Caros amigos de além mar, 

Vocês conhecem aquela história de que foi um tal de Santos Dumont quem inventou o avião, não é? Pois é, APAGUE! Delete da sua mente, porque não existe história mais mal contada do que essa. A sua tia do ensino primário não sabia nada sobre aviões. 

Bem, segundo as informações que obtive no Museu Aeroespacial dos Estados Unidos (Smithsonian National Air and Space Museum) quem inventou a lata voadora foram uns tais de “irmãos Wright”.  No museu, um dos maiores do mundo nesse segmento, há uma ala inteirinha com fotos, prospectos, maquetes e filmes que mostram as peripécias dos Wright no processo revolucionário de invenção.  

Não há, em canto algum do museu, nenhuma informação, nota, quadro, desenho, figura, foto; nada, nadinha, a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e nada sobre Santos Dumont. Quando perguntei para os funcionários do museu por que não havia nenhuma informação sobre o aviador brasileiro, eles responderam: Santos quem? D-u-m-o-n-t, respondi. “Olha… a gente nunca ouviu falar dessa pessoa não. Quem ele é?”. 

É pessoal, aqui nos Estados Unidos nosso amigo Santos Dumont é “que nem” cabeça de bacalhau e perna de saci-pererê: ninguém nunca viu, nem ouviu falar.

  1. Convivi no meio de americanos por quase 10 anos e confirmo o que o Alex disse. Infelizmente o Americano do norte é muito toupeira com relação ao mundo.Certa vez eu estava num Carwash na Florida e ví um senhor com a placa do estado onde nasceu os irmãos Wright e disse a ele que quem inventou o avião foi Santos Dumont mas não fiquei perto para ouvir o famoso Santos who ? Normal de todo americano quando não estão inteirados do que ou a quem se esta referindo.

  2. Se o ex-presidente Bush (filho), formado em história, perguntou ao FHC se no Brasil havia negros, querer que os americanos “comuns” saibam quem foi Alberto Santos Dumont é querer muito. Nossa capital não é Buenos Aires? Não há cobras atravessando a Av. Atlântica? Não comemos com as mãos? Então, por que o espanto? Infelizmente só olham pro próprio umbigo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *