Durante os meses de junho e julho aconteceram duas edições do evento “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã”. A primeira foi em BH, nos dias 14 e 15 de junho. A segunda, em Brasília, dias 19 e 20 de julho. Promovido pela Mocidade Para Cristo e a Tearfund, o evento teve como proposta abordar o tema ambiental à luz da Bíblia, utilizando as artes como meio de expressão.

A concepção do “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã” surgiu após o cancelamento do tradicional Som do Céu – evento artístico realizado há mais de 30 anos – dada a ameaça do rompimento da barragem da Vale em São Sebastião das Águas Claras (Macacos). O Acampamento da MPC, local onde é realizado o Som do Céu, fica próximo a este local. Caso rompa a barragem, a lama não alcançará o acampamento. Porém, mesmo assim, A MPC e todos os moradores da região sofrem as imensas consequências desta alarmante situação.

A gravidade que vive Minas Gerais, com a ameaça de rompimento das barragens, é apenas um fator dentre inúmeros outros que nos mostram como a criação tem sido descuidada e desrespeitada pelos seres humanos. Estamos destruindo completamente a nossa casa. Se insistirmos nesse caminho, rumo a um dito progresso desmedido e irresponsável, acabaremos com a criação e consequentemente com toda a humanidade.

A temática ambiental não é modismo como muitos pensam, muito menos pode ser tratada como tal. Ela perpassa toda a Bíblia – de Gênesis a Apocalipse. Deus deu ao ser humano a reponsabilidade de cuidar do Jardim e de se alimentar dele. Os cristãos deveriam ser um exemplo e um modelo desse cuidado. Mas o que se percebe é que o tema ambiental não tem tido espaço em nossa teologia, não é tratada dos púlpitos, muito menos na arte produzida pelos cristãos – salvo raras exceções.

Durante esses dois encontros os presentes foram desafiados pelas palestras do Timóteo Carriker, da Raissa Rossiter e Clarice Ziller, pelas mesas redondas formadas por ambientalistas, representantes de ONGs cristãs e artistas. Fomos inspirados e confrontados pela música de Roberto Diamanso, Gladir Cabral, Erlon Lemos, Carol Gualberto, Rubão Lima, Ivan Melo, Expresso Luz, Carlinhos Veiga e os Batucadeiros. Os quadros pintados ao vivo por Anderson Monteiro e Kaíque nos inquietaram. Isso sem contar as exposições de artes plásticas e fotos de vários artistas.

Em Belo Horizonte, no sábado pela manhã, o grupo se deslocou para São Sebastião das Águas Claras e participou de um momento com os moradores das áreas afetadas e voluntários que trabalham em Brumadinho, Mariana e Macacos. Os testemunhos foram muito impactantes.

Em Brasília, no sábado pela manhã, aconteceu o Fórum Literário com o tema “O cristão e a escrita: texto e contexto”. Um grupo de escritores teve a oportunidade de ouvir os professores João Leonel e Gladir Cabral, dialogar com o fim de buscar ferramentas para o aperfeiçoamento de sua arte.

Tudo indica que o evento veio para ficar. Portanto, se você perdeu, inscreva-se na página do Face: artemeioambientefe. Os próximos passos desse movimento serão apontados por lá.

O Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã contou com o apoio da Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Campanha Renovar o Nosso Mundo, Colégio e Faculdade Mackenzie Brasília, Editora Ultimato, Igreja Batista da Redenção (BH), Igreja Presbiteriana do Lago Norte (DF), Instituto Marcos Daniel, Instituto Sebastião, Miquéias Brasil e Visão Mundial.

Cláudia Barbosa e Christian Gillis em BH

Erlon Lemos em BH

Ivan Melo em BH

 

Roberto Diamanso em Brasília

Gladir Cabral, Carlinhos Veiga e Banda em Brasília

Clarice Ziller (Visão Mundial) em Brasília

Mesa redonda em Brasília

Rubão Lima e banda em Brasília

Anderson Monteiro em Brasília

Timóteo Carriker em Brasília

Expresso Luz em Brasília

Raissa Rossiter (Visão Mundial) em BH

Exposição de fotos do Instituto Marcos Daniel em BH

Carlinhos Veiga em BH

Mesa redonda em BH

João Leonel no Fórum Literário em Brasília

Rodrigo Araújo (MPC) em Brasília

Fórum literário em Brasília

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *