Este é o lugar para construir sua vida e agora é o melhor tempo. Lugar e tempo de ter os filhos, de lançar raízes, de dizer “eu a amo” e “eu o amo”, de por em uso a louça e o faqueiro há tanto guardados.

Este é o tempo de entijolar paredes no terreno que foi possível adquirir, nas condições que a crise permite, nas limitações várias, na hostilidade da cidade, na falta de laços, no seu país invadido ou no país do seu exílio.

Não adie esta vida enquanto espera-se sabe-se-lá-o-quê. Com as mãos no arado, semeie mesmo na incerteza. Chega de recolher teorias em livros, de divagar sobre dias melhores e de se refugiar em salas de espera. Proponha-se ao melhor neste lugar e neste momento. Desfrute dos minutos que passam tão rápido e jamais retornam. Suje os pés na terra em que pisa, plante fruteiras perenes e não espere pelo maná, pois o êxodo já ficou para trás.

Este é o lugar que o Senhor lhe deu e este é o tempo de invocá-lo e de servi-lo. Deus lhe fará companhia e isto compensará as limitações, as cargas e as dificuldades.

Este é o melhor lugar do mundo – a terra prometida – e você está aqui e agora.

__________

Délio Porto Fassoni é professor na Universidade Federal de Viçosa, professor de escola dominical e atual presidente da Rebusca (projeto de ação social viçosense)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *