Nunca ouvi falar de C.S. Lewis e muito menos li seus livros. Que obras dele você recomenda, que já foram traduzidas para o português e quais estão disponíveis?

Bem, se não sabe muita coisa sobre o autor, sugiro uma pesquisa rápida no wikipédia, no wapedia, na enciclopédia encarta e outras enciclopédias internacionais. Apesar de termos ainda poucas obras traduzidas, nossa sorte é que os seus grandes clássicos apologéticos, Cristianismo Puro e SimplesSurpreendido pela Alegria (1), e os dois grandes clássicos de ficção, As Crônicas de Nárnia e Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, possuem versões atualíssimas para o português.Mas é claro que quem começou a provar do estilo lewisiano de escrever, e aprender a apreciá-lo, não quererá parar por aí. e sua autobiografia
Temos assim:

* Cristianismo Puro e Simples (Martins Fontes) ou Mero Cristianismo (Quadrante) ou outras edições anteriores (das editoras A.B.U. e a Betânia, por exemplo).
* Milagres (Ed. Vida);
* Os Quatro Amores (Martins Fontes);
* Cartas de um Diabo a seu Aprendiz (Martins Fontes/Vozes) ou Cartas do Coisa-Ruim (Loyola);
* Crônicas de Nárnia (vários tipos de edições, inclusive versões especiais para crianças menores pela Martins Fontes);
* A Abolição do Homem (Martins Fontes);
* Surpreendido pela Alegria (Mundo Cristão);
* O Peso da Glória (Vida Nova);
* O Grande Abismo (Ed. Vida);
* O Problema do Sofrimento (Ed. Vida);
* Cartas de uma Senhora Americana (Ed. Vida)

Os seguintes livros estão esgotados, mas já ouvi “um passarinho dizer” que está na fila para publicação pela Martins Fontes (incl. com o terceiro da série espacial That Hideous Strength – Essa Força Medonha, ainda inédito em português do Brasil):

* Longe do Planeta Silencioso (Betânia);
* Perelandra (Betânia)

Recomendo ainda as seguintes obras sobre C. S. Lewis

* C.S. Lewis – O Mais Relutante dos Convertidos (Ed. Vida) de David Downing
* A Antropologia Filosófica de C. S. Lewis (Ed. Mackenzie) de Gabriele Greggersen;
* A Magia das Crônicas de Nárnia I (GW Editora) de Gabriele Greggersen
* O Evangelho de Nárnia (Vida Nova) de Gabriele Greggersen (org) et all
* Pedagogia cristã na obra de CS Lewis (Ed. Vida) de Gabriele Greggersen;
* Um Ano com C. S. Lewis – Leituras diárias de suas obras clássicas (trad. Gabriele Greggersen – Ed. Ultimato)
* C.S. Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida (trad. Gabriele Greggersen – Ed. Ultimato) de Armand Nicholi
* Manual Prático de Nárnia (ed. Novo Século) de Colin Duriez,
* O Imaginário em As Crônicas de Nárnia (ed. Mundo Cristão) de Glauco Magalhães Filho.
* A biblioteca de C.S.Lewis de James Stuart Bell, Anthony Palmer Dawson (Mundo Cristão).
* A Alma de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa(Ed, Habacuc) de Gene Veith
* Lições das Crônicas de Nárnia (ed. Abba Press) de Glauco B. Magalhães Filho.
* O Dom da Amizade: Tolkien e C.S. Lewis (Martins Fontes) de Colin Duriez.

Há ainda muitas bibliografias completas em inglês, com resenha das obras em inglês pode ser encontrada em:
http://cslewis.drzeus.net/books/

Recomendo ainda o site http://www.mundonarnia.com/livrossobreolivro.php para novidades e compras pela net.

Nota
(1) Você deve ter estranhado eu ter classificado sua autobiografia como obra apologética. Bem, na verdade, todas as biografias e auto-biografias de pessoas cristãs ou convertidas a qualquer outra religião acabam assumindo um caráter apologético, no sentido de defesa daquela religião, pela força do exemplo. Mas não se trata necessariamente, como podemos ver em Surpreendido pela Alegria, de nenhuma apologética impositiva ou manipuladora ou “proselitista” no sentido pejorativo…

  1. Além de Nárnia eu só li Cartas a Uma Senhora e O Grande Abismo. Tentei ler Além do Planeta Silêncioso mas foi pelo PC ai quando eu estava na metade minhas vistas não aguentaram. O mesmo aconteceu com Cartas de um Diabo.

    • Oi Salem,
      A vida pode ser mais leve, irmão, rsrs. Aslam já morreu e não precisa mais vc se matar para ler os livros dele, rsrs. Mas vc fez ótimas escolhas! Enjoy! Eu não vejo a hora de ver Till we have Faces em traduzido para o português, rsrs.

  2. Boa noite, sou um admirador e leitor dos livros de C.S. Lewis. ‘Surprendido pela alegria’,um dos seus livros, é um dos que ainda desejo ler. Porém não o encontro nas livrarias e muito menos na internet. Se fosse possível, será que vocês deste site enviariam para o meu email esse surprendido pela alegria (ebook). Por favor desejo muito ler este livro.

    • Oi Israel,

      Boa tarde.

      Olha, o que posso fazer é entrar em contato com a Editora. Na verdade, já fiz isso e eles disseram que não pretendem republicar o livro. Então, meu amigo, sugiro que procures um sebo, pois não comercializamos os livros dele…

      Tenha um ótimo dia e semana!!

  3. Oi Gabrielle, eu já procurei em mtos sebos daqui do RN e não encontrei o livro “Supreendido pela alegria”…vc poderia nos indicar um sebo, ou um local onde pederíamos encontrar tal livro?

    • Oi Pedro,

      Obrigada pelo contato. Você já tentou na Estante virtual? O que sei sobre esse livro é que os direitos já foram adquiridos para uma nova edição. Vamos aguardar, então, mas sem desistir de procurar a edição da Mundo Cristão.

      Abs

  4. Olá, Gabriele,

    Creio que as últimas obras publicadas do C. S. Lewis em português até o final de novembro de 2012 foram os três livros da sua trilogia cósmica: “Além do planeta silencioso”, “Perelandra”, “Uma força medonha”, todos pela WMF Martins Fontes. Houve ainda o livro “O regresso do peregrino”, lançado pela Ichtus Editorial no final de 2011, porém não gostei do fato de os termos estrangeiros e expressões estrangeiras não virem com uma tradução na nota de rodapé…

    Você sabe se há o interesse de alguma editora por uma obra inédita do C. S. Lewis… Ou se há algum livro no prelo por alguma editora?

    (Além das obras do Lewis já publicadas em português, quais as que você recomenda e que ainda não foram lançadas pelas editoras brasileiras?)

    • Oi Alberto,

      Obrigada pelo interesse. Olha, além do já lançado esse ano, Alegoria do Amor, a editora É-realizações está lançando outros três livros, como vc pode ler no meu artigo mais recente nesse site.
      Também não gosto quando os nomes de uma tradução são simplesmente “aportuguesados”. O mesmo aconteceu com Cartas de um Diabo a seu Aprendiz. Os nomes são simplesmente esquisitos.
      Sobre outros títulos ainda não traduzidos, eu recomendo Till we have Faces. Parece que a Ichtus comprou, mas ainda não saiu.

      Grande abraço

      • Cara Gabriele,

        Obrigado pela informação em relação ao livro “Alegoria do Amor”. (Ainda não tinha ouvido falar dessa obra em português…). Pergunto-lhe se este livro, bem como as três obras citadas neste seu artigo mais recente tratam-se de livros exclusivamente técnicos ou há uma pincelada de Cristianismo nelas (alguma abordagem cristã em seu conteúdo)?

        Agradeço pelas suas respostas!

        Abraços,

        Alberto.

        • Oi Alberto,

          Vc faz uma pergunta deveras capciosa, nesse mundo em que vivemos em que o pecado mortal é o tal do proselitismo. É como se as pessoas agora, para o bem da política da boa vizinhança e do “politicamente correto” tivessem que abrir mão do que crêem. Pergunto: como uma pessoa que está convencida da democracia poderia escrever algo que deixasse a democracia de lado? Como se pudesse ser neutro e capaz de “desligar as suas convicções” na hora de dar aula ou de escrever um texto, principalmente, que se queira científico.
          Independendo da resposta que se dê a essas perguntas e do conceito que se tenha do “científico” e do “acadêmico” ou até técnico, C.S. Lewis foi sem dúvida, como eu digo no artigo que vc leu, um acadêmico e cientista de mão cheia. Acontece que ele não sabia como e nem via razão para “desligar” o seu cristianismo, na medida em que escrevia (da mesma forma que ninguém vê problema em que um acadêmico indígena ou afrodescendente deixe transparecer a sua fé, o que é até incentivado em prol da inclusão e do pluralismo religioso – e porque não o cristão?)
          Então, a resposta é: sim, no meio das muitas citações de autores e ideias, vc poderá colher pepitas de visões de mundo cristãs, o que é especialmente importante para quem transita nesse meio (acadêmico).

          Grande abraço

  5. Boa tarde! A respeito da obra “Surpreendido pela Alegria”, não consigo encontrá-la em disponibilidade de vendas. Qual é o motivo? E seria possível adquiri-lo? Pois não encontro nem mesmo livros usados À venda. Obrigada.

    • Oi Maisa,

      Tudo bem? Obrigada pelo interesse. A má notícia é que vc não é a única à caça do livro. A boa notícia é que fiquei sabendo por fontes que não posso revelar que os direitos do livro já foram comprados por uma editora. Então é esperar e torcer (e pq não orar) para que saia logo.

      Grande abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *