Pr_EbenezerA poesia encanta desde cedo o experiente pastor batista Ebenézer Soares Ferreira (87 anos). O organizador de Antologia de Poetas Evangélicos fala a seguir sobre a importância do livro e se surpreende com a aceitação dos leitores.

 

Qual a importância de Antologia de Poetas Evangélicos?
Ela foi escrita com a finalidade tríplice: homenagear os nossos poetas do passado; resgatar a grande obra que realizaram; e dar oportunidade a poetas que nunca figuraram em uma obra de tal jaez.

Como você fez o trabalho difícil de seleção dos autores e textos?
Levei muitos anos pesquisando em livros e jornais, e entrando em contato com os poetas vivos.

Alguns leitores fazem sugestões de mais nomes que poderiam ser incluídos no livro. Acha que caberiam mais autores? Cite alguns exemplos.
Realmente, há outros poetas que podem ser incluídos na obra. Por exemplo: Quenuste Gonçalves, Antônio Silva, Moacyr Alves, Leontina Novaes, Alinges César Mafra e muitos outros.

Você é pastor. Sermão e poesia combinam? Há espaço para a poesia nos púlpitos e nas liturgias das igrejas?
Sim, combinam. Alguns tipos de sermões ficam bem atraentes quando se usa uma bela poesia. O famoso pregador Erodice F. de Queiroz era mestre em aplicar poesias em seus sermões. Hoje, ainda há espaço, sim, para levar declamadores para interpretar poesias como as de Gióia Júnior, Myrthes Mathias. Mário Barreto França, Jônathas Braga, e outros.

antologia-capaVocê acha que a poesia é pouco valorizada na igreja evangélica? Se sim, por que isso acontece?
Não sei explicar a razão por que deixaram de usar declamadores em nossos cultos.

Como a poesia cativou você?
Desde pequeno, ouvia na Igreja Batista de Portela, da qual meu pai, o Pr. Antônio Soares Ferreira, era pastor, as belas declamações de poesias de grandes poetas. Isso sempre me encantou.

Como você tem percebido a reação das pessoas diante do livro? Boa? Surpreendente? Aquém do esperado?
A reação me surpreendeu. Em menos de quinze dias, só eu, tive oportunidade de vender 400 cópias do livro.

Antologia de Poetas Evangélicos é um livro importante para leitores não evangélicos também? Por quê?
Antologia de poetas evangélicos chama a atenção de leitores não evangélicos também. Isso porque reúne as flores perfumosas do jardim da alma de nossos nobres poetas.

Como o leitor será abençoado com a leitura de Antologia de poetas evangélicos?
Todos os que tiverem a feliz oportunidade de compulsar essa obra vão ser copiosamente abençoados com as mensagens magníficas que cada poeta transmite.

***
O pastor Ebenézer Soares Ferreira é mestre em teologia e doutor em divindade. É bacharel em direito, licenciado em línguas neolatinas e mestre em psicopedagogia. Tem também Ph.D em Educação. Foi reitor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil por mais de uma década e já viajou, pregando, pelos cinco continentes. Escreveu quase quarenta obras e é membro de várias entidades literárias. É presidente emérito da Convenção Batista Brasileira e diretor do Seminário Teológico Batista de Niterói.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.