contos menores de J.R.R.Tolkien

Ementa: Estudo de alguns contos menores de J.R.R. Tolkien, particularmente, no que diz respeito à sua ética, teologia e filosofia moral.

1.4 O Problema do mal: Anatomia da dor

Ementa: Análise mais aprofundada e debate de duas obras de C.S. Lewis que tocam diretamente o tema e autores que se inspiraram nele.

1.5 Era uma vez… Didática criativa para Educação a Distância

Ementa: Que cuidados o professor de cursos a distância deve ter com a sua didática? Deverá ele usar a mesma que em cursos presenciais? Existe algum papel diferente dado à imaginação nessa modalidade de ensino-aprendizagem? Essas são algumas das questões tratadas nesse curso.

1.6 Jornalismo e Educação: um diálogo cibernético

Ementa: Identificação e comparação dos desafios trazidos pela era cibernética para jornalistas e educadores e como eles podem cooperar para se tornarem cada vez mais significativos para uma sociedade crítico-reflexiva, além de bem informada.

1.7 Seja assertivo!

Ementa:Conceito e benefícios do ser assertivo na vida pessoal e no trabalho no contexto da sociedade do conhecimento. Técnicas para desenvolvimento da assertividade.

II. Voltados para crianças, adolescentes e jovens estudantes:

2.1 Sobrevoando Nárnia, um mergulho no mundo da imaginação”.

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

2.2 O Senhor dos Anéis: da fantasia à ética

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

2.3 O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: mergulhando no mundo de Nárnia

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

2.4 Príncipe Caspian: a figura ‘narniana’ do herói.

Ementa: Identificação e discussão de significados éticos, religiosos e existenciais mais profundos da obra.

Ou qualquer tema relacionado, sob medida para a necessidade de sua comunidade/empresa e/ou família.


Carga horária:

Oficinas: aprox. 12 horas aula

Palestras: aprox. 50 min.

  1. Deise de Jesus Marques

    Olá, professora, parabéns por seu lindo trabalho!!! Eu estava pesquisando sobre o livro A Imagem Descartada, que um professor (de história da igreja) indicou-me e acabei mergulhando neste site. Por acaso, para minha alegria, vi um curso que tem tudo a ver com outro assunto que estou pesquisando: Jornalismo e Educação.
    Por favor, quando acontecerá? (Jornalismo e Educação: um diálogo cibernético. Ementa: Identificação e comparação dos desafios trazidos pela era cibernética para jornalistas e educadores e como eles podem cooperar para se tornarem cada vez mais significativos para uma sociedade crítico-reflexiva, além de bem informada). E qual o custo?
    Obrigada,
    Abs.,
    Deise Marques

    • Gabriele Greggersen

      Oi Denise,

      Bom dia!
      Desculpe a demora em responder. Estive muito ocupada ultimamente. E que bom saber de seu interesse pela Imagem Descartada. Reparou na tradutora? Bem, o curso ainda não se concretizou. O primeiro curso que funcionou e voltará a funcionar, se Deus quiser, no segundo semestre é C.S. Lewis para Iniciantes. Mas obrigada por perguntar. Fique ligada no site que divulgarei os cursos nele.

      Abração

      Gabriele

    • Oi Deise,

      Que bom saber de seu interesse por jornalismo. Na verdade eu fiz essa ementa quando estava fazendo uma matéria no departamento de jornalismo do CEE da UFSC e me interessei muito. Mas não houve procura, então nem comecei. Mas se surgirem mais interessados, quem sabe possamos viabilizar o curso?

      Grande abraço e tudo de bom!

    • Oi Jair,

      Boa tarde!!

      Tenho boas notícias. Em janeiro de 2018 estarei gravando um novo curso online de C.S. Lewis. Vou divulgá-lo por esse site e pelas redes sociais.

      Abraço

      Gabriele

    • Gabriele Greggersen

      Oi TAtiane,

      Provavelmente os vídeos já estão com link antigo. Mas, se eles estiverem disponíveis ainda, é só entrar com o nome do vídeo o site do youtubbe.

      Em breve, farei uma atualização.

      Abraço leonino

      Gabriele

    • Gabriele Greggersen

      Oi Tati,

      Boa tarde!
      Eu acho que os vídeos já estão com link desatualizado. Mas você pode ver lá no youtube, se os acha.

      Abraço

      Gabriele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>